Conheça a ABRACOR

No Brasil existe um órgão regulador do sistema de consórcios em todo o território nacional, a ABAC, representante oficial das administradoras de consórcio do país. Porém, esse órgão acaba por regular e lutar pelos direitos e melhorias a defesa de uma classe exclusiva: as administradoras. A partir dessa perspectiva e desse estudo de caso, a ConsorcioCred, sob a visão do nosso CEO Fabrício, decidiu dar início a um novo projeto, a ABRACOR (Associação brasileira dos consorciados e revendedores). Com isso, pretende-se reunir cotistas de todo o Brasil para lutar pelo aperfeiçoamento das normas e melhorias dos mecanismos e sistemas do consórcio em geral sob a perspectiva do principal agente em questão, o consorciado.

Como atua a ABAC?

Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) é a entidade de classe sem fins econômicos que representa o Sistema de Consórcios no Brasil. Fundada em 1967, a ABAC desempenha o papel de regular o desenvolvimento e aperfeiçoamento das normas e processos que envolvem o segmentos de consórcios, atuando como interlocutora das administradoras perante clientes, investidores e revendedores de consórcio.

No site da ABAC, você encontra informações sobre o funcionamento do sistema de consórcio: quais são as regras, o que são lances, assembleias, além de ficar por dentro de todas as novidades do setor. Quanto a isso, o trabalho é muito bem feito e não à críticas.

Se você tem interesse em fazer um consórcio, vale a pena conferir também se a Administradora do seu interesse é associada da ABAC.

Isso lhe trará mais tranquilidade, porém, não será uma garantia que estará negociando com uma empresa que zele pelos interesses dos consorciados, uma vez que a ABAC zela zela pelos interesses, quase que única e exclusivamente, das próprias administradoras de consórcio.

Sim, um contra-senso.

Qual o problema disso?

Uma vez que a ABAC é responsável por representar as administradoras, os outros agentes do sistema acabam por ficar de fora do processo, não sendo representados por nenhuma outra instituição. Quando me refiro a outros agentes do sistema de consórcios, me refiro não apenas a consorciados, mas também a cotistas e revendedores, que vivem a vida trabalhando com consórcio.

Quando essa classe fica de fora, os processos que as interessam acabam ficando estagnados, sem melhorias, burocráticos e demorados. A maior vontade e necessidade dos consorciados é que todos os processos sejam cada vez mais rápidos e seguros. Porem, acreditamos que não exista uma verdadeira pressão da sociedade e de nenhum órgão regulador perante as administradoras de consórcio para irem atrás dessas melhorias.

Qual o propósito da ABRACOR?

A Associação Brasileira de consorciados, revendedores  e cotistas surge com o intuito de dar representatividade a esses agentes citados dentro do segmento, para que assim, possamos lutar e propor as reais melhorias para o setor de consórcio. Somos mais de 7 milhões de consorciados espalhados por todo o território nacional, e a ABRACOR pretende ajudar e integrar cada um na luta por uma causa em comum: as melhorias nos processo que envolvem o sistema de consórcios, sob a perspectiva do consorciado, do dona da cota, e não apenas da administradora.

Hoje em dia vemos algumas administradoras atrasando de forma completamente exagerada o prazo de realização dos processos de análise de crédito e transferencia da cota, não investindo nos sistemas digitais que são essenciais durante uma pandemia.

Como se não bastasse, diversas consorciados são ludibriados por falsas promessas que acabam por deslegitimar o produto, e não vemos por parte das administradoras responsáveis a preocupação devida perante esse fato com atitudes efetivas para combater tal ato.

Se você quer fazer parte da ABRACOR e se sentiu representado por nossas causa, continue lendo!

Como fazer parte da ABRACOR?

Você, consorciado ou revendedor, de qualquer lugar do Brasil, que queira se juntar a nós, divulgaremos aqui a página do projeto com os próximos passos.

Juntos, nós, sete milhões e  setecentos mil consorciados podemos fazer muito mais pelo segmento de consórcio em todo o Brasil!

Basta clicar aqui para seguir no processo de inscrição!

Share this:
Este artigo foi postado em Geral