Sete dicas para vender sua cota de consórcio

Se por algum motivo você teve um imprevisto e se vê diante da necessidade de vender sua cota de consórcio ou simplesmente mudou de planos e não deseja continuar no grupo, saiba que é possível transferir seu contrato de consórcio para outra pessoa. Nesse texto preparamos Sete dicas para vender sua cota de consórcio.

Afinal, quando adquirimos uma cota de consórcio é praticamente impossível prever dificuldades financeiras futuras que impeçam o consorciado de continuar arcando com as mensalidades em dia ou aconteçam mudanças no que foi planejado quando da compra da cota. Os atrasos constantes e inadimplência impedem que o consorciado participe das assembleias, vote, efetue lances e participe dos sorteios, fora os encargos decorrentes de juros e multa sobre os valores das parcelas.

Em primeiro lugar é preciso encontrar alguém que tenha interesse em comprar sua cota de consórcio. Pode ser um amigo, uma pessoa conhecida ou até alguém do próprio consórcio. Hoje em dia também existem empresas idôneas que fazem esse tipo de negócio e realizam toda a transação. Neste artigo preparamos sete dicas simples e importantes para que você tenha sucesso na venda de sua cota de consórcio conseguindo o melhor preço, agilidade e segurança ao fechar o negócio.

1. Vale a pena vender sua cota de consorcio?

Certamente que sim. Claro que tudo vai depender da lei da oferta e procura e da situação do mercado. Se sua cota ainda não foi contemplada, talvez demore um pouco mais para vendê-la e provavelmente não conseguirá algum lucro. Porém, se sua cota já estiver contemplada, há grandes chances de fechar um excelente negócio rapidamente e ainda obter lucro.

2. A administradora do consórcio precisa autorizar a venda da cota?

Será necessário que você entre em contato com sua administradora de consórcio, responsável por gerir a organização e finanças do grupo, e quem deverá autorizar a transferência da cota. O melhor mesmo é informar o quanto antes sua decisão de vendê-la e a informe mais rápido possível. Ela está em contato constante com pessoas que têm interesse em adquirir uma cota de consórcio, podendo até indicar ou encontrar alguém que deseje comprá-la.
Após a autorização da venda da cota pela administradora, você também poderá entrar em contato com uma empresa especializada na compra e venda de cotas de consórcio não contempladas, contempladas, canceladas ou em atraso e aguardar a melhor proposta.

3. Preciso estar em dia com as mensalidades do meu consórcio para efetuar a venda?

Em primeiro lugar é preciso verificar em seu Contrato de Adesão quais são as condições nele estabelecidas para a transferência da cota, como pagamento de taxa, por exemplo. No caso de cota não contemplada a administradora analisará a capacidade financeira do comprador interessado. Se já contemplada, além da capacidade financeira do comprador, a administradora solicitará garantias.
Se você estiver com parcelas em atraso e não tem condições de quitá-las ao transferir o contrato, poderá tentar acordar com o comprador a possibilidade de ele assumir essas parcelas atrasadas e que seu total venha a ser descontado do preço de venda ou solicitar uma renegociação das parcelas em atraso na Administradora de Consórcio.

4. Segurança e cuidados na hora da venda da cota

Como dissemos anteriormente, a venda da cota pode ser realizada diretamente pelo próprio consorciado, ou através de empresa especializada na venda e compra de cotas de consórcio. Se optar por efetuar a venda de forma direta, tenha cuidado ao fornecer informações pessoais ou de identificação (como número da cota e do grupo) para terceiros. Você pode informar dados gerais, como percentuais já pagos, saldo devedor, regulamentos do grupo, mas, por segurança, dados restritos devem ser fornecidos, de preferência, na sede ou filial da empresa. Finalmente, ao fechar negócio, é bastante recomendável que você firme um contrato à parte com o comprador da cota de consórcio, onde ficará registrado tudo o que foi acordado, como valores, data e forma de pagamento.

5. Como definir o valor de venda de uma cota de consórcio?

Para estipular o valor correto para a venda da cota de consórcio, será avaliado o percentual pago da cota até o momento, assim como o valor para quitação do consórcio, idoneidade da Administradora, valor em atraso, media de lance do grupo, dentre outros Geralmente, as cotas não contempladas, canceladas ou em atraso, sofrem um deságio em cima do valor que já foi pago, mas o valor a ser recebido pelo vendedor da cota é a vista, não precisando esperar o encerramento do grupo, além de não ter que pagar mais as parcelas, pois é feita a transferência da dívida da cota. Nas cotas contempladas, o cálculo leva em conta também o valor do crédito contemplado, o valor da parcela da cota, e o saldo devedor, podendo ter retorno maior quando a contemplação ocorre por sorteio no inicio do grupo, onde o valor pago ainda foi baixo.

6. O pagamento da cota deve ser feito à vista

Uma vez que o consorciado concorde com a proposta feita, a negociação é concretizada e o pagamento deve ser feito à vista, através de transferência bancária, DOC ou TED na sua conta corrente ou até em mãos, após a assinatura do Termo de Transferência ou procuração pública e específica da cota.

7. Porque vender o seu consórcio não contemplado, contemplado, atrasado ou cancelado para a ConsorcioCred

A ConsorcioCred é especializada na compra e venda de consórcios e cartas de crédito contempladas e que atua no mercado há 10 anos com máxima experiência no segmento e excelência total no atendimento ao cliente. Oferecemos o melhor preço para que você feche a venda conosco e cobrimos qualquer oferta. Efetuamos a compra da cota diretamente com o cliente, podendo assim oferecer a melhor avaliação do mercado. Realizamos a compra de cotas de várias administradoras do país de forma rápida, segura e sem burocracia.

Fale conosco

Quer fazer um excelente negócio e vender sua cota de consórcio não contemplada, contemplada, cancelada ou em atraso?
Preencha nosso formulário clicando aqui. Cadastre sua cota e realize a sua venda com agilidade, transparência e segurança na negociação. Nosso atendimento é imediato e 24 horas por dia, cobrimos todas as ofertas e efetuamos o pagamento à vista! Fale com um especialista em consórcio da ConsorcioCred.

Gostaria de saber mais? Veja aqui os depoimentos de clientes que nos escolheram e ficaram satisfeitos com o resultado.

  • Eu Paulo cancelei meu consórcio só que eu estou devendo pró Banco Bradesco eles falaram que a hora que caí o dinheiro do consórcio na minha conta bancária eles vão tomar eles podem fazer isto vocês podem me responder

    • Como cota cancelada voce só irá receber o dinheiro no final do grupo, ou se a cota for sorteada como cota cancelada, mas se não quiser receber o dinheiro na sua conta do Bradesco pode indicar outra conta de outra instituição financeira.

  • Tenho uma carta do Itaú ,vou dar um lance para ser contemplado porem preciso vender a contemplação vcs me compram?

    • Compramos, desde que aceite nossa avaliação de compra. Pode enviar um extrato no cotação@consorciocred.com?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *