ACESSAR MARKETPLACE

Qual a melhor forma de comprar um imóvel no Brasil em 2022?

4/27/2022 Paulo Amaro Da S. M. Santos

Como decidir qual a melhor opção para adquirir um imóvel e começar a formar um bom patrimônio? Compra à vista, financiamento ou consórcio?

Primeiramente é preciso se informar sobre as possibilidades e vantagens de cada opção e então começar a se planejar. O primeiro passo e mais importante é a mudança de hábitos, começar a gastar menos do que se ganha e passar a consumir de maneira mais consciente. Para começar a construir um patrimônio é preciso evitar o consumo desnecessário, a fim de que você possa economizar e poupar e então poder negociar da melhor maneira o que deseja comprar.

Pedir descontos, negociar preços e condições, ler, entender e assinar um contrato são premissas básicas para se fechar um negócio com sucesso. Poupar e investir também fazem parte quando você decide se planejar financeiramente e realizar o seu objetivo. É necessário foco, compromisso, disciplina e como já foi dito, mudança de hábitos. Significa respeitar o dinheiro ganho através do seu trabalho.

Planejamento financeiro

Pesquisar preços e economizar dentro de um contexto de planejamento financeiro resulta em capacidade de poupar, e essa a melhor forma de comprar um imóvel no Brasil em 2022. Somente desta forma, o ato de economizar, poupar e investir irá gerar não só melhora na sua qualidade de vida, mas também permitir a formação de patrimônio com a compre de um imóvel.

É possível estabelecer um foco mensal de poupança, o que impede que você gaste aquilo que economizou com coisas desnecessárias. Com essa meta mensal, da mesma forma como aprendeu a pesquisar preços e economizar, você acaba assimilando novos hábitos de consumo e começa a tomar decisões mais sábias para o uso do seu dinheiro.

Conceito de poupança e investimento

Efetivamente é através do investimento e aplicação do dinheiro economizado, que o esforço de abrir mão de consumir hoje em favor do objetivo a ser alcançado é recompensado. Estabeleça suas prioridades e objetivos, veja qual é a sua necessidade, se informe sobre todas as possibilidades de poder adquirir a casa própria e faça o melhor negócio.

Como como comprar um imóvel investindo menos e sem pagar juros?

Para quem tem planos de comprar um imóvel e não sabe ainda qual a melhor forma de adquiri-lo investindo menos, as duas opções mais conhecidas existentes no mercado são o consórcio de imóveis e o financiamento bancário.

O primeiro passo é definir qual é o tempo máximo necessário para ter a posse do imóvel e o valor cobrado para investir à vista ou fazer um parcelamento. Num comparativo entre o consórcio de imóvel e o financiamento bancário, existem algumas considerações importantes que devem ser levadas em conta na hora de adquirir um imóvel residencial ou comercial com investimento menor.

Para quem não possui o hábito regular de fazer uma poupança, o consórcio é uma forma compulsória de poupar, e esse é o fator principal e mais relevante. Desse modo, o consórcio funciona como um tipo de poupança para quem quer conquistar um objetivo. Sua base é o planejamento financeiro estruturado e bem executado.

Economia financeira

Atualmente, economia e planejamento são tarefas cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e a flexibilidade que o sistema de consórcio possui se tornou grande aliada na hora de comprar um imóvel. Dessa forma, o consórcio passou efetivamente a fazer parte do orçamento quando se fala em compras programadas e investimentos principalmente por suas vantagens em relação ao financiamento bancário: não é necessário pagar uma entrada, não tem juros, sem parcelas intermediárias, taxas muito menores, menos burocracia na hora de fechar a compra de um imóvel, além de poder utilizar o FGTS para complementar o valor da carta de crédito se for necessário.

Além disso, existem várias opções de créditos e parcelas que se encaixam em qualquer orçamento. O reajuste das parcelas é feito pelo INCC, o que faz com que o valor da carta de crédito mantenha o seu poder de compra durante todo o plano do consórcio.

Sempre é possível comprar um imóvel através de um consórcio contratando um plano que se alinhe às suas possibilidades financeiras, necessidades e objetivos. Investir em um imóvel é um grande passo e não precisa ser um peso considerável nas contas do mês.

Outra questão importante é poder oferecer lances para alcançar a contemplação da cota de consórcio e ter direito à carta de crédito mais rapidamente. Também existe a possibilidade de adquirir uma carta de crédito já contemplada e com ela em mãos, aumentar muito o poder de compra à vista obtendo descontos bastante significativos. Ou seja, com uma cota já contemplada o consorciado recebe o crédito no ato, compra o bem à vista com poder de negociação fechando o melhor negócio.

O consorciado tem a liberdade de poder escolher entre adquirir o bem imediatamente ou aguardar o término do grupo, pagando as mensalidades do consórcio até encontrar o bem que deseja comprar. Caso deseje, ainda pode vender a cota contemplada e utilizar o dinheiro para gerar capital de giro e investir novamente em outro consórcio, já que receberá o valor total da carta de crédito.

No financiamento bancário, o banco empresta o dinheiro para o financiado comprar o imóvel cobrando juros mensais muito altos, considerados muitas vezes abusivos, até a quitação da dívida. A questão é que essa taxa pode alcançar até 200% do valor do bem comprado, o que significa, a longo prazo, pagar praticamente dois bens pelo valor de um. Invista apenas o valor necessário e justo.

É bastante importante ter cuidado na hora de definir o valor a ser investido para comprar um imóvel. É preciso levar em conta a própria rentabilidade financeira, já que investir em consórcio de imóvel é o objetivo principal para iniciar ou aumentar o patrimônio e não para gerar dificuldades financeiras.

Optar por uma carta de crédito já contemplada com prestações que não comprometam o orçamento mensal tem sido o melhor caminho. É simples e rápido comprar um imóvel através de uma carta de crédito contemplada, desde que se tenha em mente qual imóvel comprar, como e quanto se pode pagar por ele.

Adquirir um Imóvel à vista

A melhor forma de se adquirir um imóvel no Brasil, sem sombra de dúvidas, é pagando à vista. Além de evitar maiores cobranças, o comprador tem em mãos o poder de negociar com o vendedor e conseguir desconto no valor do imóvel.

Porém, por ser uma aquisição de alto valor, nem todo mundo tem condição financeira de pagar um patrimônio à vista, de pagar o valor total de um imóvel, pois isso iria comprometer de forma significativa sua reserva. Nesse caso você pode optar por um financiamento bancário, um consórcio contemplado e um consórcio novo.

Com essas opções acima você terá o poder de negociação do valor do imóvel pois pagará à vista, mas não irá comprometer sua reserva pois o valor do imóvel será diluído em parcelas mensais.

Adquirir um imóvel através de financiamento

Toda vez que se faz a contratação de um financiamento bancário, por mais que se adquira o poder de compra de um bem à vista, acaba se tornando muito mais difícil economizar, uma vez que acaba-se pagando o dobro do valor do imóvel devido aos juros abusivos do financiamento.

Mesmo que os juros estejam baixos atualmente, a tendência é cada vez mais os juros subirem. Os juros altos pesam no orçamento de quem pretende adquirir um imóvel através de financiamento imobiliário, gerando a dúvida entre juntar dinheiro para pagar o bem à vista, e ter a possibilidade de obter desconto ou optar por financiar. E quando se trata da compra de um imóvel, a ideia de pagar praticamente o dobro do valor do bem no caso do financiamento é claramente a maior desvantagem dessa opção.

Adquirir um imóvel com consórcio

No consórcio, onde não existe a cobrança de juros, apenas de taxas administrativas, o consorciado paga as mensalidades sem sentir impacto no orçamento e preserva sua reserva par\ qualquer emergência que venha a correr futuramente, uma vez que se planejou para este investimento. Sem contar que comprar um imóvel através de consórcio é bem fácil e menos burocrático do que em um financiamento.

Com um consórcio novo de imóveis, você com certeza irá pagar o menor valor por aquele bem no final daquela operação de crédito.

Como funciona um consórcio de imóveis?

Um consórcio de imóveis funciona de uma forma clara. Mês a mês, todos os participantes do grupo realizam contribuições monetárias de um certo valor que é acordado no momento da assinatura do contrato e de acordo com o crédito que é oferecido.

Até o fim deste determinado consórcio, cada mês um membro do grupo é contemplado, ou seja, ele passa a ter sua carta de crédito com o valor em questão. Com ela, será possível fazer a compra do imóvel desejado sem problemas com o poder de compra à vista.

Os critérios para a escolha deste contemplado são dois: lances ou sorteios totalmente igualitários. Há também a possibilidade do consorciado oferecer o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ofertar algum lance.

Adquirir um imóvel com consórcio contemplado

As vantagens de um consórcio aumentam se quem o adquirir escolher por uma carta de crédito contemplada, já que além de não ficar refém dos juros bancários, como em um consórcio novo, tem a liberdade de fazer a aquisição de seu imóvel no momento em que achar mais oportuno, não dependendo da sorte ou do poder de lance para conseguir a contemplação e assim ter direito a usufruir da carta de crédito, pagando um valor de prestação muito mais baixo do que no financiamento, podendo escolher entre uma casa residencial, casa de veraneio, apartamento, terreno, construção, reforma ou imóvel comercial.

Se o valor do imóvel for menor do que o valor da carta de crédito contemplada adquirida, o valor da diferença que sobrar pode ser utilizado para amortizar despesas do próprio imóvel, como por exemplo: registro de imóveis, escritura pública e o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).

Se o valor do imóvel for maior, pode-se completar o valor da carta de crédito contemplada somando com o valor de outra, desde que ambas sejam da mesma Administradora.

Comparação de custos entre consórcio de imóvel e financiamento

Para comprovar todos os custos acarretados para comprar um imóvel pelo sistema de financiamento e ter certeza da expressiva economia que será feita através da compra de um consórcio de imóvel basta ir a um banco e fazer uma simulação de financiamento e anotar informações como: todas as exigências para a compra do imóvel, limite máximo financiável, taxas e tarifas cobradas, valor das mensalidades, como é feito o seu cálculo e prazo máximo de financiamento. Somando todos os custos e multiplicando as mensalidades pelo prazo de pagamento, encontra-se o gasto total que deve ser somado às taxas únicas.

O mesmo processo pode ser feito procurando uma Administradora de consórcio conceituada no mercado e autorizada pelo Banco Central. É possível ir diretamente a sede da empresa ou fazer simulações no site, tirar todas as dúvidas anotando sempre as taxas e valores cobrados, condições, prazo e parcela mensal, além do valor da carta de crédito.

Ao analisar e comparar o investimento financeiro, documentação necessária, garantias e exigências que devem ser cumpridas tanto pelo financiamento bancário quanto pelo consórcio de imóvel, fica evidente a maior economia e vantagens do consórcio em relação ao financiamento.

O consórcio de imóvel é uma maneira fácil e descomplicado de comprar uma residência, casa de veraneio, sede comercial, apartamento ou terreno investindo menos através de uma poupança planejada sem sentir impacto no orçamento, já que o consorciado tem total ciência do quanto investirá mensalmente.

O investimento também não sofre perdas tendo em vista que o dinheiro não sofre desvalorização, pois o valor da carta de crédito acompanha o reajuste do bem. Dessa forma, o poder de compra das cotas ainda não contempladas é mantido.

Adquirir um consórcio de imóvel tem sido a opção para quem deseja economizar e realizar um investimento programado para comprar um imóvel no Brasil.

Adquirir imóvel e formar um bom patrimônio

Comprar um imóvel é uma decisão importante e não pode ser feito de qualquer maneira. É essencial ter total conhecimento sobre o negócio como um todo, não só do valor necessário para a compra à vista, mas de outras despesas decorrentes dela.

Entretanto, não é todo mundo que pode pagar o valor total de um imóvel à vista. Para esses casos existem, como já foi destrinchado, financiamento imobiliário ou consórcio de imóveis. A compra de um imóvel tem que ser planejada financeiramente, principalmente se for o primeiro imóvel, a primeira casa própria, por se tratar da realização de um grande sonho da família.

Quando é feito o pagamento à vista, está sendo colocado em cheque muito tempo de trabalho duro e poupança. Mais uma vantagem de quem compra um bem imóvel à vista, é que ao invés de pagar juros por longos anos de financiamento, na medida em que você vai economizando e aplicando seu dinheiro, são os juros que trabalham a seu favor.

Investir em imóvel e construção é uma boa opção para formar patrimônio?

Outra vantagem para quem possui dinheiro na mão é investir em imóveis em construção ou que necessitem de alguma reforma. Dessa maneira, além de poder negociar, há a chance de obter um desconto no valor de custo da obra. Essa é uma forma de adquirir um imóvel e começar a formar um bom patrimônio

Uma desvantagem relevante e há que se refletir, é que você precisa abrir mão de um grande valor de dinheiro de uma só vez. Contar sempre com uma reserva pessoal ou investimento é importante nas horas de emergência. Nem sempre vale a pena limpar uma poupança ou aplicação financeira para comprar um imóvel à vista. Se for o caso de ficar sem nenhuma reserva, é importante pensar bem antes de fazer o negócio.

Pagar o imóvel à vista é sempre melhor do que financiar?

Sim, planejar-se para economizar e poupar a fim de pagar o imóvel à vista é sempre melhor do que financiar e pagar juros altos. Afinal, no primeiro caso, você recebe juros e paga bem menos pelo bem. Os imóveis ainda são caros para a maioria da população, pois são bens em constante valorização no mercado. São bens de valor alto, e poupar para comprá-los à vista pode levar anos.

Por isso, o melhor seria poupar para dar uma boa entrada e financiar o que faltar. E como já dito anteriormente, pelo fato dos juros do financiamento serem altos, o valor total da compra será de quase o dobro do preço do imóvel. Ainda há que se lembrar de que o prazo para o pagamento de um financiamento pode ser de até 35 anos.

O financiamento imobiliário também permite o uso do FGTS na compra do bem, desde que você e o imóvel se encaixem nas regras da CEF. Você pode usá-lo para integrar a entrada, pagar ou amortizar parcelas. Fora que, para se financiar um imóvel, é expressamente exigido pelo menos um avalista e oferecer no mínimo 20% do valor do imóvel como entrada, na maioria dos casos. O que torna mais complexa a formação de patrimônio.

Carta de credito contemplada vale como dinheiro?

Para quem está vendendo o imóvel, receber a carta contemplada é o mesmo que receber pagamento à vista em dinheiro. Ele recebe o valor total da venda dois dias após assinar a escritura. É simples e facilita muito a vida do comprador e do vendedor. A parte burocrática e todos os documentos necessários são os mesmos de uma compra à vista. A administradora do consórcio solicitará ao vendedor somente que comprove que o imóvel não possui nenhum empecilho para a venda.

Com o aluguel do imóvel você paga o consórcio!

Se você pretende começar a formar seu patrimônio, no caso do imóvel adquirido não ser para a sua própria moradia, você pode alugá-lo, por exemplo. Então o próprio aluguel do imóvel será suficiente para pagar as mensalidades restantes do consórcio. Desse modo é possível, em alguns anos, iniciando apenas com o dinheiro para um único imóvel, que você se torne o proprietário de uma série de imóveis de aluguel que virão a gerar uma boa renda todos os meses.

Se o aluguel do imóvel for usado para pagar as prestações que faltam, você só precisa ter 50% do valor do imóvel que deseja comprar e não o total para começar a alugá-lo e iniciar seu patrimônio. É muito mais fácil começar esse planejamento precisando apenas da metade do que seria necessário.

Utilize o consórcio para comprar seu imóvel

Se você não tem todo o valor do imóvel para efetuar a compra à vista e levando em conta que a taxa de juros do financiamento é sempre alta, usar um consórcio contemplado pode ser uma excelente solução para comprar a primeira casa própria ou planejar seu patrimônio de forma estruturada e segura. O consórcio é melhor do que o financiamento é mais barato e não tem juros.

Compre uma cota já contemplada e pague a vista!

Comprar um consórcio é fácil e simples, e desde que pague as mensalidades em dia, o consorciado sempre poderá participar dos sorteios e lances. Se optar pela compra de uma carta de crédito contemplada, pode comprar o imóvel à vista, pagando as parcelas mensais já em posse do bem. Ou seja, não há qualquer burocracia nessa modalidade de negócio.

Frisando que, quem tem uma carta de crédito em mãos tem o mesmo poder de compra se tivesse o dinheiro total para o pagamento do imóvel, uma vez que a carta de crédito é um documento legal e tem total liquidez no mercado. Assim, o comprador pode negociar descontos, o que torna a transação ainda mais interessante.

O consórcio permite financiar até 100% do valor do imóvel

Vale destacar que o consórcio permite financiar até 100% do valor do imóvel, o que não acontece com o financiamento. As administradoras de consórcio são fiscalizadas pelo Banco Central e precisam de autorização para as transações, ou seja: tudo é regulamentado e fiscalizado.

O saldo do FGTS pode ser utilizado para oferecer lances ou complementar o valor da carta de crédito contemplada, caso o imóvel seja de valor maior, quitar as parcelas vincendas ou para oferecer lances nas assembleias. Desde que sejam cumpridas algumas exigências da CEF, como por exemplo, ser contribuinte há pelo menos três anos e usar o fundo apenas para a compra de imóvel residencial.

O consórcio contemplado é sem duvida a melhor opção para a compra de um imóvel!

O consórcio ou a compra de uma carta de crédito contemplada são, sem dúvida, a melhor maneira de planejar e adquirir a sua primeira casa própria ou, caso você já a tenha, começar a construção do seu patrimônio de maneira estruturada, segura e sólida.

A ConsorcioCred é uma empresa especializada na venda de consórcios e de cotas contempladas. Realize o seu sonho ou projeto agora mesmo! Entre em contato conosco e feche o melhor negócio! É fácil, rápido e sem complicação!

Qual a melhor forma de comprar um imóvel no Brasil? Essa é uma dúvida que vai surgir para todos que pretendem adquirir o sonho da casa própria em algum momento da vida. Para realizar esse objetivo, primeiro deve-se realizar uma busca intensa pela melhor oportunidade de mercado, posteriormente, deve-se decidir como será feito o pagamento. Assim, pode-se garantir que aquele é o melhor momento para realizar essa aquisição e você está seguro que aquele negócio é o melhor para você.

Após comparar e analisar as opções do mercado, você, como consumidor, tem que averiguar a melhor forma de realizar essa aquisição, comparando as três principais situações que são: Comprar o imóvel à vista, não comprar à vista para guardar parte do seu recurso fazendo um financiamento, ou, alternativamente, comprar um consórcio contemplado ou consórcio novo.

Você que quer adquirir um imóvel deve comparar todos esses diferentes cenários para assim tomar a melhor decisão, pois isso irá variar de acordo com seu momento pessoal. Essa é uma conta que você tem que fazer no seu momento, e eventualmente, se precisar de ajuda, procurar empresas como a ConsorcioCred para te auxiliar nessa decisão. Vale consultar a opinião de especialistas para assim ter ajudada na decisão de qual a melhor opção para você!

Nós ajudamos você a realizar o seu sonho!

A ConsorcioCred é uma empresa idônea e especializada na venda de consórcios e cartas de crédito contempladas que vem realizando o sonho de milhares de brasileiros com competência e responsabilidade. Escolha aqui a carta de crédito contemplada para a compra do seu imóvel de maneira rápida, fácil e segura!

Quer compreender melhor a diferença entre Financiamento x Consórcio?

Deixe seus dados e te ajudamos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

Compartilhe por:
Sugestões de posts para você

ConsorcioCred.com - Creci 119790 -
CNPJ: 05.099.104/0001-19

Rua São Bento 470 - SALA 410 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01010-001

Ver no Google MapsPolítica de Privacidade