Regras de faturamento do consórcio em cada Administradora

11/19/2021 ConsorcioCred 0

Na hora de se fazer um consórcio, uma das maiores duvidas do consorciado é o fato de que as regras de faturamento de um bem através de uma carta de crédito já contemplada variam muito de uma Administradora para outra. Assim, fica difícil saber ao certo quais bens podem ser adquiridos com uma carta de crédito, qual a documentação exigida ou, em caso de consórcios de automóvel, qual o ano de fabricação limite permitido.

Pensando nisso, nós da ConsorcioCred preparamos um manual com todas as regras de faturamento de um bem através do consórcio nas principais Administradoras do país. Ficou interessado? Continue a leitura!

ITAÚ

Automóvel

  • É possível comprar até cinco veículos com a mesma carta de crédito.
  • Você pode comprar os seguintes veículos:
  1. Motos iguais ou acima de 150cc Até 1 ano de uso
  2. Motos iguais ou acima de 250cc Até 3 anos de uso
  3. Veículos leves Até 8 anos de uso
  4. Vans Ônibus Até 5 anos 
  5. Caminhões / VUC Até 8 anos 
  6. Tratores Até 2 anos 
  7. Implementos Rodoviários (reboques e semirreboques) Até 6 anos

Imóvel

  • O Consorciado Contemplado que estiver com sua cota ativa poderá utilizar o respectivo crédito para  adquirir qualquer bem imóvel, novo ou usado, terreno ou optar por construção ou reforma de bem imóvel, desde que apresentadas as Garantias e as condições mínimas exigidas pela Administradora; 
  • Construção e Reforma: O Consorciado Contemplado Ativo poderá utilizar o Crédito para construção, em terreno urbano ou reforma de imóvel de sua propriedade, em qualquer parte do território nacional, livre e desembaraçado de qualquer ônus real, desde que apresentadas e aprovadas, respectivamente, a documentação para liberação do Crédito e as Garantias exigidas pela Administradora. O Consorciado Contemplado Ativo deverá providenciar, por meio de um profissional especializado, cronograma físico-financeiro, memorial descritivo, projeto, planta e alvará aprovados pelas autoridades competentes.
  • Tipos de imóvel: Residencial, comercial, terreno, imóvel rural (com garantia de imóvel urbano), construção, terreno + construção.

Porto Seguro

Automóvel

  • O Ano de fabricação do veículo não poderá ser superior a 6 (seis) anos, considerando inclusive o ano vigente.
  • É possível a compra de veículos automotores (Carro, Moto, Van, Caminhão, Ônibus), aeronaves ou embarcações (jet ski, lanchas e barcos), desde que apresente a documentação necessária.
  • Sobre o ano de fabricação para veículos seminovos e o índice de atualização de acordo com o grupo da cota:
  1. PF’s e grupos até o A304: veículos de até 4 anos de fabricação (2018 a 2021) – atualização mensal pela Fipe.
  2. AF’s, BM’s e grupos a partir do A305: veículos de até 6 anos de fabricação (2016 a 2021) – atualização anual pelo IPCA. 

Veículos Pesados: ônibus, caminhões, carros de passeio, implementos rodoviários e maquinário agrícola e máquinas da linha amarela com até 2 anos de fabricação( incluindo o ano vigente).

  • VP01 até VP04 – até 4 anos de fabricação (incluindo o ano vigente);
  • VP05 em diante – até 6 anos de fabricação;
  • VP11- até 10 anos de fabricação.

Para mais informações acessar esse link onde temos um post exclusivo para falar sobre as regras de faturamento da Porto Seguro Consórcios.

Imóvel

  • O consorciado poderá adquirir com a carta de crédito contemplada bem imóvel construído, novo ou usado, terreno, construir em terreno quitado ou por reforma de imóvel, desde que apresentadas as garantias estabelecidas pela administradora. Para os grupos a partir do I95 e o PA14, além das opções acima, o consorciado contemplado poderá utilizar o crédito para quitação de financiamento em seu nome, desde que cumpridas as garantias estabelecidas em contrato.
  • Tipos de imovel: residencial, comercial, terreno, reforma,imovel rural, construção, terreno+construção.
  • Faz Capital de Giro, através de operação de pessoa física X pessoa jurídica

Para mais informações acessar esse post.

Bradesco

Automóvel

  • Você vai conseguir faturar automóveis, caminhões, tratores, máquinas e equipamentos com mais anos de fabricação.
  • Sendo autorizado conforme regra até 08 anos de fabricação para veículos leves e 10 anos para veículos pesados. 
  • a) Tempo de uso (por ano Modelo):
AutomóveisCaminhões, Tratores, Máquinas e Equipamentos
% do Saldo DevedorTempo de Uso% do Saldo DevedorTempo de Uso
De 99,9% a 70,1%2 anosDe 99,9% a 78,1%
De 70% a 50,1%4 anosDe 78% a 68,1%6 anos
Abaixo de 50%5 anosDe 68% a 58,1%7 anos
Abaixo de 58%8 anos
  • b )  Valor do Bem: Para veículos de 03 até 08 anos de Fabricação ou Caminhões, Tratores, Máquinas e Equipamento de 05 até 10 anos de Fabricação, analisar se o saldo devedor é 30% menor que o valor do bem na Tabela FIPE.

Para mais informações acessar esse post

Santander

Automóvel

  • Bens passíveis de aquisição com a carta de crédito e regras de aceitação:
  • Bens Enquadrados:
  • Automóveis: Até 8 anos*  Automóveis de passeio, Utilitários (comerciais leves) e Veículos Blindados. Para blindados a garantia deverá ser 20% superior ao saldo devedor da cota e possuir certificado de blindagem expedido pela Polícia Civil (DECADE) ou o DUT, devidamente preenchido e regularizado com a informação de blindagem. Não serão aceitos veículos de leilões, recuperados, sinistrados e remarcados. 
  • Moto até 3 anos(contando o ano vigente) de fabricação acima de 291 cc

Náuticos: Somente Novos Embarcação (somente novos com registro em capitania dos portos). 

  •   Até 5 anos de uso – Caminhões, Ônibus 
  • Pesados: Até 5 anos Ônibus, Caminhões, Tratores, Máquinas e equipamentos de implemento agrícola, Caçamba e carroceria (regularizado junto com o CRV), Carregadeira de Cana, Colheitadeira, Empilhadeira, Escavadeira, Graneleira de semirreboque (regularizado junto com o CRV), Guindaste (se acoplado ao caminhão deve estar junto com o CRV), Mini Carregadeira, Moto niveladora, Pá carregadeira / pá colheitadeira, Pulverizadores agrícolas, Reboque e semirreboque (regularizado junto com o CRV), Retroescavadeira, Rolo compactador e Termoking. 

OBS: A contagem começa a partir do ano seguinte, quando o ano de fabricação faz aniversário. Exemplo: Ano de fabricação 2016 = contagem 2017, 2018, 2019, 2020. Dessa forma, em 2020 o bem tem 4 anos.

Imóvel

  • Bens passíveis de aquisição com a carta de crédito e regras de aceitação:
  • Tipos de Imóveis: Imóveis residenciais, Imóveis comerciais, Imóveis de Lazer, Terrenos Urbanos, Fração ideal, desde que para aquisição da totalidade do bem, Imóveis sob regime de aforamento ou ocupação, Quitação de financiamento Imobiliário do titular da cota de consórcio. Serão aceitos apenas imóveis Urbanos.
  •  Para reforma e construção, a garantia deverá apresentar valor de avaliação de no mínimo, 25% superior ao valor do saldo devedor. 
  • Não faz Capital de Giro.

Por que é importantes saber essas regras?

No momento de fazer a contratação de um consórcio, é extremamente importante saber quais são as regras para faturar o bem, pois assim você acaba não tendo surpresas indesejadas depois da contemplação. É importante que esteja claro quais bens poderão ser adquiridos e quais não poderão, alem da diversidade na forma de uso.

Quanto mais plural for as possibilidade, maior sua margem para uma mudança de planos ou uma procura para melhores oportunidade no futuro.

Pense nisso na hora e escolher qual Administradora irá gerencia o seu grupo!

Como a ConsorcioCred pode te ajudar?

Se mesmo após a leitura deste texto ainda segue na dúvida de qual Administradora melhor se adequa a sua necessidade no que diz respeito as regras de utilização da carta contemplada, vale a pena pedir ajuda a consultores especializados especialistas no produto consórcio.

Somos uma consultoria especializada em crédito com consórcio e ao longo de mais de 19 anos de história já fomos consorciados de mais de centenas de administradoras. Com base na nossa experiência sabemos dizer com precisão e clareza quais são as melhores administradoras de consórcio do mercado de acordo com cada necessidade e peculiaridade.

Para mais informações e dúvidas, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em consórcio.

Ligue agora: (11) 3105-3500 ou entre em contato pelo Whatsapp.

Compartilhe por:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Comentarios

Consorciocred

ConsorcioCred.com - Creci 119790 -
CNPJ: 05.099.104/0001-19

Rua São Bento 470 - SALA 410 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01010-001

Ver no Google MapsPolítica de Privacidade