Carta de crédito contemplada, o que é?

A carta de crédito contemplada é um documento que o consorciado recebe caso faça o lance vencedor ou seja sorteado em seu grupo de consórcio.

Essa carta é bem simples e possui uma importância gigantesca, pois é ela quem permite a compra de bens ou a contratação de serviços desejados.

Todos os participantes serão contemplados, no entanto, a administradora não pode garantir o momento que isso vai acontecer. Pode ser que seja logo no primeiro mês ou no último.

Você está interessado em participar de um consórcio, mas está inseguro quanto ao seu funcionamento? Leia este artigo para esclarecer as principais dúvidas acerca da contemplação.

Como funciona a contemplação?

Como já comentado, a contemplação pode acontecer por dois métodos: sorteio ou maior lance.

Os consorciados participantes do sorteio são escolhidos aleatoriamente pelo número de suas cota em sua maior parte pela extração da loteria federal, isso ocorre nas principais administradoras, com total transparência no processo de contemplação. A combinação de números sorteados determina o vencedor da carta de crédito contemplada, conforme critérios do regulamento do consórcio.

Vale lembrar que para que os sorteios ocorram, a situação do fundo comum precisa estar favorável, ou seja, são necessários recursos financeiros suficientes depositados no fundo para que os consorciados sejam contemplados.

É por esse motivo que a participação nos sorteios é restrita para participantes que estão em dia com suas parcelas.

Já a oferta do lance é uma maneira mais rápida de conseguir antecipar a aquisição do bem.

Os lances são ofertados previamente à realização da assembleia, normalmente, até 23h59 do dia anterior, por e-mail, aplicativo ou telefone.

A cota de maior lance recebe a carta de crédito contemplada. Porém, não se preocupe, caso seu lance não seja o vencedor, não vai perder nada e poderá faze-lo no próximo mês.

Qual procedimento devo usar para utilizar a carta de crédito contemplada?

Você precisa saber que a carta de crédito é um documento com finalidade exclusiva. Por exemplo, se você participou de um consórcio automotivo, ela só serve para negócios que envolvam veículos automotores.

Caso tenha participado de um imobiliário, funciona para imóveis comercias, residenciais, reforma ou construção, aquisição de terrenos e quitação de financiamento.

Mesmo com essa limitação, as cartas de crédito apresentam uma ótima versatilidade e podem ser utilizadas de muitas formas, como:

  • Aquisição do bem desejado. Para concluir esse objetivo basta fornecer alguns dados do vendedor para a administradora de consórcio (documentos do bem e informações bancárias).
  • Para imóveis, é preciso pedir a escritura devidamente registrada. Já para automóveis, o consorciado deve informar o modelo, número de chassi e o respectivo ano de fabricação. Favor atentar com o limite de ano de fabricação aceito pela Administradora no momento da contratação e faturamento do bem!
  • Contração de serviços (tratamentos estéticos, festas de casamento e de formatura e viagens)
  • Quitação de financiamento (a restrição é que o valor a ser quitado seja menor ou igual do que a carta de crédito do consórcio).
  • Resgate do investimento (esse processo só pode ser realizado no final do seu grupo de consórcio ou 180 após a contemplação da cota com a quitação do consórcio)

Posso comprar uma carta de crédito contemplada?

A resposta é: SIM. A compra de carta de crédito contemplada, segundo a Lei dos Consórcios, é totalmente legal.

O ato da compra de uma carta nessas condições equivale a pagar para entrar em um consórcio já no status de membro contemplado, já concluindo seu objetivo.

Para fazer essa aquisição, tudo que você precisa é encontrar um consorciado que já tenha sido contemplado e tenha interesse em negociar sua carta ou uma empresa como o Consorciocred especializada nesse tipo de operação, onde será transferido o crédito e o valor do saldo devedor  remanescente da cota. 

Será necessário que você quite o valor que foi pago até a contemplação e assuma as parcelas restantes e possível  ser cobrado um ágio sobre o valor dessa carta. Isso significa pagar um preço maior do que efetivamente foi pago por adquirir um crédito já contemplado.

Por exemplo, o crédito é de R$ 100 mil, com 10 mil pago e o dono original quer vende-lo por R$ 25 mil, o ágio nessa situação seria de 15 mil.

Os motivos que levam uma pessoa a desistir da carta de crédito contemplada podem variar bastante, pode ser por perde interesse, alguma alteração na situação financeira ou até mesmo que tenha alcançada sua meta por outros meios.

O fato é que é bem comum encontrar ofertas de carta de crédito contemplada, inclusive, existem  empresas que negociam a compra da carta para revenda futura, com todas as garantias contratuais que irão assegurar a contemplação.

Fui contemplado. O que devo fazer agora?

Ainda com sua cota contemplada, você tem obrigações com o grupo, as parcelas precisam continuar sendo pagas mensalmente até que o tempo do consórcio termine.

Para que a administradora libere a carta de crédito contemplada para você, é preciso que ela avalie seu cadastro no consórcio primeiro.

Desse modo, o consorciado deve apresentar algumas garantias ao grupo de consórcio que faz parte.

Para a análise ser aprovada, o bem a ser adquirido deve ser vistoriado pela Administradora e os documentos em perfeita ordem jurídica, dessa forma a carta de crédito será liberada e o faturameto do bem deve ocorrer tranquilamente.

Os documentos exigidos variam de acordo com o bem ofertado. Porém, de modo geral, alguns podem ser citados:

  • Ficha cadastral completa e assinada
  • Cópia de RG ou CNH e CPF ou CNPJ
  • Cópia de comprovante de residência atualizado e no nome do consorciado
  • Comprovante de renda, caso seja solicitado (3 últimos contracheques e cópias de foto, qualificação civil e último registro de trabalho. Caso seja aposentado, deve apresentar cópia do cartão de benefício e seu último extrato de pagamento)

Conclusão

Com este conteúdo, procuramos explicar todas as principais dúvidas sobre carta de crédito contemplada. O consórcio é uma excelente opção para te ajudar a poupar dinheiro.

A contemplação pode ocorrer por meio do sorteio ou lance, e pode ser usada de várias maneiras: para aquisição de bens, para contratação de serviços, quitação de financiamento e até recebimento do valor em dinheiro.

Agora que você já sabe como funciona a carta de crédito em um consórcio, com toda certeza está mais preparado para decidir qual é o melhor caminho para concluir seus objetivos.

 

Caso tenha interesse, a Consorciocred pode ajudar na aquisição de cartas de crédito já contempladas de imóveis, veículos e veículos pesados.

Este artigo foi postado em blog