ACESSAR MARKETPLACE

Golpe do consórcio, como evitar?

4/1/2022 ConsorcioCred

Quais são os grandes riscos na hora de se contratar um consórcio em 2022? Aqui vamos listar alguns dos piores problemas que existem dentro do sistema de consórcios atualmente no Brasil. Pra começar, falaremos sobre aquele que consideramos, a partir de anos de experiência no seguimento, o pior e mais recorrente deles: O golpe do consórcio.

Ele é o que mais prejudica o cliente, pois o golpista, para aplicar o golpe, ilude e omite, faz de tudo que for necessário para enganar a vítima.

Golpe é um ato criminoso que deve ser contido e devidamente reprimido. Porém, no consórcio é possível ver dois tipos diferentes de fraudes. O golpe legal e o golpe ilegal. Antes de explicar devidamente todos os tipos de golpes que conhecemos neste sistema, vamos explicar esses dois conceitos.

O golpe ilegal

O golpe ilegal, propriamente falando, é aquele aplicado pelo bandido estelionatário. E existem vários tipos de golpes além do golpe do consórcio que são golpes ilegais. Esse é aquele tipo de golpe onde o bandido precisa apenas de algum produto que faça a pessoa acreditar que está comprando alguma coisa. O vendedor te convence através desse produto que o cliente faça um pagamento para ele, depois de pago a pessoa some, desaparece.

O golpe legalizado

O golpe legalizado é quando a desonestidade do golpista conta com a conivência da própria Administradora. É quando o golpista tem o contrato de uma Administradora, ele preenche o contrato todo certo com os dados corretos do cliente, que paga direto para a Administradora, responsável por repassar uma comissão ao golpista.

Quando o cliente percebe o golpe, ele tem um contrato assinado, um pós venda gravado, toda uma estrutura que impede ele de recorrer judicialmente. Porque é legalizado? Porque existe a conivência das Administradoras do mercado, são poucas as que fazem isso, mas elas existem.

Como acontece o golpe do consórcio

O golpista precisa atrair atenção do cliente para ganhar muito dinheiro de forma rápida. O cliente, vitima, é captado através de oportunidades aparentemente maravilhosas. Esses anúncios oferecem ofertas irreais, com entradas irreais e parcelas super pequenas. Quando a pessoa entra em contato, na maioria dos golpes que foram aplicados no mercado, já foi vendido, não existe mais, e é nesse momento que o golpista vai te ofertar algo parecido com condições “similares”.

O golpista não te oferece de cara a oportunidade falsa. Se você conversar com alguém honesto do mercado, você vai descobrir como funciona o processo de verdade, por isso o golpista segue os mesmos padrões do mercado, vai te pedir todos os protocolos de “segurança”, para que você entenda que algo está acontecendo. Ele precisa valorizar o produto dele, mesmo que não exista nada, para incluir um cenário, um imaginário na sua cabeça, para você cair no golpe.

Quando você descobre que caiu num golpe, já pagou sinal, taxa de adesão, parcelas, um pós venda gravado confirmando as informações. No golpe legalizado existe toda uma questão burocrática e legislativa. Já no golpe ilegal o vendedor somente some, no legalizado ainda existe a possibilidade de reverter.

Perguntas para tomar cuidado nas ligações gravadas com a Administradora

  1. O senhor está ciente que consórcio é contemplado apenas por sorteio e lance?
  2. O senhor esta ciente que não existe nenhuma promessa de contemplação?
  3. O senhor está ciente que só será contemplado na assembleia?

Essas 3 perguntas são perigosas, preste atenção nelas, pois elas estão confirmando se você tem ciência do andamento de um consórcio como ele está previsto na lei, e se você confirmar essas informações em ligação gravada, o golpista e a Administradora terão o álibi necessário para que você não possa fazer nada quanto ao golpe que tomou, assim tornando o golpe “legal” perante a justiça.

Apenas confirme essas informações se realmente tiver conhecimento disso. Não cometa o erro de confirmar essas perguntas se elas não coincidirem com o que o vendedor lhe disse. Não seja conivente com o golpe que você mesmo tomou.

Como evitar cair nesses golpes?

Pesquisar. O principal método para evitar cair em golpes é procurar na internet, seja no Google ou no Youtube. O grande problema é que infelizmente muitas das pessoas só chegam em textos como esse depois de cair em algum golpe. Por isso, você que já foi lesado, compartilhe esses conteúdos que divulgam esses casos para que essas informações e prevenções cheguem a mais e mais pessoas.

Toda venda de qualidade, séria e honesta, vai ter informação registrada em contrato, em e-mail, conversas no Whatsapp, e por aí vai. Consórcio não tem entrada, não tem parcelas antecipadas. O que existe é apenas uma taxa de adesão que pode ser parcelada e custa cerca de 2% do valor total da carta.

Os bons negócios existem no mercado, mas são raros e são acompanhados de transparência na negociação, de registro das informações. Você pode conferir essa informação sempre que quiser se ela estiver registrada.

Para evitar cair no golpe do consórcio faça negócio através de uma empresa séria e competente, como a ConsorcioCred por exemplo. Aqui vamos te ajudar a realizar a sua negociação com a maior segurança do mercado.

Como funciona a venda mentirosa da carta contemplada?

A venda mentirosa é o segundo principal risco na hora de fazer um consórcio nos dias de hoje. A venda mentirosa é quando um vendedor faz uma venda na base de várias mentiras. Quando o cliente faz a compra baseada em informações falsas. E quais informações pode ser essas? Participantes no grupo, média de lance, burocracias, formas de utilização da carta de crédito, regras de utilização, documentos, e por aí vai.

O cliente que contratou uma cota na base da mentira sabe que contratou um consórcio que vai ser contemplado por sorteio ou lance, mas faz a contratação baseada em promessas falsas que não vão se concretizar, como a promessa de contemplação.

Outra mentira contada é quanto aos custos do consórcio, onde o cliente descobre que existe um residual a ser pago além do valor da carta após a contemplação. Por exemplo, a parcela do consórcio costuma mudar após a contemplação em planos com redutor de parcela. Quando ele é contemplado, um novo valor passa a ser comprado e o cliente não sabia que quando ele contratou, contratou um plano de parcela reduzida.

Mais uma inverdade comum é quanto a média de lance para a contemplação. O percentual de quanto esse lance está é uma informação de extrema importância pois interfere diretamente nas possibilidades de contemplação, e se essa informação for manipulada acaba por enganar as expectativas de contemplação do cliente.

Outra mentira comum é a omissão do que será preciso para faturar o bem após a contemplação. Muitas pessoas não sabem que é preciso ter o nome limpo e comprovar renda 3 vezes acima do valor das parcelas para conseguir utilizar o crédito.

A ilusão do consorciado

Muitos vendedores usam da ilusão para enganar os consorciados. A ilusão é algo comum o sistema de consórcio. A maioria dos vendedores que iludem seus clientes colocam que ele vai ser contemplado rápido, mas não é necessariamente uma mentira, é algo sútil. A ilusão muitas das vezes não é proposta do vendedor, vem da cabeça do cliente, que ele mesmo se ilude com a qualidade do produto. Existem perspectivas e planos, mas nada é certeza.

Nos bons planos de mercado nas boas Administradoras isso não costuma acontecer. Esse tipo de problema existe em planos que ocorrem vantagens de pagamento muito altas, prazos de pagamento longos ou planos com meias parcelas. Planos de consórcio que tem parcelas muito baixas, tem arrecadação baixa. Isso resulta em um grupo fraco, muitas vezes inadimplente.

Nesses casos a chance e contemplação é pequena, já que a participação dos consorciados no fundo é baixa, demorando para se reunir o crédito e resultando em um baixo número de contemplados. Se o cliente tiver ciente disso, não tem problema, mas não é o que acontece.

Muitas vezes o cliente contrata esse plano ruim de um grupo fraco sob a falsa ideia de que está aderindo a um grupo forte.

Transparência nas informações

É importante que o vendedor não omita nada que seja importante, seja as formas de utilização, o tempo de fabricação permitido no bem, a taxa de reajuste e por aí vai. O bom vendedor é aquele que diz todas as cláusulas e informações para o cliente são justamente com o fim de ensinar para que assim ele chegue a melhor condição e o melhor proveito possível do plano de consórcio que está contratando.

Aqui na ConsorcioCred nós podemos garantir isso para você. Contratar uma carta de crédito com ajuda da ConsorcioCred garante a consultoria de especialistas honestos e dedicados que irão fazer de tudo para realizar seu sonho sem surpresas.

Qual o valor de entrada necessário em um consórcio?

Adquirir uma cota de consórcio já contemplada é uma alternativa bastante interessante para quem tem o sonho de conquistar um bem móvel, imóvel ou serviço, porém não tem em mãos todo o dinheiro necessário para comprar à vista, necessitando assim de um parcelamento sem ter que arcar com os juros exorbitantes de um financiamento bancário.

Comprando uma carta de crédito contemplada você paga um valor de entrada que gira em torno de 30% do valor da cota e assim adquire o direito de receber o bem de imediato, pagando as mensalidades pendentes sem precisar esperar ser contemplado por sorteio ou lance.

A venda de cartas de crédito contempladas é permitida por lei, já que a carta de crédito é um documento oficial da Administradora de consórcio que concede ao titular da cota um direito para que ele possa comprar o bem desejado. Os consorciados que forem contemplados só podem transferir suas cotas a terceiros com a autorização da Administradora de consórcios após análise de cadastro baseado no Score do comprador.

Dicas para fugir do golpe do consórcio

A Consorciocred é uma empresa séria que atua a mais de 19 anos com compra e venda de Consórcio Contemplados e hoje vamos te dar algumas dicas pra fugir do golpe no Consórcio Contemplado.

Primeiro precisamos reconhecer que existem “alguns maus profissionais” que vendem grupos novos de consórcio garantindo a promessa da contemplação em alguns dias ou meses, e isso tem sido amplamente divulgado nas redes de notícias e imprensa. As cotas que trabalhamos já estão contempladas, são grupos que as cotas já  foram contemplados por sorteio ou lance.

Verificar a Idoneidade da empresa que está comercializando a cota

Verificar a idoneidade da empresa que está comercializando a carta de crédito é de fundamental importância, devendo averiguar: quanto tempo a empresa tem de mercado, a existência de  algum tipo de reclamação nos órgãos do consumidor, a reputação da empresa nas mídias sociais, bem como verificar o grau de satisfação dos clientes já atendidos, pois é da empresa a responsabilidade de passar todas as informações referente aos créditos comercializados e prestar toda assessoria necessária na fase inicial até a transferência da cota junto a Administradora.

Confirmar os dados da cota de consórcio contemplada na Administradora ou Instituição Bancária

O segundo passo é verificar se a cota de consórcio que está sendo vendida está de acordo com os valores anunciados e confirmar:  data de contemplação, valor do crédito atualizado e do saldo devedor do consórcio. A Consorciocred passa as informações para os interessados no momento que recebe a solicitação de reserva do crédito pelo cliente interessado.

Antes de fechar o negócio é imprescindível saber se o consórcio contemplado oferecido existe de fato e se o titular da cota foi realmente contemplado.

Só compre cotas contempladas de administradoras idôneas, conceituadas no mercado e que estejam devidamente listadas no site do Banco Central, já que é possível fazer uma consulta no site sobre todas as administradoras que estão regulamentadas por ele para comercializar cotas de consórcio e aptas para funcionar.

O Banco Central é o órgão que regula e tem a responsabilidade de fiscalizar todas as administradoras de consórcios existentes no país.

Como posso confirmar os dados do consórcio contemplado?

O contato com a Administradora para confirmar a contemplação da cota pode ser feito por telefone ou pessoalmente. Outra forma de confirmar a contemplação é solicitar ao vendedor o extrato do consórcio com o número do grupo e da cota.

Certifique-se de todos os valores pagos na cota até aquele momento através da análise do extrato de pagamentos que a administradora disponibiliza para o consorciado, onde devem constar a data da assembleia de contemplação, o valor do crédito e seu rendimento financeiro, bem como todas as garantias que deverão ser apresentadas para utilizar o crédito da carta pelo comprador da cota. Essas informações são fundamentais para garantir a veracidade da cota e se ela está realmente contemplada.

É importante salientar que o consórcio contemplado não é vendido pela Administradora de consórcio, é preciso negociar diretamente com o vendedor, podendo ser uma pessoa física titular da cota ou uma empresa especializada que comercializa créditos já contemplados, como a Consorciocred.

Quando devo pagar a cota contemplada?

A Administradora é responsável por gerenciar o grupo do consórcio e precisa analisar a capacidade financeira do interessado em comprar a cota contemplada, e que eventualmente pode ou não ser aceito como comprador da mesma. Portanto, não efetue qualquer pagamento antes da Administradora aprovar a transferência do contrato.

A participação da Administradora no processo de venda e compra da cota contemplada de consórcio é fundamental e obrigatória para quem quer transferir o crédito de imediato. Somente poderá vender o crédito o consorciado que não tenha utilizado o crédito, dessa forma ele fará a transferência do contrato do consórcio para o novo comprador (cedente/cessionário), que na sequência dará início aos procedimentos de transferência junto à Administradora e após análise do cadastro poderá efetuar concluir a transferência e efetivar a compra do bem.

O valor total do crédito será pago diretamente ao proprietário do bem indicado pelo consorciado, mediante comunicação formal à Administradora e faturamento do bem. Caso o consorciado que está vendendo a cota já tenha adquirido o bem, ele precisará transferir ao novo comprador, além da propriedade do bem, o contrato de consórcio, o que é feito sob supervisão da Administradora.

Para que a transação seja legal e formalizada, somente efetue o pagamento da cota contemplada mediante apresentação do termo de transferência ou procuração pública e específica do titular consórcio em favor do comprador.

Atente-se a como e onde posso utilizar o crédito contemplado

O interessado em comprar a cota contemplada deve confirmar se o bem que ele pretende adquirir é aceito pela Administradora, uma vez que cada uma tem suas regras para liberação do crédito, podendo variar conforme o tipo de bem a ser escolhido pelo consorciado.

Para cotas de veículos é fundamental verificar o ano de fabricação que pode ser aceito e o tipo de bem que pode ser faturado, bem como se pode ser aceito motos, utilitários, aeronaves e veículos náuticos.

Nas cotas de veículos pesados verificar o limite de ano de fabricação aceito pela Administradora, além de confirmar a possibilidade de faturamento de máquinas agrícolas, ônibus, caminhões, implementos rodoviários, aeronaves e embarcações.

As cartas de crédito contempladas de imóvel podem ser utilizadas para compra de terreno, imóvel comercial ou residencial, reforma ou construção, quitação de financiamento em nome do titular, imóveis rurais, comerciais, devendo sempre ser confirmado junto a Administradora a aceitação do imóvel que pretende faturar.

Desconfie de negócios fáceis, pode ser golpe!

Sempre suspeite de negócios fáceis cujo valor a ser pago de entrada seja muito abaixo do praticado no mercado ou promessa de contemplação, pois as Administradoras são fiscalizadas pelo Banco Central e todos os processos relativos a contemplação são transparentes e auditados, ou seja, não pode ser interferido com objetivo de favorecer determinada pessoa.

Esse alerta vale para a compra de consórcios contemplados ou não contemplados. Lembre-se: você está buscando uma solução e não um problema. Sempre desconfie de ofertas que ofereçam vantagens muito grandes.

Existe promessa de contemplação no consórcio?

Aqui nos vamos tratar da falta de ética na garantia de contemplação. Mas o que é isso? A garantia de contemplação é com certeza um dos assuntos mais comentados quando se fala sobre consórcio, pois a contemplação é o item principal de uma contratação de uma cota de consórcio. Todo cliente que contrata uma cota de consórcio, ainda que não tenha pressa, vai ficar na expectativa da contemplação, e isso é algo normal, natural. Porem, infelizmente, mesmo quando não é necessário, no mercado existem profissionais que prometem contemplação, estipulam um prazo e colocam na cabeça do cliente que ele vai ser contemplado.

Aqui já partimos de um pressuposto que não está correto. O de que ser contemplado rapidamente é uma vantagem. Realmente, na maioria dos casos é, mas não em todos, vários fatores devem ser levados em consideração. Planejamento de compra, planejamento de futuro, reajuste do valor da carta de crédito , possibilidade de contemplação via sorteio, esperar o momento certo é muito importante e deve ser considerado.

Existem muitos planos de consórcio que quando o consorciado tem uma boa oferta de lance, sim, é certeza que ele vai ser contemplado. Agora, o fato de você ter uma série de fatores, documentos e provas de que ele vai ser contemplado, não significa que o vendedor de consórcio possa garantir que ele vai ser ter sua contemplação, uma vez que isso fere a ética do sistema de consórcios. O principio de uma compra de consórcio já prevê que a contemplação vai ocorrer por sorteio ou por uma oferta de lance. Ambas essas modalidades são uma competição.

Enquanto no sorteio se depende de sorte, não da para saber quem será sorteado, no lance o consorciado também passará por uma competitividade, a oferta dele irá concorrer com a oferta de outras pessoas, dessa forma, não da para saber se coisas improváveis irão acontecer.

Como funciona a contemplação de um consórcio?

Antes de entender como funciona a contemplação de um consórcio, vamos entender como funciona o consórcio em si. Os membros do grupo são chamados de consorciados e formalizam o compromisso de pagamento das mensalidades a partir da assinatura do contrato com a Administradora. Reunindo muitos interessados em um objetivo comum, é possível conseguir condições favoráveis para atingi-lo. Assim, todos os membros dão uma contribuição financeira mensal para um fundo destinado à aquisição do bem ou serviço desejado pelo grupo. Os pagamentos vão financiando a entrega daquele bem para os participantes, até que todos sejam contemplados, via lance ou sorteio, para assim poder faturar o bem após a contemplação.

Contemplação por sorteio

O sorteio é a forma mais usual de contemplação em consórcios e conta com a participação de todos que estiverem com o pagamento de suas parcelas em dia.

Contemplação por lance

Os lances devem ser ofertados antes da realização do sorteio. Para se preparar para esse momento, o consorciado deve poupar e, de preferência, se informar sobre como os valores do lance variam nas assembleias. Existem 3 formas diferentes de lance. No chamado lance livre, antes da data do sorteio, o consorciado deve avisar à administradora que deseja dar um lance e informar qual será seu valor — ou seja, quanto pretende oferecer além da mensalidade. O lance comum ou livre costuma ser equivalente à quantidade de parcelas que o consorciado pode adiantar. Assim, quem oferece o maior número de mensalidades acaba sendo contemplado.

Já no lance fixo, como o próprio nome já indica, equivale a um percentual definido previamente por todo o grupo. Em geral, ele corresponde a 25%, 30% ou 50% do valor do bem. Esse plano é usado para fazer uma espécie de sorteio entre as pessoas que ofereceram o lance fixo.

Na terceira modalidade, o lance embutido, o consorciado usa um percentual do valor da carta de crédito, sendo que o montante ofertado será descontado da carta. Vale dizer que o lance embutido pode ser uma estratégia em lances fixos e livres. Nessa modalidade, é preciso saber a quantia máxima que o contrato permite para cada consorciado.

Como saber se meu lance será vencedor?

Mesmo não existindo promessa de contemplação, como foi dito, existem possibilidades de se aumentar consideravelmente as chances de se ter um lance vencedor. Mas como?

Para saber se o seu lance tem chances ou não de ser vencedor é muito simples, basta seguir algumas dicas que iremos explicar aqui. Mas primeiramente, vamos lembrar de uma coisa, certeza em consórcio não existe. Por melhor que seja seu lance, ninguém, mas ninguém mesmo, poderá garantir que você será contemplado, a menos que você de um lance de quitação total do saldo devedor da carta.

Sabido isso, vamos as dicas que podem aumentar e muito suas chances de ser contemplado. Todas as Administradoras de consórcio divulgam o resultado das ultimas assembleias, seja pelo aplicativo, na página do consorciado ou pelo boleto mensal das parcelas.

É olhando o resultado das assembleias anteriores que nós saberemos se o lance ofertado tem chance de ser contemplado ou não. Caso você não esteja conseguindo acessar essa informação, você pode ligar diretamente na central de atendimento da Administradora e pedir essa informação.

Com essa informação você pode usa-la de base para saber se o seu lance é ou não competitivo. Com essa informação também é possível saber se o vendedor que está te dizendo que você tem grandes chances de ser contemplado, está dizendo a verdade ou não.

Não existe promessa de contemplação

Após a leitura desse texto a conclusão que se pode chegar é que a contemplação de um consórcio é um processo justo e igual para todos. Não existe certeza de contemplação uma vez que todas as pessoas tem a mesma chance de serem contempladas.

Sabendo disso, fique atento a vendedores que tentarem lhe prometer e garantir que seu lance será vencedor ou que sua cota será contemplada em uma data específica, afinal, não é assim que funciona em um consórcio.

Para não cair em golpes e falsas promessas, fique atento a nosso último conteúdo, onde damos dicas de como evitar ser enganado na hora de fazer o seu consórcio.

Como ter um lance competitivo?

Isso depende do grupo que você está e da sua situação financeira. Em grupos fortes, o número de cotas contempladas é maior, logo, maior a chance de ser contemplado com seu lance. Em grupos fracos, com uma grande quantidade de inadimplentes, a possibilidade de se conseguir a contemplação é menor, uma vez que um número menor de cotas será contemplada. Sabendo disso, na hora de escolher qual Administradora escolher, escolha aquela que possui consorciados que arcam com seus compromissos, de Administradoras fortes e consolidadas, assim você será contemplado mais rápido e seu lance será mais forte.

Alem disso, como já foi dito, vale a pena saber o histórico de lances das ultimas assembleias. Se você achar necessário, nós da ConsorcioCred possuímos alguns dos melhores consultores em consórcio do mercado. Conosco é possível ter uma consultoria completa para adentrar no melhor grupo de consórcio, com a melhor Administradora, e saber quais lances são realmente competitivos para se buscar a contemplação daquela carta.

Nós somos especialistas no mercado de consórcios a mais de 19 anos. Ao longo de nossa história já fechamos negócios com milhares de clientes. Em todos esses anos atendendo os consorciados de todo o Brasil, nunca tivemos nenhuma reclamação no Reclame Aqui. Além disso, possuímos nota máxima no Google Meu Negócio com mais de 200 comentários com a nota mais alta de avaliação.

Em nossas redes sociais é possível encontrar com facilidade o depoimento de diversos clientes que ja negociaram conosco e saíram extremamente satisfeitos.

Quer contato imediato conosco? Fala com um atendente agora mesmo no Whatsapp.

Conheça os depoimentos verídicos de clientes e parceiros que fizeram negócio a ConsorcioCred.

Quer compreender melhor a diferença entre Financiamento x Consórcio?

Deixe seus dados e te ajudamos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

Compartilhe por:
Sugestões de posts para você

ConsorcioCred.com - Creci 119790 -
CNPJ: 05.099.104/0001-19

Rua São Bento 470 - SALA 410 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01010-001

Ver no Google MapsPolítica de Privacidade