No consórcio, nós sabemos que existem algumas maneiras de ser contemplado. Você pode ser contemplado por sorteio, lance fixo, livre ou até mesmo embutido. Mas independente da forma que ele foi contemplado, o processo de analise será o mesmo. O que vai mudar de uma administradora para a outra é o tempo em que vai ser feita essa análise e a quantidade de documentos solicitados.

O consórcio é muito simples, e o processo de aprovação de crédito também deve ser, por isso, fique atento a uma das partes mais importantes dele, que é entregar todos os documentos pedidos para a análise de crédito.

Essas análises de crédito acontecem não só no consórcio, mas nos financiamento também, por exemplo. Ela serve para que os analistas avaliem o histórico de renda do consorciado contemplado, vendo se é seguro para ele continuar o pagamento dos compromissos daquela cota.

Neste artigo você irá aprender como funciona o processo de análise de crédito no consórcio e quais são os documentos exigidos pela administradora.

O que é a análise de crédito no consórcio?

A análise de crédito no consórcio tem como objetivo analisar se o consorciado que irá adquirir o bem possui ou não condições financeiras para assimilar as parcelas restantes daquela cota dentro de seu orçamento.

Depois que o consórcio é contemplado, a administradora faz uma análise de crédito. Ela faz isso para saber se você ainda possui condições para continuar se comprometendo com o pagamento das parcelas mensais mesmo após o faturamento do bem.

Isto é, se você foi contemplado, ainda sobram as parcelas restantes para pagar e a Administradora precisa saber se você tem condições de continuar assimilado elas ou não.

Ela atua dessa forma para garantir a saúde financeira do grupo e evitar que consorciados que ainda não foram contemplados não acabem prejudicados pela inadimplência daqueles que já foram.

O consórcio funciona como um autofinanciamento em grupo, no qual as pessoas se ajudam para adquirir o bem de interesse. Assim, manter a saúde financeira do grupo é de extrema importância para avaliar que todos que tiverem seus faturamentos realizados possam cumprir as obrigações estipuladas em contrato, assegurando que todos consigam faturar seus bens desejados.

A dica de ouro é, foi contemplado? Liga na administradora, confirma essa contemplação e pergunta quais serão os próximos passos a partir de então. Normalmente eles solicitam uma série de documentos para você estar enviando.

Quando é feita a análise de crédito?

Ela acontece majoritariamente em dois momentos específicos. A primeira é na adesão ao grupo do cota e o segundo momento é na contemplação. Em ambos os casos, o objetivo principal é analisar se existe possibilidade real do consorciado de arcar com as parcelas.

No caso da análise de crédito pós contemplação, pode-se dizer que a análise é mais rígida. Isso porque o recebimento antecipado não exclui a responsabilidade do pagamento das parcelas restantes. Tudo isso para que os demais participantes também possam conquistar o bem desejado.

Quais documentos devo enviar para a Administradora?

Os documentos a serem enviados para a Administradora fazer a análise de crédito irão variar, mas existe um padrão similar que é o que vamos divulgar aqui. Vale lembrar também que a documentação necessária muda de acordo com o perfil do consorciado. Por isso, vamos mostrar como é feita as etapas da análise de crédito em cada caso.

Documentos de identificação

O primeiro passo será identificar quem e o indivíduo que quer faturar aquele bem através do consórcio. Para isso, é necessário a apresentação de alguns documentos, mas esse documentos irão mudar de acordo com a característica do consorciado, se é uma PF ou PJ.

Pessoa física

  • Documento pessoal com foto (RG, CNH...)
  • CPF;
  • Comprovante de endereço atualizado

Pessoa jurídica

  • Cópia do Contrato Social e/ou Requerimento de Empresário
  • Cópia do cartão CNPJ;
  • Documento de identificação do Sócio de empresa ou Empresário Individual:

Casado

  • Documento pessoal com foto (RG, CNH...)
  • Enviar a Certidão de Casamento e Documento Pessoal do Cônjuge;
  • Comprovante de endereço atualizado

O comprovante de residência ser do mês atual é muito importante. Se for de um mês anterior vai gerar pendência na administradora e atrasar o processo.

Documentos de comprovação de renda

Comprovar renda 3 vezes acima o valor das parcelas e ter o nome limpo são duas necessidades obrigatórias. Em alguns casos de pessoa física, em que essa aprovação é automática, será preciso apenas enviar uma selfie com seu documento em mãos. Os documentos exigidos para comprovação de renda irão mudar de acordo com a característica do consorciado,

Assalariado

  • Carteira de trabalho;
  • Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física;
  • Holerites;

Aposentado

  • Extrato de pagamento do benefício do último mês;
  • Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física;

Demais Profissões

  • Última Declaração do Imposto de Renda completa

Empresas

  • Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
  • Balanços patrimoniais;
  • Comprovantes de receita;
  • Declaração de resultados do exercício.

Em alguns casos de pessoa física, em que essa aprovação é automática, será preciso apenas enviar uma selfie com seu documento em mãos para a comprovação de renda ocorrer de forma automatizada.

E depois de enviar a documentação?

Depois que for enviado todos esses documentos para a administradora ela vai fazer uma validação de cada um deles para aí sim conseguir liberar esse crédito para você.

Como funciona a liberação do crédito?

Lembrando que essa carta não é depositada diretamente na conta corrente do consorciado. É preciso informar qual é o bem que se pretende faturar. Então é feita uma vistoria e aí sim a administradora faz o repasse desse valor parar o proprietário ou empresa responsável pelo bem que você quer adquirir.

Vamos supor que sua vontade seja faturar um apartamento, esse valor vai diretamente para a construtora do prédio. Então esse é um exemplo que você pode relacionar.

Mas se você não quiser faturar o bem, é possível esperar 180 dias e retirar crédito em espécie. Porém, na maioria das vezes é preciso fazer a quitação do saldo devedor para poder estar adquirindo o próprio crédito sem ter que fazer a aquisição de um bem.

E se o crédito não for aprovado?

Nesse caso, fique atento a todas as solicitações que a administradora requerir. Por que pode acontecer de você mandar algum documento errado, ou esquecer algo, e aí você vai ter que mandar tudo de novo para poder fazer uma reanálise.

Se mesmo reenviando as documentações após solicitação da reanálise, a administradora vai pedir para que você apresente um devedor solidário, alguém disposto a se responsabilizar pela sua dívida e essa pessoa vai precisar passar pelo mesmo processo de aprovação.

Essa mudança pode ser para alguém que você conhece, ou para uma empresa que compra consórcios contemplados, como a ConsorcioCred. Nós analisamos essa carta para você e oferecemos um valor bacana para que você possa continuar realizando seu sonho. Nós assumimos essas parcelas restantes e essa sua divida!

Quer ter uma cotação? Basta clicar em “Vender Consórcio” e preencher de forma completa o formulário da página. Após o preenchimento iremos responder no mesmo dia, caso tenha sido enviado em horário comercial.

Hoje somos a empresa melhor avaliada do seguimento pelos consorciados, onde em mais de 1000 negociações realizadas, nunca tivemos nenhuma reclamação no Reclame Aqui e conseguimos a melhor nota do Google no seguimento, com um índice de 100% de aprovação.

São mais de 19 anos de CNPJ, onde a cada dia mais buscamos ajudar e melhorar a vida dos consorciados. Não perca tempo e peça uma cotação agora!