5 dicas para quem quer investir em consórcio:

O consórcio é uma oportunidade de investir de maneira segura e econômica. Porém, para realizar seu sonho é preciso planejamento e muita responsabilidade.

Como em qualquer outro investimento a longo prazo, aplicar dinheiro em consórcio está relacionado a tempo de espera, paciência e convencimento diário de que esse valor tem um fim especifico, que não poderá ser utilizado em contratempos.

Levando isso em consideração, existem várias empresas especializadas em consórcios com o objetivo de tornar o processo mais fácil e acessível.

Você quer investir em um consórcio mas tem medo? Para te ajudar, elaboramos uma lista com 5 dicas preparadas especialmente para você. Continue a leitura!

 

1- Descubra quanto você pode investir por mês

Antes de começar a investir é extremamente necessário uma disciplina financeira. Você precisa conhecer seu orçamento para se comprometer a um valor fixo mensal.

Todos nós temos limites financeiros, ou seja, um valor de parcela que não vai prejudicar nossas contas.

Reconhecer esse limite é essencial na hora de optar pelo consórcio. Afinal, tenho certeza que você não quer ter complicações no final do mês.

Logo, a melhor forma de fazer isso é por meio de um planejamento. Tente considerar alguns gastos fixos mensais, como:

  • Aluguel, água e luz
  • Alimentação e transporte
  • Planos e assinatura (telefone, spotify, netflix, por exemplo)
  • Faturas de cartão de crédito
  • Mensalidades (escola, cursos, academias, por exemplo)

Mesmo gastos pequenos diários fazem diferença no final. Procure passar um mês inteiro vigiando toda a sua rotina de despesas para uma avaliação mais próxima da realidade o possível.

A melhor forma de controlar seu saldo é por planilha, assim, você vai ter uma visão de toda a movimentação do seu dinheiro.

Lembre-se que controle financeiro não significa que você deva abrir mão do lazer, mas sim evitar que seu dinheiro inteiro acabe antes mesmo de você perceber.

Quando obtiver sua resposta, será bem mais fácil encontrar um consórcio ideal, pois você vai saber exatamente a quantia que pode direcionar a esse investimento.

 

 

2- Escolha uma administradora regulamentada

De acordo a Lei dos Consórcios (nº 11.795), essas administradoras são subordinadas e fiscalizadas diretamente pelo Banco Central do Brasil. É por isso que investir em consórcio é tão seguro.

Dessa forma, a administradora é a peça-chave para o sucesso do seu investimento e, por ser regulamentada pelo BCB, deve cumprir as exigências da legislação.

Além disso, ela é responsável pela gestão do fundo comum e, também, das finanças do grupo.

A forma mais indicada para escolher bem sua administradora é buscar referências, que consideram, dentre outras coisas, os seguintes aspectos:

Portanto, saber se sua administradora funciona segundo a ler, quanto tempo de experiência e número de reclamações recebidas por clientes devem ser levados em conta para escolher o melhor serviço e profissionais.

 

3- Considere possíveis contratempos

Já conversamos sobre a importância de conhecer todas as despesas mensais para começar a investir em um consórcio.

Todavia, um dos cuidados que você deve tomar diz respeito a ter todo o seu dinheiro contado. Por exemplo, você já sabe quais são seus gastos mensais e qual parcela pode assumir, mas o que acontece caso apareça alguma dificuldade inesperada?

Na nossa vida precisamos estar preparados para tudo, na verdade, quanto mais preparado melhor. Ninguém quer que imprevistos ocorram, mas isso não os impede de acontecer.

Assim, para evitar surpresas, é sempre melhor separar uma parte do seu dinheiro para lidar com causas inesperadas.

Assim, caso algum problema aconteça, você não atrasa suas parcelas e nem fica inadimplente, o que com certeza atrapalharia os seus próprios planos.

 

4- Reserva financeira

A reserva financeira é boa para duas principais finalidades, para ser sua “saída de emergência” e, também, guardar saldo extra.

Como já mencionado, imprevistos acontecem e nada melhor do que uma reserva para ser sua salvadora caso isso aconteça.

O mais recomendado é juntar dinheiro suficiente para cobrir entre 3 a 6 meses do seu salário. Isso te dará uma certa tranquilidade em situações extremas.

E se sobrar dinheiro no mês? Agora que você já está mais organizado com seus gastos, é bem possível que sobre uma quantia boa em alguns meses.

Esse dinheiro pode ser usado para investir, uma vez que deixa-lo em casa pode trazer riscos, como a desvalorização.

Aplicar em algum investimento com alta liquidez te permite retirar rápido em casos de emergência.

Outra dica interesse é que valores extras podem ser utilizados para lances, o que pode acelerar sua contemplação no consórcio.

Portanto, não deixe de fazer uma reserva financeira, ela será uma ótima auxiliadora na hora de realizar seus sonhos.

 

5- Qual o consórcio adequado para seu orçamento?

Considerando que você seguiu todas as dicas acima, que fez sua planilha de gastos, se preparou para contratempos e fez uma reserva financeira, tudo o que resta agora é escolher seu consórcio dos sonhos.

Existem várias alternativas no mercado com prazos, mensalidades e valores de crédito diferentes.

Procure investir naquele que mais se encaixa no seu perfil, o que melhor vai atender suas necessidades.

Mesmo que os consórcios tenham uma certa flexibilidade, ou seja, permitam que você altere o valor da sua carta de crédito, não é bom investir em nada muito diferente do que você precisa. Nem para mais, nem para menos.

Por exemplo, se o seu objetivo é comprar um automóvel de R$ 30 mil, não faz muito sentido contratar um valor abaixo disso, pois não vai conseguir concluir seu objetivo sem arcar com a diferença.

Da mesma forma, se você investir um valor acima só porque a parcela cabe no orçamento. Afinal, é um compromisso em longo prazo e esse compromisso vai impactar suas finanças por um bom tempo.

 

Conclusão

Evidencia-se que investir em um consórcio é a melhor alternativa para te ajudar a realizar seus sonhos, a acessibilidade, segurança e facilidade são suas grandes aliadas nesse método.

Nós, da empresa ConsorcioCred, podemos te auxiliar na concretização dos seus sonhos e também oferecer orientação ou esclarecimento de dúvidas para que seu investimento não corra riscos.

Entre em contato pelo telefone (11) 3105 3500 ou pelo whatsapp em nosso site.

Share this:

Este artigo foi postado em blog