ACESSAR MARKETPLACE

O que acontece se eu parar de pagar meu consórcio?

6/22/2022 Paulo Amaro Da S. M. Santos

Como fica a situação de quem fez um consórcio mas não consegue mais continuar pagando? Vamos supor que você entrou em um grupo de consórcio e por algum motivo não conseguiu mais pagar as parcelas. Será que existe a possibilidade do seu nome aparecer no SPC ou no Serasa? O que mais pode acontecer?

Existem três casos possíveis. Vai depender da situação do seu consórcio: se ele ainda não foi contemplado, se ele já foi contemplado e você ainda não faturou o bem ou se ele já foi contemplado e você já comprou o bem com a carta de crédito.

Nesse artigo vamos explicar o que acontece se você parar de pagar o consórcio nessas três situações. Se esse assunto interessa para você, continue lendo!

Parei de pagar meu consórcio não contemplado

Se você parou de pagar as parcelas de um consórcio que ainda não foi contemplado, o seu nome não vai para o SPC ou para o Serasa, mas ainda sim existem algumas penalidades. Você não vai mais poder participar dos sorteios e nem mesmo ofertar lances.

Vai também ter que arcar com o juros de mora de 1% ao mês e mais uma multa de 2% sobre as parcelas em atraso, e também você pode ser excluído do grupo, e só vai participar dos sorteios para receber o valor que você investiu de fundo comum. Sobre esse valor, ainda pode ter uma multa de quebra de contrato.

Parei de pagar o meu consórcio contemplado

Já nesse segundo caso, se o seu consórcio já foi contemplado mas você ainda não utilizou o crédito e atrasou um determinado número de parcelas, você vai poder passar pelas mesmas penalidades do primeiro caso, esse que acabamos de citar, e, alem disso, sua contemplação poderá ser cancelada e você não vai poder mais usar esse crédito.

Parei de pagar me consórcio contemplado e ja comprei o bem

Agora, no terceiro caso, se você foi contemplado no consórcio, já usou o dinheiro para comprar um bem e mesmo assim atrasar as prestações que faltam, ai sim o seu nome será incluído nos órgãos de proteção ao crédito.

Alem disso, as garantias que você forneceu na hora de fazer o contrato também vão ser executadas pela administradora.

O que fazer se eu desistir de pagar as parcelas?

Então uma recomendação para darmos nesse casos é que você converse com a administradora e tentar contornar essa situação negociando. Nos dois primeiros cenários fica mais fácil conseguir esse negociação.

Você pode escolher, por exemplo, um bem ou serviço de menor valor para reduzir o valor da prestação. Você pode transferir o seu consórcio para outra pessoa ou empresa. Pode diluir o valor das parcelas em atraso na demais restantes. Existem varias opções que poderão ser oferecidas pela administradora.

De qualquer maneira a melhor atitude quando você perceber que não vai conseguir continuar pagando as parcelas é falar com sua administradora.

Posso receber o que paguei mesmo de eu parar de pagar as parcelas?

Tem muita gente que deve ao consórcio e na verdade tem um crédito a receber. Quando você desiste do consórcio, você ainda pode buscar o seu direito e existe muita gente sendo cobrada pela administradora, mas saiba que na maioria das vezes você ainda possui valores a receber mesmo se possui parcelas em aberto com a administradora.

Posso parar de pagar as parcelas do consórcio?

Uma das duvidas muito comuns é se pode desistir o consórcio? Sim você pode, mas isso nunca é um bom negócio. Se você tem um consórcio, antes de desistir lembre que é possível optar por outras opções. A administradora fica com o seu dinheiro investido no caso do cancelamento, você só recebe no final do grupo com desconto sob as taxas.

Desistência não é o abandono do consórcio. Se você quer desistir do consórcio, formalize isso com a Administradora e receberá parte do seu dinheiro de volta, mas depois do prazo de encerramento do grupo.

Se a sua Administradora está cobrando suas parcelas em atraso, você tem sua carta suspensa, não participa dos sorteio e não pode mais ser contemplado, logo, você não tem mais uma divida em relação as parcelas em atraso, a menos que queira reativar sua cota.

O que você tem é um dinheiro futuro a receber da Administradora, que é aquilo que você já pagou ao fundo comum do consórcio.

E se eu desistir em até 7 dias da assinatura do contrato?

A lei que rege o código do consumidor dá ao consorciado o direito de desistir do negócio em um prazo de 7 dias a partir da assinatura do contrato de adesão sem ter de pagar nada.

Após a anulação do contrato, a administradora tem a obrigação legal de devolver os valores pagos pelo cotista.

Se eu atrasar quantas parcelas minha cota cancela?

Quando o cotista desiste ao longo do contrato, tem-se o que chamamos de cancelamento de cota.

Em geral, para que a cota seja cancelada, o participante do grupo deve formalizar sua solicitação de desistência por escrito junto à administradora. Mas se ele atrasar cerca de 3 parcelas a cota ja será cancelada.

Entretanto, o recomendado é ler atentamente todo o contrato de adesão para verificar o que a administradora dispõe nessa situação.

Se você desistir do consórcio você vai perder dinheiro. Então se você não quer perder dinheiro faça um consórcio com parcelas que caibam no seu bolso.

Desisti de continuar pagando consórcio, como receber o que já paguei antecipadamente?

Agora que você já sabe da existência de penalidades a serem sofridas se você parar de pagar o seu consórcio, mas ainda está se perguntando: “Como receber um consórcio que parei de pagar?”, fique ligado. Vender uma cota de consórcio ativa (mesmo com parcelas em atraso) ou até mesmo cancelada é muito fácil.

Na Consorciocred, você pode vender o seu consórcio em pouquíssimos passos, e com muita segurança, alem do pagamento de um preço justo pela sua cota, tudo isso aliado a um atendimento humanizado do início ao fim da negociação. A Consorciocred permite ainda ao consorciado o acompanhamento da sua venda desde o começo, até o recebimento do dinheiro diretamente em sua conta por meio de nossa plataforma digital.

Resumindo, respondendo à sua pergunta: “Parei de pagar o consórcio, posso resgatar o dinheiro?” o caminho é simples. Acesse a página da Consorciocred "clicando aqui" e faça sem compromisso uma simulação para descobrir quanto você pode receber vendendo agora mesmo a sua cota de consórcio. S

e você estiver de acordo com a proposta que lhe for enviada por nosso analista, poderá realizar a sua venda online, com segurança e rapidez, conseguindo assim recuperar o seu dinheiro em poucos dias. Toda a negociação será feita online, inclusive com assinaturas digitais com validade jurídica.

Quer receber mais informações sobre como vender seu consórcio?

Deixe seus dados e te enviamos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

Compartilhe por:
Sugestões de posts para você

ConsorcioCred.com - Creci 119790 -
CNPJ: 05.099.104/0001-19

Rua São Bento 470 - SALA 410 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01010-001

Ver no Google MapsPolítica de Privacidade