Golpe do consorcio, como evitar !

Dicas golpe consorcio
Dicas para não cair no Golpe do Consorcio

 

O Golpe do Consorcio é um dos problemas que podem ser facilmente evitados seguindo as dicas abaixo, ao comprar uma carta de crédito contemplada ou não contemplada.

Qual o valor de Entrada necessário?

Adquirir uma cota de consórcio já contemplada é uma alternativa bastante interessante para quem tem o sonho de conquistar um bem móvel, imóvel ou serviço, porém não tem em mãos todo o dinheiro necessário para comprar à vista, necessitando assim de um parcelamento sem ter que arcar com os juros exorbitantes de um financiamento bancário. Comprando uma carta de crédito contemplada você paga um valor de entrada que gira em torno de 30% do valor da cota e adquire o direito de receber o bem de imediato, pagando as mensalidades pendentes sem precisar esperar ser contemplado por sorteio ou lance.

Existe permissão legal?

A venda de cartas de crédito contempladas é permitida por lei, já que a carta de crédito é um documento oficial da administradora de consórcio que concede ao titular da cota um direito para que ele possa comprar o bem desejado. Os consorciados que forem contemplados só podem transferir suas cotas a terceiros com a autorização da administradora de consórcios após análise de cadastro.

Neste artigo listamos 6 dicas indispensáveis e que você precisa saber para comprar um consórcio contemplado com segurança:

 

1 Dica: Verificar a Idoneidade da empresa que está comercializando a cota

Verificar a idoneidade da empresa que está comercializando a carta de crédito é de fundamental importância, devendo averiguar: quanto tempo a empresa tem de mercado, a existência de  algum tipo de reclamação nos órgãos do consumidor, a reputação da empresa nas mídias sociais, bem como verificar o grau de satisfação dos clientes já atendidos, pois é da empresa a responsabilidade de  passar todas as informações referente aos créditos comercializados e prestar toda assessoria necessária na fase inicial até a transferência da cota junto a Administradora.

 

2 Dica: Confirmar os dados da cota de consórcio contemplada na Administradora ou Instituição Bancária

O segundo passo é verificar se a cota de consórcio que está sendo vendida está de acordo com os valores anunciados e confirmar:  data de contemplação, valor do crédito atualizado e do saldo devedor do consórcio. A Consorciocred.com passa as informações para os interessados no momento que recebe a solicitação de reserva do crédito pelo cliente interessado. Antes de fechar o negócio é imprescindível saber se o consórcio contemplado oferecido existe de fato e se o titular da cota foi realmente contemplado. Só compre cotas contempladas de administradoras idôneas, conceituadas no mercado e que estejam devidamente listadas no site do Banco Central, já que é possível fazer uma consulta no site sobre todas as administradoras que estão regulamentadas por ele para comercializar cotas de consórcio e aptas para funcionar. O Banco Central é o órgão que regula e tem a responsabilidade de fiscalizar todas as administradoras de consórcios existentes no país.

3ª dica: Como posso confirmar os dados do consórcio contemplado?

O contato com a administradora para confirmar a contemplação da cota pode ser feito por telefone ou pessoalmente. Outra forma de confirmar a contemplação é solicitar ao vendedor o extrato do consórcio com o número do grupo e da cota. Certifique-se de todos os valores pagos na cota até aquele momento através da análise do extrato de pagamentos que a administradora disponibiliza para o consorciado, onde devem constar a data da assembleia de contemplação, o valor do crédito e seu rendimento financeiro, bem como todas as garantias que deverão ser apresentadas para utilizar o crédito da carta pelo comprador da cota. Essas informações são fundamentais para garantir a veracidade da cota e se ela está realmente contemplada.

É importante salientar que o consórcio contemplado não é vendido pela administradora de consórcio, é preciso negociar diretamente com o vendedor, podendo ser uma pessoa física titular da cota ou uma empresa especializada que comercializa créditos já contemplados, como a Consorciocred. Você pode consultar os Depoimentos  dos clientes que negociaram conosco, bem como as Avaliações da Consorciocred no Facebook.

4ª Dica: Quando devo pagar a cota contemplada?

A Administradora é  responsável por gerenciar o grupo do consórcio e precisa analisar a capacidade financeira do interessado em comprar a cota contemplada, e que eventualmente pode ou não ser aceito como comprador da mesma. Portanto, não efetue qualquer pagamento antes da administradora aprovar a transferência do contrato.

A participação da administradora no processo de venda e compra da cota contemplada de consórcio é fundamental e obrigatória para quem quer transferir o crédito de imediato. Somente poderá vender o crédito o consorciado que não tenha utilizado o crédito, dessa forma ele fará a transferência do contrato do consórcio para o novo comprador (cedente/cessionário), que na sequência dará início aos procedimentos de transferência junto à administradora e após análise do cadastro poderá efetuar concluir a transferência e efetivar a compra do bem. O valor total do crédito será pago diretamente ao proprietário do bem indicado pelo consorciado, mediante comunicação formal à administradora e faturamento do bem. Caso o consorciado que está vendendo a cota já tenha adquirido o bem, ele precisará transferir ao novo comprador, além da propriedade do bem, o contrato de consórcio, o que é feito sob supervisão da administradora.

Para que a transação seja legal e formalizada, somente efetue o pagamento da cota contemplada mediante apresentação do termo de transferência ou procuração pública e específica do titular consórcio em favor do comprador diretamente na sede da administradora ou na empresa responsável pela sua comercialização, já que esse procedimento depende de sua anuência para concretização. Clientes que residem em outro domicílio fora da administradora podem efetivar a transferência recebendo a documentação de transferência por e-mail, assinando e reconhecendo firma e devolvendo a documentação para a Administradora efetivar a transferência da cota, lembrando que muitas Administradoras aceitam efetivar a transferência dessa forma, como por exemplo (Bradesco, Itaú, Caixa, Porto Seguro). E alguns casos é possível nomear um procurador para representá-lo pessoalmente na Administradora, como por exemplo: Um cliente de fora de São Paulo quer comprar uma cota da Porto Seguro cuja sede é em São Paulo, caso não possa vir e se não tiver uma sucursal da Porto em sua cidade poderá nomear um procurador em São Paulo para ser seu representante e assinar a transferência na sede da Porto em São Paulo.

5ª dica: Como e onde posso utilizar o crédito contemplado

O interessado em comprar a cota contemplada deve confirmar se o bem que ele pretende adquirir é aceito pela Administradora, uma vez que cada uma tem suas regras para liberação do crédito, podendo variar conforme o tipo de bem a ser escolhido pelo consorciado.

Para cotas de veículos é fundamental verificar o ano de fabricação que pode ser aceito e o tipo de bem que pode ser faturado, bem como se pode ser aceito motos, utilitários, aeronaves e veículos náuticos.

Nas cotas de veículos pesados verificar o limite de ano de fabricação aceito pela Administradora, além de confirmar a possibilidade de faturamento de máquinas agrícolas, ônibus, caminhões, implementos rodoviários, aeronaves e embarcações.

As cartas de crédito contempladas de imóvel podem ser utilizadas para compra de terreno, imóvel comercial ou residencial, reforma ou construção, quitação de financiamento em nome do titular, imóveis rurais, devendo sempre ser confirmado junto a Administradora a aceitação do imóvel que pretende faturar.

6ª dica: Desconfie de negócios fáceis, pode ser golpe!

Sempre suspeite de negócios fáceis cujo valor a ser pago de entrada seja muito abaixo do praticado no mercado ou promessa de contemplação, pois as Administradoras são fiscalizadas pelo Banco Central e todos os processos relativos a contemplação são transparentes e auditados, ou seja, não pode ser interferido com objetivo de favorecer determinada pessoa. Esse alerta também vale para a compra de consórcios contemplados ou não contemplados. Lembre-se: você está buscando uma solução e não um problema. Sempre desconfie de ofertas que ofereçam vantagens muito grandes.

O ConsorcioCred é uma empresa conceituada, idônea e séria que atua a mais de 10 anos no mercado com compra e venda de consórcios contemplados para bens móveis e imóveis. Todo o processo para a liberação do crédito e aquisição do bem é realizado com transparência e rapidez. Realize o seu sonho ou projeto agora mesmo! Entre em contato conosco e adquira já sua carta de crédito. É fácil, rápido e sem complicação!

Escolha nos links abaixo como a Consorciocred pode ajudar você!

Conheça os depoimentos verídicos de clientes e parceiros que fizeram negócio a ConsórcioCred.

 

 

Share this: