Documentação para Comprar Consórcio Contemplado

Veja o que é necessário para você comprar sua cota contemplada e entender todo o processo.

O que é necessário ao comprar uma cota contemplada?

Inicialmente, para que seja autorizada a transferência do consórcio, é necessário fazer a análise de cadastro do interessado. Caso a pessoa seja correntista do banco titular do consórcio contemplado, como por exemplo, um consórcio do Banco Bradesco, o cadastro será realizado pelo gerente da conta.

O prazo para a análise de cadastro varia de 1 a 3 dias úteis, conforme a Administradora.

Abaixo confira a Documentação para Comprar Consórcio Contemplado:

A comprovação de renda pode variar conforme o perfil do cliente, sendo necessário comprovar de 3 a 5 vezes o valor da parcela. A comprovação de renda pode ser feita a partir da movimentação bancária, Holerite, Declaração de Imposto de Renda, Decore (empresário), Carta Frete e Carta de Agregado (para quem presta serviço de frete). É possível adicionar outras pessoas para composição da comprovação de Renda, de acordo com cada Administradora, como familiares, cônjuges, parceiro de relacionamento estável ou terceiro.

A análise para aprovação do cadastro tem o objetivo de verificar o comprometimento de renda de cada cliente, bem como a situação de cadastro perante aos órgãos de crédito, Serasa e SPC (Serviço de Proteção de Crédito)

Qual o prazo para faturamento do bem utilizando uma cota contemplada?

Imediato. Caso a pessoa não queira utilizar o crédito no ato da compra é facultado ao titular do consórcio escolher o melhor momento para utilizar sua carta de crédito, sem um prazo limite para utilização do crédito contemplado. O bem ficará aplicado e reajustado diariamente com taxa equivalente a um fundo de renda fixa.

Quais documentos devem ser apresentados na aquisição do bem através das cotas contempladas?

Imóvel:
A documentação a ser apresentada para Crédito Contemplado de imóvel é a escritura definitiva com o devido registro no Cartório competente, IPTU do imóvel e os documentos e certidões pessoais dos vendedores.

Para utilizar o crédito para construção, deverá apresentar o projeto aprovado na Prefeitura da comarca do imóvel. Os documentos devem estar em perfeita ordem jurídica, uma vez que será hipotecado em favor da Administradora como garantia da operação de crédito.

Consórcio de Veículo:
Nas cartas contempladas de bem móvel, de automóvel, caminhão ou veículos pesados, deverá ser verificado o ano de fabricação do bem que será faturado, sendo que cada Administradora tem um procedimento de faturamento. O bem deverá estar livre de ônus e será vistoriado pela Administradora do consórcio, para análise do estado de conservação, quando o veículo for usado.

Cota Contemplada de Imóvel:
Qual o tipo de bem que pode ser adquirido com as cotas contempladas de imóvel?
Nas cartas de crédito contempladas de imóvel o crédito poderá ser utilizado para compra de imóvel residencial, comercial, terreno, construir ou reformar.

Como faturar um Imóvel utilizando o consórcio?

Após a transferência da carta de crédito de imóvel, deverá ser agendado a vistoria do imóvel que deverá ser feita em 7 dias úteis, para avaliação do bem. Após a avaliação do bem, o titular do consórcio deverá apresentar as certidões negativas do imóvel e as certidões negativas do proprietário do imóvel (Certidões de Protesto, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Criminal, Civil e Executivos Fiscais). Após análise dos documentos apresentados será elaborada a minuta de contrato e escritura do imóvel e, uma vez registrada, possibilita ao Consórcio efetivar o pagamento da carta de crédito em favor do proprietário do imóvel.

Quanto mais rápido for entregue os documentos solicitados, menor será o prazo de pagamento do crédito na conta do vendedor do imóvel. Entregue todos os documentos, o prazo médio para pagamento é de 30 dias, após a transferência do consórcio.

Cota Contemplada de Veículos e Pesados:
Como faturar um bem Móvel, Automóvel ou Veículo Pesado, utilizando um consórcio?
Após a transferência do consórcio do bem móvel a vistoria do carro ou caminhão, será agendada com empresa especializada.

O valor do bem a ser adquirido deverá ser avaliado por valor igual ou inferior ao crédito contemplado, para que o consórcio pague o valor de avaliação ao proprietário do veículo. Algumas administradoras permitem que a avaliação do veículo seja realizada por concessionária autorizada, através de carta de avaliação.

Também é possível, em algumas Administradoras, utilizar parte do crédito (geralmente até 10%) para pagamento de despesas de documentação, seguro e acessórios.

Após a vistoria realizada é necessário transferir o veículo e fazer a inclusão do gravame em favor da Administradora do consórcio e levar o documento do veículo até a Administradora para crédito do pagamento que será efetuado em até 2 dias na conta do proprietário do veículo.

Em caso de veículos novos, não é necessário vistoria, apenas apresentação da Nota Fiscal de venda do bem para pagamento à loja ou concessionária.

Precisando de qualquer informação e ajuda com a documentação para comprar consórcio contemplado, fale com nossa equipe de Especialistas em Consórcios.