Crescimento expressivo no segmento de consórcio de imóveis

consórcio imobiliarioSegundo a ABAC (associação brasileira das administradoras de consórcio), no ano de 2020 o número de brasileiros que optaram pelo consórcio de imóveis atingiu a marca de 1 milhão. Cada vez mais o consórcio de imóveis tem se tornando a melhor alternativa para quem deseja adquirir um bem imóvel, novo ou usado, ou deseja reformar/ampliar construções em imóvel próprio. Também tem sido muito utilizado por pessoas que já possuem um imóvel não quitado e desejam se livrar da dívida do financiamento bancário por conta de seus altos juros.

Ainda segundo a ABAC, a marca de 1 milhão de consorciados ativos foi superada pela primeira vez no mês de novembro de 2020 dentro do segmento. Trata-se de uma elevação de 5,4% em relação aos 986,7 mil existentes em dezembro de 2019.

Mas qual o motivo desse aumento? Comprar um imóvel, um terreno, construir, ou reformar, com o uso do consórcio, vale realmente a pena?

Por que consórcio de imóveis tem crescido tanto?

Todos sabem que no Brasil estamos vivendo momentos duros onde a economia não se encontra em boa fase. Porém isso não elimina o sonho das pessoas de terem a casa própria.

Em um momento de crise, como o de agora, as pessoas estão cada vez mais buscando formas de continuar realizando seus sonhos, porem, com responsabilidade financeira, com o menor custo do mercado possível.

Com um consórcio de imóveis, você consegue almejar de forma responsável aquele seu objetivo de vida sem comprometer de forma drástica sua renda mensal, uma vez que não tem juros.

Além disso, o consórcio é uma forma de investimento a longo prazo, onde você pode sempre deixar aquele dinherio guardado em caixa próprio e mesmo assim, adquirir o bem.

Como funciona o consórcio de imóveis?

A partir do momento que você adquire um consórcio de imóvel passa a fazer parte de um grupo de consorciados cuja finalidade é realizar uma “poupança” destinada à compra de imóveis através de autofinanciamento.

Todos os integrantes do grupo efetuam o pagamento de mensalidades, calculadas de acordo com o crédito contratado, mais a taxa de administração e o fundo de reserva. É importante salientar que no consórcio não existe a cobrança de juros como no financiamento bancário.

Todos os meses são realizados sorteios e ofertas de lances pelos consorciados, com o objetivo de alcançar a contemplação e tomar posse da tão sonhada carta de crédito.

Há a possibilidade de utilizar a sua carta de crédito contemplada para a quitação total de um financiamento imobiliário já existente, podendo assim economizar um bom valor em dinheiro. Tudo de acordo com as regras definidas pela CEF.

Mais uma vantagem do consórcio é que à medida que os consorciados vão sendo contemplados, o número de participantes do grupo vai diminuindo, logo as chances de ser contemplado no sorteio mensal vão aumentando.

No momento da contratação do plano, a administradora indica a melhor opção de grupo para o cliente, de acordo com o seu objetivo. O consórcio é uma opção para quem não tem pressa em se mudar, mas pensa no futuro.

Qual a perspectiva do segmento para o futuro?

Na ConsorcioCerd acreditamos que o segmento deve crescer mais ainda nós próximos anos, uma vez que no consorcio as taxas são fixadas, e dentro de um cenário de provável aumento da Selic até 6%, os juros do financiamento devem subir drasticamente, aumentando mais ainda a atratividade do consórcio dentro do segmento de imóveis.

Muitos consórcios permitem utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para realizar lances ou, se for necessário, complementar o valor da carta de crédito contemplada na hora da compra do imóvel ou ainda quitar as parcelas que estão por vir, o que contribui bastante também.

Como adquirir consócio de imóvel com segurança?

Antes de realizar a compra de uma cota de consórcio ou carta de crédito contemplada, é importante verificar se a administradora do consórcio está registrada no site do Banco Central e está apta a operar no país.

Leia com atenção o Contrato de Adesão, onde estão estipuladas todas as regras que regem o negócio contratado, como por exemplo: a quantidade de parcelas a serem pagas, o número de sorteios mensais, lances, valor do crédito, prazo para pagamento, contemplação, etc.

Esclareça todas as suas dúvidas em relação aos direitos e obrigações que você irá assumir antes de assinar o contrato. Confira todos os documentos entregues pela administradora juntamente com o contrato para que a transação seja legal e formalizada.

Só assine a transferência do contrato na sede ou na filial da administradora do consórcio, já que esse processo depende exclusivamente de sua aprovação.

Como adquirir consórcio de imóvel contemplado?

O consórcio contemplado não é comercializado por uma administradora de consórcio, é necessário adquiri-lo diretamente do vendedor. Por isso, é fundamental que os consumidores tomem cuidado para não cair em golpes.

É imprescindível averiguar junto à administradora do consórcio se a cota que está sendo vendida realmente existe e seus pagamentos estão em dia, e no caso de cotas já contempladas, se realmente estão nesta condição. Não faça nenhum pagamento até ter certeza disso a fim de que a compra e transferência da cota possa ser realizada com segurança.

Com a carta de crédito em mãos, o novo consorciado deve oferecer as garantias exigidas pela administradora, dando provas de que irá continuar pagando as parcelas.

O consorciado deve escolher o bem de acordo com o valor da cota que comprou, e informar à administradora os dados do vendedor e do bem que deseja adquirir. Após esta informação, a administradora do consórcio avaliará a negociação e após isso, aprovará a liberação do crédito para a compra.

Para tanto, é necessária a apresentação de alguns documentos pessoais e do imóvel, bem como a avaliação formal do bem, a carta de crédito e o contrato do consórcio. Com toda essa documentação preparada e o pagamento de algumas taxas cobradas pelo cartório (dependem do valor do imóvel), o registro é efetivado.

Consórcio de imóvel é na ConsorcioCred

Economia e planejamento têm sido cada vez mais presentes na rotina diária das pessoas e a flexibilidade do sistema de consórcio se torna uma grande aliada na compra do imóvel.

Se você sonha em ter seu imóvel, em quitar seu financiamento imobiliário, sair do aluguel ou ainda aumentar seu patrimônio, o Consórcio de Imóvel foi feito para você! Com parcelas mensais sem juros e que cabem no seu bolso, você planeja e investe para transformar seu sonho em realidade!

Aqui na ConsorcioCred revendemos consórcios novos da Porto Seguro, e além disso, temos diversas opções já contempladas!

Escolha no link abaixo uma carta de crédito contemplada Porto que atenda a sua necessidade

Carta de Crédito Contemplada para Imóveis

 

Share this:
Este artigo foi postado em Geral