fbpx

Ligue agora: (11) 3105-3500

Alta da taxa Selic e o mercado de consórcio

alta na taxa selic e o impacto no mercadoNa última semana a taxa Selic aumentou  de 2% para 2,75%. Foi o primeiro aumento depois de 6 anos, num movimento que já vinha sendo previsto pelo mercado. O patamar de 2% foi a mínima histórica do país. Mas qual é o impacto disso no mercado de crédito, em especifico, no de financiamento bancário e no consórcio. Esse aumento da taxa Selic deve mexer n patamar da taxa de juros de uma maneira geral.

O que é a Selic?

A taxa Selic é a taxa de juros básica do Brasil, isso quer dizer que ela é usada no pagamento da divida pública pelo Estado. E momentos onde a inflação assusta, como agora por exemplo, costuma-se ver a Selic subindo como forma de controlar o preço dos produtos, como carne e gasolina por exemplo, que veem sendo muito afeados pela alta do dólar.

Mas muito mais que apenas uma ferramenta de controle da inflação, a taxa Selic rege também aquilo que diz respeito as demais taxas de juros bancários, como aquelas aplicadas em créditos imobiliários, por exemplo. Além disso, ela pode de aumentar o rendimento de investimentos em renda fixa.

Mas qual é o verdadeiro impacto de um aumento na taxa Selic dentro do segmento do financiamento imobiliário e nos demais financiamentos bancários? Como isso impacta o consumidor que precisa de um crédito?

Impacto da Selic no financiamento imobiliário

O setor do financiamento imobiliário cresceu muito durante a pandemia. Um do principais motivos era o patamar baixo da Selic, que acabou por atrair muitos consumidores. Segundo levantamento da Acebip (Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança), o setor atingiu 123,97 bilhões no ano passado, alta de 57,5% em relação a 2019.

Mas como a alta dos juros afeta nesse setor?

A alta dos juros torna o crédito mais caro e menos atrativo, logo dificulta o acesso ao financiamento imobiliário, principalmente pelo fato de que ainda são esperados pelos economistas novos reajustes na Selic.

O que esperar dos juros nos próximos anos?

Esse aumento da Selic foi algo que já havia sido previsto em conteúdos anteriores aqui na ConsorcioCred. Acreditamos em uma Selic entre 5% e 6%. Esse valor será alcançado aos poucos, através de reajustes do Banco Central, e deve atingir a marca dos 6% em até dois anos.

Como decidir entre o consórcio e o financiamento?

Como a Selic deve continuar aumentando, o produto consórcio fica ainda mais atrativo nesse ano e nos anos subsequentes se comparado ao financiamento bancário. Mas por que?

Em um cenário onde a Selic deve subir mais do que já subiu agora, é muito perigoso se comprometer financeiramente nesse momento com um produto que tem variação de taxa, e o consórcio tem taxa fixa! Independente do momento a taxa é única do começo ao final do pagamento das parcelas, o que torno o produto mais atraente se pensado num horizonte a longo prazo.

Como a ConsorcioCred pode te ajudar?

Investimento em consórcio é conosco, é a nossa especialidade. Pouca gente entende mais do que a ConsorcioCred que é atuante no mercado de consórcios a mais de 15 anos.

O consórcio cada vez mais tem se consolidado como um produto sério e uma das principais alternativas ao financiamento bancário que possui taxas abusivas.

Através da ConsorcioCred é possível você comprar novas cotas que se adequem exatamente a necessidade que você procura de forma fácil e rápida, basta clicar no link que condiz com a sua necessidade.

O processo 100% digital e humanizado da ConsorcioCred teve o efeito de aproximar os consorciados nesses tempos de pandemia, contribuindo de forma inestimável para esse mercado em ascensão.

Conheça os depoimentos verídicos de clientes e parceiros que fizeram negócio com a ConsorcioCred.

Para mais informações e dúvidas, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em consórcio.

Ligue agora: (11) 3105-3500 ou entre em contato pelo Whatsapp.

Share this: