Tempo para liberação da carta de credito contemplada

Cada administradora tem os seus trâmites para análise da documentação e isso pode influenciar no tempo para liberação da carta de credito. Para isso, é necessário consultar a administradora de consórcio sobre como funciona o sistema de liberação do credito.

Tempo para liberação da carta de credito

Ela é a responsável por todo esse processo para que o consorciado adquira o imóvel, compre seu veículo ou contrate o serviço desejado. Após a análise da documentação exigida, a administradora entrará em contato com o cliente para informá-lo da aprovação da compra do bem. O prazo mínimo, geralmente, é de três dias úteis após a data contemplação do consorcio que acontece por lance ou sorteio.

Porque o Consórcio Contemplado é a melhor opção?

Para quem não deseja esperar ser contemplado por lance ou sorteio, existe a opção da compra de uma carta de crédito de consorcio já contemplado, onde o cliente investe uma entrada referente ao valor da cota pago até o momento da sua transferência e já tem a posse da carta de crédito, ou seja, o tempo para liberação da carta de credito é de imediato, e então continua efetuando o pagamento das mensalidades restantes até o término do grupo.

Consorcio não tem juros é a melhor forma para se adquirir bens com pagamento parcelado

A compra de um consórcio ou carta de crédito contemplada é a melhor forma para se adquirir bens móveis, imóveis ou serviços. É um excelente negócio que permite ao consorciado realizar seus sonhos e projetos de maneira planejada, segura e com mensalidades acessíveis sem a cobrança de juros. Além de possibilitar ao consorciado contemplado adquirir o bem ou serviço pagando à vista e assim negociar descontos diretamente com o fornecedor.

A contemplação no consorcio acontece por lance e/ou sorteio

No consórcio existem duas maneiras de ser contemplado: o consorciado pode ser sorteado em uma das assembleias que ocorrem mensalmente pela administradora ou através da oferta de lance. O maior lance oferecido na assembleia é o contemplado. A contemplação, para os clientes que optam pela compra do consórcio, é o momento mais aguardado, pois é quando ele tem a oportunidade de conseguir a carta de crédito e finalmente adquirir o tão sonhado bem. Mesmo após essa conquista, é preciso passar por um processo de avaliação do bem e análise de crédito antes de concretizar a compra.

Como fico sabendo se um consórcio foi contemplado por lance ou sorteio?

Depois da realização da assembleia mensal, a administradora de consórcio informará a todos do grupo quais foram os consorciados contemplados, tanto por sorteio quanto por lance. Por conseguinte, os contemplados devem informar à administradora qual o bem e o fornecedor escolhido por eles, indicando como será utilizado o crédito da carta: aquisição de um bem móvel, imóvel ou serviço (a categoria do bem já estará definida na assinatura do contrato de adesão).

Também deverão ser informados alguns detalhes da compra, como por exemplo, as características do bem móvel (carro, moto, caminhão, lancha, etc…), bem imóvel (casa, apartamento, terreno, casa de veraneio, reforma ou construção) ou do serviço (operação plástica, serviços odontológicos, próteses, viagens, etc…) que serão adquiridos. Além disso, informar as condições de pagamento acordadas entre o consorciado contemplado e o vendedor do bem ou serviço.

Avaliação do bem, aprovação e liberação do crédito do consórcio

Após informar a sua escolha para a administradora, é necessário que o consorciado providencie toda a documentação necessária para a avaliação do bem, aprovação e liberação do crédito. Estes documentos garantirão a segurança jurídica da transação. Todo o processo é feito diretamente entre a administradora do consórcio e o fornecedor do bem.

Quando a administradora receber toda a documentação solicitada por ela, fará a análise da mesma e, caso seja necessário, poderá solicitar informações adicionais ou mais atualizadas. Com todos os documentos conferidos e aprovados, o analista do processo entrará em contato por telefone ou e-mail com o consorciado para informar sobre a finalização do processo e o tempo para a liberação da carta de crédito.

O Tempo para liberação da carta de credito também depende das garantias!

Para garantir que o consorciado contemplado conseguirá efetuar o pagamento das mensalidades em dia (saldo devedor), a administradora exigirá garantias para que a carta de crédito seja liberada. As garantias exigidas devem estar discriminadas no contrato de consórcio, de forma que o participante tenha como avaliar se terá ou não, condições de atendê-las caso seja contemplado. Se o contemplado não conseguir apresentar as garantias exigidas, os valores a que teria direito serão depositados em uma conta de rendimentos. Neste caso, o consorciado terá que manter os pagamentos e, ao final do grupo, poderá retirar o valor contratado.

O bem adquirido pode ser dado como garantia do consórcio!

Se suas garantias forem aprovadas, o crédito será liberado e então o consorciado poderá efetivar a compra do bem. O próprio bem a ser adquirido com a carta de crédito contemplada poderá ficar alienado fiduciariamente pelo consorciado em favor da administradora, nos termos da legislação em vigor. Desta forma o consorciado mantém a posse e transfere a propriedade do bem para a administradora, por meio de contrato específico a ser celebrado. Também é possível oferecer outro bem em seu nome em garantia, caso o consorciado deseje e a administradora aprove.

Liberação do crédito do consórcio e o pagamento

Após a documentação ser aprovada, o crédito será liberado para o consorciado que já pode utilizá-lo para a aquisição do bem móvel, imóvel ou serviço.
No caso de reforma ou construção, o consorciado também deverá providenciar, por meio de profissional especializado, cronograma físico-financeiro, memorial descritivo, projeto, planta e alvará aprovados pelas autoridades competentes.

A liberação do crédito referente à construção está subordinada a análise e aprovação dos documentos exigidos pela administradora, bem como à realização de laudo comprobatório expedido por empresa especializada, a ser contratada pela administradora, cujos custos são de responsabilidade do consorciado contemplado.

A liberdade na escolha do bem que será adquirido com o credito liberado do consórcio

A legislação dá ao consorciado liberdade na escolha do bem, desde que este pertença à mesma classe do produto previsto no contrato, quanto do fornecedor. Mas, se o produto for mais caro terá que pagar a diferença de preço. Se, por outro lado, o produto for mais barato, a diferença poderá ser descontada nas prestações vincendas.

Se o consorciado estiver na dúvida quanto à compra do bem também não há problema. Ele tem até o encerramento do seu grupo para escolher o bem e utilizar sua carta de crédito. Até lá, o valor é corrigido monetariamente. Mas, neste caso o cotista deverá pagar integralmente a dívida com a administradora, valor que será deduzido do crédito a que ele tem direito.

Na ConsorcioCred o tempo para liberação da carta de crédito é de imediato!

A ConsorcioCred é uma empresa especializada na venda de consórcios e cotas contempladas. Todo o processo para a liberação do crédito para a aquisição do bem é realizado com transparência e rapidez. Realize o seu sonho ou projeto agora mesmo!
Entre em contato conosco e adquira já seu consórcio ou carta de crédito contemplada. É fácil, rápido e sem complicação!

Escolha nos links abaixo uma carta de crédito contemplada que atenda a sua necessidade

Share this: