fbpx

Ligue agora: (11) 3105-3500

Qual a melhor forma de comprar um imóvel no Brasil

Qual a melhor forma de comprar um imóvel no Brasil? Essa é uma dúvida que vai surgir para todos que pretendem adquirir o sonho da casa própria em algum momento da vida. Para realizar esse objetivo, primeiro deve-se realizar uma busca intensa pela melhor oportunidade de mercado, posteriormente, deve-se decidir como será feito o pagamento. Assim, pode-se garantir que aquele é o melhor momento para realizar essa aquisição e você está seguro que aquele negócio é o melhor para você.

Após comparar e analisar as opções do mercado, você, como consumidor, tem que averiguar a melhor forma de realizar essa aquisição, comparando as três principais situações que são: Comprar o imóvel à vista, não comprar à vista para guardar parte do seu recurso fazendo um financiamento, ou, alternativamente, comprar um consórcio contemplado ou consórcio novo.

Você que quer adquirir um imóvel deve comparar todos esses diferentes cenários para assim tomar a melhor decisão, pois isso irá variar de acordo com seu momento pessoal. Essa é uma conta que você tem que fazer no seu momento, e eventualmente, se precisar de ajuda, procurar empresas como a ConsorcioCred para te auxiliar nessa decisão. Vale consultar a opinião de especialistas para assim ter ajudada na decisão de qual a melhor opção para você!

Para ir te auxiliando nessa decisão, vamos explicar como funciona a aquisição de um imóvel através de cada uma dessas formas.

Adquirir um Imóvel à vista

A melhor forma de se adquirir um imóvel no Brasil, sem sombra de dúvidas, é pagando à vista. Além de evitar maiores cobranças, o comprador tem em mãos o poder de negociar com o vendedor e conseguir desconto no valor do imóvel.

Porém, por ser uma aquisição de alto valor, nem todo mundo tem condição financeira de pagar um patrimônio à vista, de pagar o valor total de um imóvel, pois isso iria comprometer de forma significativa sua reserva. Nesse caso você pode optar por um financiamento bancário, um consórcio contemplado e um consórcio novo.

Com essas opções acima você terá o poder de negociação do valor do imóvel pois pagará à vista, mas não irá comprometer sua reserva pois o valor do imóvel será diluído em parcelas mensais.

Adquirir um imóvel através de financiamento

Toda vez que se faz a contratação de um financiamento bancário, por mais que se adquira o poder de compra de um bem à vista, acaba se tornando muito mais difícil economizar, uma vez que acaba-se pagando o dobro do valor do imóvel devido aos juros abusivos do financiamento.

Mesmo que os juros estejam baixos atualmente, a tendência é cada vez mais os juros subirem. Os juros altos pesam no orçamento de quem pretende adquirir um imóvel através de financiamento imobiliário, gerando a dúvida entre juntar dinheiro para pagar o bem à vista, e ter a possibilidade de obter desconto ou optar por financiar. E quando se trata da compra de um imóvel, a ideia de pagar praticamente o dobro do valor do bem no caso do financiamento é claramente a maior desvantagem dessa opção.

Adquirir um imóvel com consórcio

No consórcio, onde não existe a cobrança de juros, apenas de taxas administrativas, o consorciado paga as mensalidades sem sentir impacto no orçamento e preserva sua reserva par\ qualquer emergência que venha a correr futuramente, uma vez que se planejou para este investimento. Sem contar que comprar um imóvel através de consórcio é bem fácil e menos burocrático do que em um financiamento.

Com um consórcio novo de imóveis, você com certeza irá pagar o menor valor por aquele bem no final daquela operação de crédito.

Como funciona um consórcio de imóveis?

Um consórcio de imóveis funciona de uma forma clara. Mês a mês, todos os participantes do grupo realizam contribuições monetárias de um certo valor que é acordado no momento da assinatura do contrato e de acordo com o crédito que é oferecido.

Até o fim deste determinado consórcio, cada mês um membro do grupo é contemplado, ou seja, ele passa a ter sua carta de crédito com o valor em questão. Com ela, será possível fazer a compra do imóvel desejado sem problemas com o poder de compra à vista.

Os critérios para a escolha deste contemplado são dois: lances ou sorteios totalmente igualitários. Há também a possibilidade do consorciado oferecer o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ofertar algum lance.

Adquirir um imóvel com consórcio contemplado

As vantagens de um consórcio aumentam se quem o adquirir escolher por uma carta de crédito contemplada, já que além de não ficar refém dos juros bancários, como em um consórcio novo, tem a liberdade de faze a aquisição de seu imóvel no momento em que achar mais oportuno, não dependendo da sorte ou do poder de lance para conseguir a contemplação e assim ter direito a usufruir da carta de crédito, pagando um valor de prestação muito mais baixo do que no financiamento, podendo escolher entre uma casa residencial, casa de veraneio, apartamento, terreno, construção, reforma ou imóvel comercial.

Se o valor do imóvel for menor do que o valor da carta de crédito contemplada adquirida, o valor da diferença que sobrar pode ser utilizado para amortizar despesas do próprio imóvel, como por exemplo: registro de imóveis, escritura pública e o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).

Se o valor do imóvel for maior, pode-se completar o valor da carta de crédito contemplada somando com o valor de outra, desde que ambas sejam da mesma Administradora.

Nós ajudamos você a realizar o seu sonho!

A ConsorcioCred é uma empresa idônea e especializada na venda de consórcios e cartas de crédito contempladas que vem realizando o sonho de milhares de brasileiros com competência e responsabilidade. Escolha aqui a carta de crédito contemplada para a compra do seu imóvel de maneira rápida, fácil e segura!

Share this: