ACESSAR MARKETPLACE

Como funciona o lance no consórcio? Entenda tudo aqui!

4/19/2022 Paulo Amaro Da S. M. Santos

Quem faz um consórcio busca ser contemplado o mais rápido possível, certo. Mas como fazer isso? Uma das principais formas de conseguir ser contemplado no consórcio sem depender da sorte é por meio do lance. Nele você consegue, de certa forma, programar sua contemplação. Quer saber como?

Ao ofertar um lance no consórcio, você está pagando de forma adianta parte do saldo devedor restante da sua cota. Em outras palavras, você está adiantando o pagamento das parcelas.

Para dar um lance é muito simples, basta, antes da assembleia daquele mês, o consorciado entrar em contato com a Administradora da cota para registrar formalmente o interesse em dar um lance.

Como funcionam os tipos de lance no consórcio?

O lance é uma das formas mais comuns de antecipar sua contemplação em um consórcio. Temos dois tipos de lance, o lance fixo e o lance livre.

Lance fixo

O lance fixo é onde todo mundo tem o mesmo poder de lance todos os meses.

Vamos exemplificar: Nós damos o lance fixo de 30%. Esse lance vai concorrer com outras pessoas do grupo que darão exatamente o mesmo lance naquela assembleia. Esse é o lance fixo.

Lance livre

A outra modalidade de lance é o lance livre. Neste caso você pode ofertar o lance máximo que conseguir. O maior lance será o vencedor.

Dependendo do caixa do grupo você tem uma pessoa contemplada por lance fixo e um número maior de contemplados por lance livre, claro, dependendo da saúde financeira do grupo.

Lance embutido

O lance embutido pode ser usado como forma de pagamento do lance vencedor, seja ele fixo ou livre. Isto é, caso o consorciado oferte o lance campeão, o pagamento do mesmo poderá ser realizado através do lance embutido, ou seja, utilizando parte da carta de crédito como forma de pagamento do lance. Essa é uma maneira de ser contemplado mais rápido sem ter que colocar recursos próprios.

Como definir o valor de lance para ser contemplado?

Os grupos novos, recém formados, terão uma média de lance maior. Por exemplo, você fecha um grupo hoje, com cerca de 500 participantes. Na primeira assembleia, esse grupo terá um percentual de lance em torno de 50% a 60%, isso é o que se costuma ver no mercado nos anos iniciais.

Este valor tende a cair com o decorrer dos anos. Ou seja, quanto mais parcelas pagas e quanto maior a quantidade de cotas contempladas, o lance tende a cair. Se você não tiver tanta pressa vale a pena esperar um pouco até que o lance caia, e aí você pode ir vendo o histórico de lances para saber qual o melhor momento para você.

Outra opção é entrar em um grupo já em andamento. É um grupo que já correu um certo número de assembleias, logo, você pode entrar nesse grupo em andamento, que já teve diversas assembleias, e ele já estará com o lance reduzido.

Essa é uma ótima dica para saber qual a porcentagem de lance necessária para conseguir antecipar sua contemplação, é a chamada "contemplação programada".

Qual é o tempo máximo para ser contemplado no consórcio?

Isso vai depender de uma série de fatores. Na verdade, respondendo a pergunta de forma nua e crua, o tempo máximo é o pagamento da última parcela.

Mas claro que é possível adiantar isso de diversas formas. As maneiras de antecipar a contemplação é via lance ou sorteio, mas o tempo máximo para ser contemplado é o prazo de término do grupo.

Isto é, se você fez um consórcio dentro de um prazo de 50 meses, o tempo limite para você ser contemplado é 50 meses, não vai passar disso!

Melhor mês para dar lance em um consórcio?

O melhor mês para dar lance em um consórcio é naquele mês no qual a concorrência de outros participantes do grupo seja baixa. Para saber isso, só com muito planejamento e pesquisa. É preciso verificar o histórico das assembleias e assim saber qual mês possui lances menos competitivos.

Não existe uma resposta precisa referente ao melhor mês para dar um lance de consórcio, já que isso depende de diversos fatores externos.

Mas o que pode ajudar muito, na verdade, é saber que em alguns meses do ano a oferta de lances é mais acirrada devido a meras sazonalidades.

Esses meses que possuem lances mais altos geralmente são aqueles onde há um acréscimo financeiro no bolso das famílias brasileiras, como na época do 13º salário, por exemplo.

Por isso, evite sempre períodos como esses para escapar de disputas de lance nas quais você não poderá competir de igual para igual.

Como acertar o lance do consórcio?

Se você quer saber quais são os melhores caminhos a seguir para dar um bom lance no consórcio, o lance vencedor, vale a pena conferir as próximas dicas, pois elas poderão fazer a diferença no que diz respeito a antecipação da sua contemplação.

  • Saiba o que é permitido pela sua administradora, quais os benefícios do seu contrato no que diz respeito a forma de lance;
  • Busque saber o histórico de lance das últimas assembleias;
  • Guarde um recurso considerável e se planeje financeiramente para conseguir dar um lance competitivo. Em consórcios de imóveis residenciais é possível usar o FGTS para dar lance;

Posso usar o FGTS como recurso para dar lance?

Sim, é possível e permitido por lei usar o FGTS como recurso para dar lance no consórcio. Essa é uma das formas de usar o FGTS no consórcio, dar lance. Se quiser saber as outras formas vale a pena conferir esse conteúdo aqui.

Mas fique atento, pois só é possível usa o fundo de garantia como recurso para dar o lance vencedor no consórcio no caso do mesmo ser destinado para a aquisição do primeiro imóvel. Além disso, o mesmo deve ter caráter residencial.

Não consigo dar o lance vencedor, o que fazer?

Se você possui um consórcio e ele não contempla de jeito nenhum, independente do lance que você der, existem algumas opções para você. A primeira delas é vender sua cota e assim conseguir uma opção de crédito à vista, se livrando das parcelas restantes do contrato.

Hoje no mercado algumas empresas compram cotas de consórcio não contempladas, e a ConsorcioCred é uma delas! Somos uma empresa especializada no produto consórcio há mais de 19 anos, já tendo negociado com milhares de clientes em todo o Brasil.

Caso sua necessidade seja vender sua cota de consórcio, basta clicar nesse link.

Mas se você quer continuar a realização da aquisição do seu sonho por meio do consórcio, fique atento a possibilidade da aquisição de uma carta de crédito já contemplada!

O lugar certo para encontrar as melhores cotas já contempladas, com os melhores preços e condições, é na ConsorcioCred. Aqui há uma grande lista de opções de créditos dos mais variáveis preços e bens que podem ser comprados.

Caso tenha dificuldades em encontrar o negócio ideal, a ConsorcioCred possui um time de especialistas para auxiliar no que for preciso, basta entrar em contato através do Whatsapp.

Quer receber mais informações sobre Consórcio Contemplado

Deixe seus dados e te enviamos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

Compartilhe por:
Sugestões de posts para você

ConsorcioCred.com - Creci 119790 -
CNPJ: 05.099.104/0001-19

Rua São Bento 470 - SALA 410 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01010-001

Ver no Google MapsPolítica de Privacidade