Como são os processos pós contemplação? É desafiador? Tem muita gente que tem medo do consórcio devido ao procedimento pós contemplação do crédito. Não sabe como vai receber a carta, se pode aguardar para utilizar o crédito, como funciona a análise, enfim, independente de qual medo você tiver, quanto mais você fizer, praticar e treinar, mais você vai crescer.

Cada administradora tem os seus trâmites para análise da documentação e isso pode influenciar no tempo para liberação da carta de credito. Para isso, é necessário consultar a administradora de consórcio sobre como funciona o sistema de liberação do credito.

Temos certeza que no final desse conteúdo se você ler tudo você vai sair sabendo exatamente o que deve ser feito e o prazo de liberação do seu bem no detalhe.

A Administradora é a responsável por todo esse processo para que o consorciado adquira o imóvel, compre seu veículo ou contrate o serviço desejado. Após a análise da documentação exigida, a administradora entrará em contato com o cliente para informá-lo da aprovação da compra do bem. O prazo mínimo, geralmente, é de três dias úteis após a data contemplação do consórcio que acontece por lance ou sorteio.

Mas quais são, detalhadamente, os procedimentos na hora da pós contemplação para você utilizar sua carta de crédito na compra do seu imóvel ou veículo? Veja as dicas que temos para você nesse conteúdo. Temos certeza que você não vai encontrar em nenhum outro lugar na internet as dicas que encontrará nesse artigo!

Antes de começar, segura! A melhor forma de aprender sobre linhas de crédito e formas de poupar e principalmente consórcio, é não deixar de acompanhar nosso blog e nossos vídeos no nosso canal do Youtube.

Link para Webinar Gratuito Como Transformar meu consórcio em dinheiro com Fabrício Lomonaco CEO da ConsorcioCred

Carta de crédito como funciona?

A carta de crédito em um consórcio funciona como um documento que representa o valor que um consorciado tem direito a receber para a compra de um bem ou serviço, como um imóvel, automóvel, moto, ou qualquer outro item previamente definido no contrato de consórcio. Ela é o principal benefício que os participantes de um grupo de consórcio buscam. Aqui está um resumo de como a carta de crédito de consórcio funciona:

Participação no Grupo de Consórcio

Para adquirir uma carta de crédito de consórcio, você primeiro precisa se tornar parte de um grupo de consórcio. Esse grupo é composto por outros participantes que têm interesse em adquirir o mesmo tipo de bem ou serviço.

Pagamento das Parcelas

Todos os meses, os membros do grupo devem efetuar o pagamento de parcelas, que compõem o fundo comum do consórcio. Esse fundo é usado para contemplar os consorciados.

Sorteio ou Lance

A contemplação ocorre por meio de sorteio mensal ou lance. No sorteio, todos os membros do grupo têm a chance de serem contemplados, enquanto no lance, os consorciados podem oferecer um valor maior do que a parcela como forma de antecipar a contemplação.

Recebimento da Carta de Crédito

Quando um consorciado é contemplado, ele recebe a carta de crédito, que é um documento que especifica o valor que ele tem direito a utilizar para comprar o bem ou serviço desejado.

Escolha do Bem ou Serviço

Com a carta de crédito em mãos, o consorciado pode escolher o bem ou serviço que deseja adquirir, desde que esteja de acordo com a categoria definida no contrato de consórcio.

Compra do Bem ou Serviço

Após escolher o bem ou serviço, o consorciado pode usá-lo para efetuar a compra. A administradora do consórcio normalmente auxilia nesse processo.

Pagamento das Parcelas Restantes

Mesmo após a contemplação, o consorciado ainda deve continuar pagando as parcelas restantes até o final do contrato. Essas parcelas são usadas para manter o fundo comum do grupo.

Encerramento do Contrato

Uma vez que todas as parcelas tenham sido pagas e os membros do grupo tenham recebido suas cartas de crédito, o contrato de consórcio é encerrado.

É importante ressaltar que, durante o período do consórcio, não há pagamento de juros, como ocorre em financiamentos tradicionais. No entanto, os consorciados podem arcar com taxas administrativas, que variam de acordo com a administradora escolhida.

A carta de crédito de consórcio oferece uma alternativa para a aquisição de bens e serviços, permitindo que as pessoas planejem suas compras de forma colaborativa e sem a necessidade de pagamento imediato de um valor total.

Como funciona a contemplação no consórcio?

Queremos que você saia no final desse texto com outro pensamento, muito mais tranquilo em relação ao processo de análise de crédito. Mas antes você tem que saber o seguinte, como funciona a contemplação em um consórcio? O que é uma contemplação? Nesse caso existem duas formas de você ser contemplado dentro de um grupo de consórcio, sorteio e lance.

No consórcio você pode ser contemplado por lance ou por sorteio

No caso do sorteio, no dia da assembleia é sorteado um número determinado de uma cota de consórcio. Se esse número for o seu,  sua cota está contemplada e você pode pegar a carta de crédito naquele momento e entregar naquilo que você quer fazer antes mesmo de terminar o seu plano de consórcio.

Você pega o seu bem, utiliza a carta de crédito e continua pagando devidamente as parcelas para a Administradora. O único requisito para essa contemplação é você estar em dia com o seu consórcio. Então, não de bobeira, não atrase e pague em dia as parcelas do seu consórcio para não ter erro para participar do sorteio.

Fora isso, você tem a possibilidade de oferecer lances para a Administradora, que funciona como se fosse um leilão, os maiores lances a assembleia serão os contemplados. Esses lances nada mais são do que uma antecipação o seu saldo devedor, é como se você tivesse antecipando as parcelas de trás para frente do seu consórcio.

Ou seja, tendo fundo comum suficiente no grupo, isto é, arrecadação, dinheiro, mais o seu lance que você ofertou for suficiente para entregar um bem, a administradora te contempla e libera sua carta de crédito. Na prática, se tiver dinheiro no grupo e o seu lance for o vencedor, a sua carta de crédito está contemplada e você pode utilizar na hora ela para comprar o seu bem.

Caso você seja contemplado por lance, existe um período para efetivar o pagamento desse lance para a Administradora. Algumas delas trabalham com um prazo de 3 dias úteis e outras com 5, então pode variar muito, fique esperto para entender certinho com a sua administradora quanto tempo você vai ter para pagamento do lance após a contemplação.

Como fico sabendo se um consórcio foi contemplado por lance ou sorteio?

Depois da realização da assembleia mensal, a administradora de consórcio informará a todos do grupo quais foram os consorciados contemplados, tanto por sorteio quanto por lance. Por conseguinte, os contemplados devem informar à administradora qual o bem e o fornecedor escolhido por eles, indicando como será utilizado o crédito da carta: aquisição de um bem móvel, imóvel ou serviço (a categoria do bem já estará definida na assinatura do contrato de adesão).

Também deverão ser informados alguns detalhes da compra, como por exemplo, as características do bem móvel (carro, moto, caminhão, lancha, etc…), bem imóvel (casa, apartamento, terreno, casa de veraneio, reforma ou construção) ou do serviço (operação plástica, serviços odontológicos, próteses, viagens, etc…) que serão adquiridos. Além disso, informar as condições de pagamento acordadas entre o consorciado contemplado e o vendedor do bem ou serviço.

Quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio?

O tempo para ser contemplado em um consórcio pode variar consideravelmente e não pode ser previsto com precisão. A contemplação em um consórcio ocorre de duas maneiras principais.

Na maioria dos grupos de consórcio, há um sorteio mensal onde todos os participantes concorrem igualmente a serem contemplados. A cada mês, um ou mais membros são escolhidos aleatoriamente para receber a carta de crédito. A probabilidade de ser contemplado por sorteio depende do número de participantes no grupo.

Além do sorteio, os consorciados têm a opção de ofertar lances. Isso significa que, se você estiver disposto a antecipar pagamentos ou tiver recursos disponíveis para oferecer como lance, poderá aumentar suas chances de ser contemplado mais rapidamente. Os lances são ofertados em uma reunião mensal e, geralmente, quem oferece o maior lance é contemplado.

O tempo médio para a contemplação depende de vários fatores, incluindo o número total de participantes no grupo, o valor das cartas de crédito, a frequência dos lances e a sorte nos sorteios. Em alguns casos, pode levar apenas alguns meses para ser contemplado, enquanto em outros pode levar vários anos.

Se a contemplação rápida é importante para você, você pode optar por participar de grupos com um número menor de participantes ou estar disposto a ofertar lances mais altos. No entanto, é importante considerar suas finanças pessoais antes de tomar essa decisão, pois ofertar lances mais altos requer recursos financeiros adicionais. Além disso, lembre-se de que a contemplação em um consórcio é sempre um processo parcialmente baseado na sorte, e não há garantias de quando isso acontecerá.

Fui contemplado, e agora?

Caminho a ser percorrido no passo a passo pós contemplação

Beleza, fui contemplado, e agora, o que eu faço? Para ficar bem claro essa etapa para você, nós dividimos esse processo em algumas etapas, e a primeira delas é a tão temida análise de crédito.

Análise de crédito

Nesse caso, na análise de crédito, o fator principal é você poder comprovar 3x o valor da sua parcela que você paga no seu consórcio, ou seja, você tem que ter uma renda superior a 3x o valor da sua parcela atual, mas se lembre que existem duas formas de você ser contemplado, através de sorteio e outra através de lance.

No caso do sorteio o valor da parcela que você vinha pagando irá continuar igual, ou seja você vai ter que comprovar uma renda de três vezes o valor dessa parcela que você já vinha pagando. Mas se você foi contemplado por lance, o que acontece é que na hora da contemplação existem duas formas de você amortizar o seu saldo devedor, você pode diminuir a quantidade de parcelas de trás para frente do seu consórcio ou ainda você pode diluir o valor da sua parcela e diminuir ela através do lance. Nesse caso você ofertando lance e diminuindo o valor da sua parcela, fica mais fácil de comprovar a renda em relação a parcela reduzida, da nova que é muito mais baixa. Essa dica vai te ajudar muito na analise de crédito.

Mas e se de repente você possuir uma restrição no seu nome, o que acontece? Se você quer saber o que fazer se o seu crédito não foi aprovado, acompanhe esse conteúdo que te explicamos isso de forma completa.

Mas resumidamente, o que a administradora pode pedir para você é que seja apresentado um fiador para compor renda ao seu lado, e assim também assumir a responsabilidade do pagamento desse consórcio caso você não o faça. Esse pode ser um caminho.

Administradoras ligadas a grades bancos podem exigir sim que você faça a baixa da restrição que está no seu nome, ou seja, que você faça a liquidação dessa divida para somente então liberar essa carta de crédito para você.

solicitar cotação

Comprovação de renda

A segunda etapa que trouxemos para você é na hora da comprovação de renda. Ou seja, o consorciado tem que ficar ligado que cada administradora tem suas politicas de crédito, os seus documentos exigidos na hora da formalização e da utilização da sua carta de crédito.

Cada seguimento também tem sua documentação necessária, por exemplo, consórcio imobiliário, você precisa apresentar algumas certidões do terreno, do imóvel que você vai comprar. Isso já não é necessário no caso da compra de um automóvel em um consórcio de automotores ou de serviço.

Ai fica a dica, existem alguns documentos básicos que são unanimes em todas as analises de crédito na maior parte das administradoras seja de qualquer seguimento. Ou seja, estamos falando aqui do seu documento de identificação pessoal, que será o RG ou o CPF. Você pode apresentar de repente a CNH também. Se de repente você fez o seu consórcio através de pessoa jurídica, de uma empresa, você pode apresentar o CNPJ da sua empresa.

Também vai ser necessário uma comprovação de endereço através de uma conta recente, atualizada, com até 3 meses no máximo. E por último será necessário uma comprovação de renda, que varia bastante de acordo com a sua profissão. Nesse caso a comprovação de renda fica dividida em quatro etapas, basicamente quatro categorias.

CLT

A primeira categoria é referente a quem faça parte do regime CLT. Nesse caso você pode apresentar para a Administradora a sua carteira de trabalho ou de repente os três últimos holerites. Ou até nesse caso existe a opção dos 3 últimos extratos bancários.

Empresário

Segundo opção é se você for empresário. Nesse caso você tem que apresentar o contrato social da sua empresa, que mostra que você exerce a função de sócio, e além disso o prolabore, que também serve como comprovação.

Além disso, se você fez o seu consórcio em pessoa jurídica, nesse caso você precisa apresentar o contrato social da sua empresa e também o faturamento dos últimos 12 meses da sua empresa assinado por um contador.

Funcionário público

Se você é funcionário público, nesse caso você pode apresentar uma comprovação do funcionalismo público que você exerce ou os 3 últimos extratos bancários.

Em qualquer um desse casos você também pode apresentar o seu imposto de renda, que também serve sim como comprovação.

Autônomo

A última categoria é se você for um autônomo. Nesse caso a Administradora pode pedir que você apresente uma comprovação de que você exerce essa atividade. Você pode pedir um decore para o seu contador, ele faz e você apresenta para a Administradora.

Ou também é possível apresentar, como nos outros casos, os três últimos extratos bancários. Cada administradora trabalha de uma forma e tem seus níveis de exigência quanto a documentação para comprovação de renda.

Escolha e indicação do bem

Nossa terceira etapa é referente a hora de indicar o bem que você vai comprar. Nesse caso você pode comprar qualquer bem que esteja enquadrado dentro da categoria do seu consórcio, ou seja, consórcio de imóveis permitiram a aquisição de qualquer bem dessa categoria, uma casa, um terreno e por aí vai.

No caso de automóveis você pode pegar veículos automotores em geral, como a compra e um carro, seja novo ou usado, um caminhão, uma máquina agrícola, uma moto, um avião, uma embarcação e por aí vai. Você tem opções de usar sua carta de crédito para comprar qualquer bem dentro do seguimento em qualquer região do Brasil.

Fique ligado nas regras da Administradora, alguma possuem regras na utilização da carta de crédito no pós contemplação

Mas fique atento, algumas administradoras impõe regras na utilização da carta quanto ao limite do ano do carro, da alienação. Isto é, se você vai comprar um carro usado, fique esperto, pois algumas administradoras permitem a compra de carros até 3 anos de uso, enquanto outras permitem até 15 anos.

Então a melhor coisa que você pode fazer é procurar um bom especialista no produto consórcio para indicar de fato um grupo ideal para você, que se encaixe dentro daquilo que você pretende comprar para assim não ter problemas depois.

Após informar a sua escolha para a administradora, é necessário que o consorciado providencie toda a documentação necessária para a avaliação do bem, aprovação e liberação do crédito. Estes documentos garantirão a segurança jurídica da transação. Todo o processo é feito diretamente entre a administradora do consórcio e o fornecedor do bem.

Quando a administradora receber toda a documentação solicitada por ela, fará a análise da mesma e, caso seja necessário, poderá solicitar informações adicionais ou mais atualizadas. Com todos os documentos conferidos e aprovados, o analista do processo entrará em contato por telefone ou e-mail com o consorciado para informar sobre a finalização do processo e o tempo para a liberação da carta de crédito.

Fui contemplado por lance, e agora?

Quando você é contemplado dessa forma, algumas etapas e decisões importantes devem ser tomadas. Após ser contemplado, é importante entrar em contato com a administradora do consórcio o mais rápido possível. Eles irão fornecer orientações específicas sobre os próximos passos.

Certifique-se de entender qual foi o valor do lance que você ofertou para ser contemplado e qual foi a forma de lance. Se você utilizou o lance embutido, por exemplo, esse valor será descontado do total do seu crédito quando você utilizar a carta.

Mesmo após a contemplação, você continuará a pagar as parcelas restantes do seu consórcio até que ele seja totalmente quitado. Essas parcelas podem ser reduzidas com o uso da carta de crédito, mas ainda precisam ser pagas até o final do plano.

Lembre-se de que as regras e procedimentos podem variar de acordo com a administradora e o contrato de consórcio específico. Certifique-se de ler atentamente o contrato e de seguir as orientações da administradora para garantir que a transação seja concluída com sucesso.

Qual o tempo para liberação de carta de crédito?

O tempo para a liberação da carta de crédito em um consórcio pode variar de acordo com vários fatores, incluindo a administradora do consórcio, o tipo de consórcio e o andamento do grupo de consorciados.

A carta de crédito só é liberada quando você é contemplado, seja por meio de sorteio ou lance. O tempo até a contemplação depende da sorte e do valor do lance que você oferecer, se aplicável.

Após a contemplação, você normalmente terá que esperar aos trâmites legais para que sua carta de crédito seja oficialmente liberada.

Tempo para liberação da carta de crédito também depende das garantias

Quanto tempo demora para liberação da carta de crédito? Para garantir que o consorciado contemplado conseguirá efetuar o pagamento das mensalidades em dia (saldo devedor), a administradora exigirá garantias para que a carta de crédito seja liberada. As garantias exigidas devem estar discriminadas no contrato de consórcio, de forma que o participante tenha como avaliar se terá, ou não, condições de atendê-las caso seja contemplado. Se o contemplado não conseguir apresentar as garantias exigidas, os valores a que teria direito serão depositados em uma conta de rendimentos. Neste caso, o consorciado terá que manter os pagamentos e, ao final do grupo, poderá retirar o valor contratado.

O bem adquirido pode ser dado como garantia do consórcio

Se suas garantias forem aprovadas, o crédito será liberado e então o consorciado poderá efetivar a compra do bem. O próprio bem a ser adquirido com a carta de crédito contemplada poderá ficar alienado fiduciariamente pelo consorciado em favor da administradora, nos termos da legislação em vigor. Desta forma o consorciado mantém a posse e transfere a propriedade do bem para a administradora, por meio de contrato específico a ser celebrado. Também é possível oferecer outro bem em seu nome em garantia, caso o consorciado deseje e a administradora aprove.

Tempo para liberação da carta de credito em cada administradora

Qual o tempo para liberação de carta de crédito Bradesco? Qual o tempo para liberação de carta de crédito Caixa? Tempo para liberação de carta de crédito Itaú? E Porto Seguro? Essa dúvida é muito frequente no dia-dia do consorciado. E ela não existe uma resposta concreta. Tudo vai depender da documentação estar certinha.

Aqui na ConsorcioCred nós sempre visamos as administradoras que tentam desburocratizar o processo de liberação do crédito para assim tornar isso mais rápido, melhorando a experiência do cliente. Alguma das administradoras insistem em dificultar essa parte para o cliente, e é aí que entramos com nossa longa experiência de mercado para pressionar essas administradoras e exigir maior agilidade delas.

Podemos afirmar com propriedade que a administradora que tem o menor tempo para liberação do crédito é a Porto Seguro, uma de nossas principais parceiras.

Liberação do crédito do consórcio e o pagamento

Após a documentação ser aprovada, o crédito será liberado para o consorciado que já pode utilizá-lo para a aquisição do bem móvel, imóvel ou serviço.

No caso de reforma ou construção, o consorciado também deverá providenciar, por meio de profissional especializado, cronograma físico-financeiro, memorial descritivo, projeto, planta e alvará aprovados pelas autoridades competentes.

A liberação do crédito referente à construção está subordinada a análise e aprovação dos documentos exigidos pela administradora, bem como à realização de laudo comprobatório expedido por empresa especializada, a ser contratada pela administradora, cujos custos são de responsabilidade do consorciado contemplado.

A liberdade na escolha do bem que será adquirido

A legislação dá ao consorciado liberdade na escolha do bem, desde que este pertença à mesma classe do produto previsto no contrato, quanto do fornecedor. Mas, se o produto for mais caro terá que pagar a diferença de preço. Se, por outro lado, o produto for mais barato, a diferença poderá ser descontada nas prestações vencidas.

Se o consorciado estiver na dúvida quanto à compra do bem também não há problema. Ele tem até o encerramento do seu grupo para escolher o bem e utilizar sua carta de crédito. Até lá, o valor é corrigido monetariamente. Mas, neste caso, o cotista deverá pagar integralmente a dívida com a administradora, valor que será deduzido do crédito a que ele tem direito.

Existe prazo para eu utilizar minha carta de crédito?

Independente da forma que você for contemplado, sorteio ou lance, tanto faz, fique tranquilo, você não precisa ter pressa para utilizar essa carta de crédito. Se você vai de repente fez um consórcio de carro para comprar um veículo usado, você pode pesquisar bem, vai com calma, tranquilo, olhe o melhor carro para você, leva no mecânico, testa, porque você tem tempo, pode deixar sua carta de crédito parada enquanto você escolhe o bem que quer para assim fazer o melhor negócio, principalmente porque o pagamento do consórcio é à vista, logo, você tem poder de compra para também fazer uma ótima negociação com que está vendendo o carro.

Não se preocupe, nesse meio tempo a sua carta de crédito fica aplicada junto a Administradora, rendendo ao seu favor, são juros que correm para você enquanto você escolhe o melhor bem na hora da sua compra.

A carta pode ser descontemplada?

Uma carta de crédito pode ser descontemplada? A verdade é que sim, pode ser descontemplada sim. Por exemplo, se você não conseguiu passar na análise de crédito, não conseguiu utilizar o seu crédito para a compra do seu bem, ficou lá parado e de repente você parou de honrar os pagamentos com a Administradora, você se tornou inadimplente, agora você é um devedor, é preciso honrar os pagamentos daquele dinheiro que está lá.

Neste caso a Administradora pode descontemplar a sua carta de crédito e se você continuar a não honrar os pagamentos ela pode ser cancelada.

Nesse caso você tem direito sim a receber seus valores de volta. Resumidamente o que ocorre é que pelo banco central você tem que ser contemplado como cota cancelada para receber esse valor a ser restituído.

Mas, se você não tiver tempo para esperar, existe sim uma solução, que é vender esse seu consórcio. Se você foi contemplado mas não teve o seu crédito aprovado logo não faz mais sentido continuar pagando essa cota, não deixe sua cota cancelar por falta de pagamento venda ela antes para a ConsorioCred.Z

Porque o Consórcio Contemplado é a melhor opção?

Para quem não deseja esperar ser contemplado por lance ou sorteio, existe a opção da compra de uma carta de crédito de consorcio já contemplado, onde o cliente investe uma entrada referente ao valor da cota pago até o momento da sua transferência e já tem a posse da carta de crédito, ou seja, o tempo para liberação da carta de credito é de imediato, e então continua efetuando o pagamento das mensalidades restantes até o término do grupo.

A compra de um consórcio ou carta de crédito contemplada é a melhor forma para se adquirir bens móveis, imóveis ou serviços. É um excelente negócio que permite ao consorciado realizar seus sonhos e projetos de maneira planejada, segura e com mensalidades acessíveis sem a cobrança de juros. Além de possibilitar ao consorciado contemplado adquirir o bem ou serviço pagando à vista e assim negociar descontos diretamente com o fornecedor.

Como receber carta de crédito como pagamento?

Para receber a carta de crédito como pagamento, você precisa seguir alguns passos específicos dentro do processo de um consórcio. A carta de crédito é uma promessa de pagamento emitida pela administradora do consórcio para a aquisição de um bem ou serviço.

Primeiro, você deve ser contemplado em seu grupo de consórcio. Isso pode ocorrer por meio de sorteio mensal ou ao dar um lance vencedor durante uma assembleia.

Após a contemplação, entre em contato com a administradora do consórcio para obter a lista de documentos e informações necessárias para iniciar o processo de liberação da carta de crédito. Normalmente, você precisará apresentar documentos pessoais, comprovantes de renda e outros documentos relevantes.

Após escolher o bem ou serviço, você deve entrar em contato com o fornecedor ou vendedor para negociar os detalhes da compra. Certifique-se de que o valor do bem ou serviço esteja dentro do limite da carta de crédito.

Pagamento e Transferência

A administradora do consórcio normalmente efetua o pagamento diretamente ao fornecedor ou vendedor em seu nome. Certifique-se de seguir todos os procedimentos e requisitos da administradora para garantir que o pagamento seja processado corretamente.

Depois que a administradora do consórcio efetuar o pagamento, você pode usufruir do bem ou serviço adquirido.

Certifique-se de seguir os procedimentos e requisitos específicos da administradora do consórcio, pois eles podem variar dependendo da empresa e do tipo de consórcio. É importante ler e compreender completamente o contrato do consórcio para garantir uma transação bem-sucedida.

Quanto tempo demora para a carta de crédito pagar o vendedor?

O tempo que leva para a carta de crédito do consórcio pagar o vendedor pode variar dependendo de vários fatores, incluindo as políticas da administradora do consórcio, a documentação necessária e a velocidade com que todas as partes envolvidas cumprem os requisitos.

Uma vez que você e o vendedor cheguem a um acordo, a administradora do consórcio geralmente solicitará uma série de documentos, incluindo o contrato de compra e venda, para realizar a análise e aprovação da transação do bem que está sendo transacionado. Isso pode levar alguns dias, dependendo da eficiência da administradora.

Após a aprovação da administradora, você e o vendedor devem assinar o contrato de compra e venda, formalizando a transação.

Após a assinatura do contrato e a conclusão de todos os requisitos, a administradora do consórcio liberará os recursos da carta de crédito para o vendedor. Esse processo pode variar em termos de tempo, mas geralmente é feito em alguns dias úteis.

Dito isso, o tempo total que leva para a carta de crédito pagar o vendedor depende, portanto, de quanto tempo leva para encontrar o bem ou serviço desejado, negociar os termos e principalmente fornecer a documentação necessária, obter a aprovação da administradora e concluir a transação. Em muitos casos, esse processo pode ser concluído em algumas semanas, mas pode variar.

Como imóveis vão exigir uma documentação mais robusta, o processo de pagamento vai levar mais tempo, em torno de 1 mês. No caso de veículos apenas cerca de 7 dias.

Fui contemplado mas não quero usar a carta de crédito agora

Se você foi contemplado em um consórcio, mas não deseja utilizar a carta de crédito imediatamente, você tem algumas opções, dependendo das regras da administradora do consórcio e do tipo de contrato que você possui. Aqui estão algumas alternativas comuns:

Aguardar o Momento Certo

Você pode optar por esperar até que o momento certo para utilizar a carta de crédito chegue. Isso pode acontecer quando encontrar o bem ou serviço desejado, quando as condições do mercado estiverem mais favoráveis ou quando suas circunstâncias financeiras estiverem mais estáveis.

Se você não tem pressa em utilizar a carta de crédito, pode simplesmente mantê-la ativa e aguardar até que suas circunstâncias mudem ou até que você encontre uma oportunidade adequada para utilizá-la.

Vender a Carta de Crédito

Em alguns casos, é possível vender sua carta de crédito para terceiros. Isso pode ser feito diretamente com pessoas interessadas em adquirir a carta de crédito ou por meio de empresas especializadas nesse tipo de transação. No entanto, essa opção também está sujeita a regulamentações específicas e às regras da administradora.

Receber o Valor em Dinheiro

Em alguns casos,  é possível que a administradora permita que você receba o valor da carta de crédito em dinheiro. Para isso é necessário estra contemplado e com o saldo devedor da cota quitado. Feito isso, depois de 180 dias será possível resgatar o valor da carta de crédito em espécie.

Na ConsorcioCred o tempo para liberação da carta de crédito é rápido!

A ConsorcioCred é uma empresa especializada na compra e venda de consórcios e cotas contempladas. Todo o processo para a liberação do crédito para a aquisição do bem é realizado com transparência e rapidez.

Escolha nos links abaixo uma carta de crédito contemplada que atenda a sua necessidade:

Realize o seu sonho ou projeto agora mesmo!

Realize seus sonhos com carta de crédito já contemplada