ACESSAR MARKETPLACE

Posso mudar o valor da minha carta de crédito de consórcio?

6/20/2022 Paulo Amaro Da S. M. Santos

Uma das principais dúvidas de quem tem um consórcio é se é possível alterar o valor da carta de crédito. Antes de mais nada, saiba que sim, é possível, mas apenas em alguns casos. Nós da Consorciocred somos especialistas em consórcio, a mais de 20 anos trabalhamos no seguimento e hoje viemos esclarecer essa dúvida para você.

Mas antes de entrar a fundo nessa questão, é preciso que você entenda alguns conceitos que vamos apresentar ao longo desse artigo.

O que é o grupo do consórcio?

No sistema de consócio, quando você faz a aquisição do consórcio você precisa escolher o grupo que você vai aderir. Se você pretende comprar um carro de R$50.000,00 é preciso encontrar um grupo que permita a compra dessa categoria, desse bem objeto, e que te libere justamente esse valor depois de contemplado por sorteio ou lance.

A carta de crédito é seu instrumento para realizar a compra desse bem. Você pode comprar qualquer bem de qualquer marca, desde que respeite as regras do seu contrato.

Se atente a sua compra, pois cada contrato possui suas características em relação ao seguimento.

O que é a categoria do consórcio?

O que isso quer dizer? É simples, se você tem uma carta de automóvel não pode comprar um imóvel, e vice-versa. E é ai  que entramos onde queríamos chegar, a mudança de planos na vida das pessoas. Pessoas fazem consórcio cedo, o tempo vai passando e os planos vão mudando.

É possível trocar a categoria do meu consórcio?

Se você quer trocar a categoria do seu consórcio, infelizmente não é possível realizar a troca. Uma categoria de imóvel só pode comprar coisas relacionadas ao ramo imobiliário. Se você tem uma carta de serviço pode utilizar para a categoria de serviço. Para veículo a mesma coisa.

Posso aumentar o valor do meu consórcio?

De fato a troca de categoria não é uma possibilidade. Mas referente a alteração do valor da carta de crédito do consórcio, vai depender muito da administradora, em alguns casos é possível, em outros não.

Na hora de fazer uma alteração o que é analisado? Primeiro se o seu grupo de consórcio suporta essa alteração. Os grupos são lançados de acordo com as regras do Banco Central, onde existe uma faixa do crédito que pode ser disponibilizado por grupo. O crédito máximo tem que ser o dobro do mínimo. Ou seja, grupos de 20 a 40 mil, de 40 a 80 mil.

O aumento do valor da sua carta de crédito é possível de ser feito na maioria das administradora, mas claro, respeitando seu poder aquisitivo, ou seja, sua capacidade financeira de continuar pagando a carta de crédito num novo valor e obviamente com seu saldo devedor recalculado e o valor da sua parcela também.

Posso diminuir o valor do meu consórcio?

O problema é que a maioria das administradoras dificultam o inverso, que é diminuir o valor da carta de crédito, pois isso diminui o fundo comum do grupo. Imagine uma situação em que varias pessoas solicitaram a redução da carta de crédito, o fundo comum diminui e a saúde financeira do grupo começa a ser abalada.

Hoje grande parte das administradoras não permitem a redução do valor da sua carta de crédito, salvo as suas excessões. A redução do valor da sua carta de crédito é complicada na maioria dos casos.

É preciso ver também se o seu grupo suporta essa redução. Se o mínimo do seu grupo for 20 mil e sua carta já for desse valor, é impossível diminuir. Isto é, se a sua carta de crédito for a menor faixa do grupo, é impossível realizar a redução.

Existem sim administradoras que permitem essa redução para ajustar o valor das parcelas a sua nova realidade financeira, mas em muitos dos casos não existe essa possibilidade.

Posso alterar o valor da carta de crédito depois de contemplado?

Você não consegue fazer a alteração do valor contratual da sua carta de crédito depois da contemplação, com excessão de alguns benefícios especiais de alguns grupos específicos de consórcio, mas em boa parte você não pode.

Se você foi contemplado e seus planos mudaram, você precisa de um carro de maior valor, o que fazer? Existem casos onde é possível realizar a junção de cartas de crédito para chegar ao valor necessário. Mas isso também vai depender da administradora da cota.

Como solicitar a alteração?

Para descobrir se a sua administradora possibilita a alteração ou até mesmo já fazer a requisição da mudança, é muito simples. Algumas administradoras hoje já permitem a visualização dos créditos possíveis de serem atualizados no portal do consorciado online.

Mas na maioria delas, basta ligar na central de atendimento e pedir a informação. Se for confirmada a possibilidade da alteração, você já pode fazer a requisição por lá mesmo.

Se eu não puder alterar o valor, qual a saída?

Não existe portabilidade de grupo em consórcio e a alteração do valor não é uma possibilidade na sua administradora? Qual a saída então? Uma delas para resolver esse problema de forma prática e rápida é fazer a venda da sua carta de crédito. Sim, isso é possível.

Existem empresas especializadas que atuam nesse mercado chamado de mercado secundário de cotas. Muitas pessoas que tem o seu consórcio cancelado ou pretendem cancelar ele procuram essas empresas e vendem suas cotas para ela, conseguindo dessa forma liquidez imediata, recebendo à vista.

É claro que existe sim a perda de parte do que já foi pago, como a taxa de administração e o spread operacional da empresa responsável pela compra, mas em contra partida se recebe de forma imediata.

Se você tem um consócio de valor maior que o bem desejado e sua administradora não permite a redução do valor da carta de crédito, procure uma empresa para comprar sua cota, receba parte do valor investido de volta e, com o dinheiro em mãos, entre em um novo consórcio imobiliário, já com o recurso próprio que foi capitalizado e assim podendo dar lance.

Qual empresa faz a compra de consórcios?

Qual a melhor empresa para resolver essa situação? A Consorciocred faz a compra de cotas de consórcio contemplado, não contemplado cancelado e até mesmo com parcelas em atraso.

Trabalhamos a mais de 20 anos com operação de compra e venda de cartas de crédito. Pessoas que queriam desistir do seu consórcio e no caminho encontraram a Consorciocred conseguiram assim ter liquidez de forma imediata e segura.

O melhor de tudo é que tudo pode ser feito de forma digital, sem precisar de papelada. Com isso, você pode tocar os seus planos, entrar em um novo grupo de consórcio, fazer essa troca de categoria e usar o valor recebido como lance.

Como vender meu consórcio para a Consorciocred?

Se após as informações recebidas o seu desejo for vender sua cota para a Consorciocred ou somente saber mais informações a respeito da venda de cotas, preencha o formulário abaixo e recebe no seu e-mail nossas dicas e tudo sobre como funciona a venda de cotas.

Quer receber mais informações sobre como vender seu consórcio?

Deixe seus dados e te enviamos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

Compartilhe por:
Sugestões de posts para você

ConsorcioCred.com - Creci 119790 -
CNPJ: 05.099.104/0001-19

Rua São Bento 470 - SALA 410 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01010-001

Ver no Google MapsPolítica de Privacidade