Consórcio Contemplado de Veículos e/ou Bens Móveis

Já pensou em transformar seu sonho em realidade? Saiba qual bem móvel pode-se adquirir através de uma carta de crédito contemplada de veículos, como funciona o consorcio e como você pode utilizá-la!

Para o consorciado que deseja planejar e realizar o sonho de adquirir um bem móvel através de uma carta de crédito contemplada, esclarecemos neste artigo algumas dúvidas frequentes que podem surgir no momento de usar o crédito da carta para a aquisição do bem. Assim, o consorciado contemplado poderá fechar o melhor negócio de acordo com o seu sonho ou necessidade.

Carta Contemplada de Consórcio de Bens Móveis

Através do consórcio contemplado de bens móveis é possível adquirir uma grande variedade de bens, como: automóveis, motocicletas, triciclos, tratores, caminhões, camionetas, utilitários, ônibus, micro-ônibus, aeronaves, embarcações, Jet Ski, lanchas, máquinas e equipamentos agrícolas, nacionais ou importados, entre outros, de acordo com a modalidade escolhida.

Segundo o Banco Central, órgão responsável por fiscalizar as administradoras de consórcio, o usuário que adquire uma cota contemplada tem uma grande vantagem: a flexibilidade de poder usar a carta de crédito para obter qualquer bem móvel constante dessa categoria.

Ao comprar uma carta de crédito contemplada para veículos automotivos, por exemplo, o consorciado tem o direito de usar o valor total ou parcial na compra do mesmo. O dinheiro será pago diretamente da administradora de consórcio para o vendedor do bem. Lembrando que, enquanto as parcelas do consórcio não forem quitadas, o veículo ficará como garantia da administradora.

Escolhendo o Veículo para Comprar com a Carta de Crédito Contemplada

O consorciado contemplado deve escolher o modelo e ano do veículo e informar para a administradora do consórcio. Ela é a responsável pelo trâmite e finalização da compra. O valor monetário da carta de crédito não é depositado na conta do consorciado, e sim, usado na compra direta do veículo.

Cada administradora tem suas regras próprias para a aquisição de bens móveis, por isso, antes de adquirir sua carta de crédito contemplada, verifique junto à sua administradora quais tipos de veículos você pode comprar.
O veículo especificado no contrato de adesão serve como referência para o cálculo do valor do crédito da carta, de acordo com a tabela da montadora/fornecedor. Independente do veículo que deseja comprar, o valor da carta de crédito contemplada não será alterado.

Veículo com Preço Diferente da Carta de Crédito o que fazer?

Se o automóvel que você quiser comprar for de preço diferente do estipulado na carta de crédito, não haverá problema. Se for um modelo de menor valor, você poderá adquiri-lo, e a diferença será destinada para pagamento das parcelas futuras, na ordem inversa a contar da última, ou ainda utilizar a diferença limitada a 10% do valor do crédito, para pagamento das despesas de seguro, cartório e despachante. Se o valor for maior, você poderá usar a carta de crédito, desde que totalize ao fornecedor o restante do valor no ato da compra do veículo.

O veículo Pode ser Usado?

Também há a possibilidade de adquirir um veículo seminovo ou usado. Muitos consorciados, devido aos custos, acabam optando por esse tipo de compra. Há que se ressaltar que as administradoras de consórcios costumam colocar um limite em relação ao ano de fabricação do veículo, então, antes de adquirir a sua carta de crédito, verifique essa condição no contrato.
Haverá a necessidade de avaliação do veículo, informando o estado de conservação do mesmo, seu valor de mercado e descrição completa (marca, modelo, cor, ano de fabricação e placa). Verificando-se também, danos visíveis no veículo, como por exemplo, vidros trincados, ferrugem, se as portas fecham corretamente, se os equipamentos de segurança estão dentro da validade e em ordem, se o número de chassi do veículo é o mesmo que consta no documento, se o carro não é produto de algum tipo de fraude e etc.

Veículos em Leasing Podem ser Adquiridos?

Veículos que estão em leasing não poderão ser adquiridos através da carta de crédito contemplada, tendo em vista que ainda são de propriedade da financeira. No caso de veículo financiado, é possível adquirir veículo de terceiros, mediante a apresentação dos documentos exigidos pela administradora de consórcio para a aprovação da compra.
(…) Para garantir o pagamento das parcelas a vencer, o bem adquirido fica alienado fiduciariamente à Administradora, não se admitindo sua liberação antes da quitação do saldo devedor, a não ser em caso de substituição de garantia, desde que expressamente autorizado pela Administradora. Ainda, a critério dela, poderá ser solicitado garantias adicionais. O consorciado pode substituir o bem alienado fiduciariamente em favor da Administradora mediante expressa anuência da mesma. O novo bem oferecido como garantia deve obedecer aos critérios estabelecidos no Regulamento Geral, específicos para este tipo de processo. Em até 7 (sete) dias após a data de apropriação da quitação, que ocorrerá na assembleia geral subsequente ao pagamento (…).

O prazo para autorização de faturamento varia de acordo com cada administradora, e só é efetivado após a entrega pelo consorciado, dos documentos exigidos por ela. Após a análise, a administradora entrará em contato com o cliente para informá-lo da aprovação da compra do veículo. As taxas que são cobradas para o registro do veículo são: Taxa de Inclusão de gravame e de registro eletrônico do Contrato de Alienação Fiduciária. O valor atualizado será informado no início do processo de realização da compra.

Pode-se Quitar um Financiamento com a Carta de Crédito Contemplada?

Caso o consorciado já possua um financiamento em seu nome, será possível efetuar a quitação total do veículo com o crédito da carta contemplada. O processo respeitará as regras previstas no regulamento do consórcio. Algumas instituições permitem que você também use a carta de crédito para pagar prestações atrasadas ou futuras, além da quitação do financiamento.

É permitido agregar o valor de cotas contempladas para a aquisição de um único veículo, desde que as cotas tenham sido adquiridas no mesmo grupo e os créditos sejam liberados. Também é possível ao consorciado comprar dois veículos com a mesma carta de crédito, porém os dois permanecerão alienados até o término do consórcio.
O crédito da cota contemplada poderá ser usado como entrada ou pagamento parcial de um veiculo, podendo o saldo da compra ser complementado com recursos próprios.

Onde o Dinheiro da Carta de Crédito Contemplada Pode ser Usado

Um ponto importante a ser observado antes da contratação do consórcio contemplado é que o consorciado deve sempre verificar se o contrato define onde o dinheiro da carta de crédito pode ser usado. A maioria das administradoras permite que você use o crédito da forma como preferir, porém, algumas estabelecem que você deva usar o crédito para a compra de um carro de marca e modelo específicos, por exemplo. O ideal, como alertamos anteriormente, é estar ciente de seu contrato para que possa então fazer o melhor uso do crédito da carta contemplada.

Pode-se Compar uma Moto com a Carta de Crédito de Um automóvel?

Na aquisição de motos, o consorciado poderá utilizar a carta de crédito contemplada para comprar qualquer marca ou modelo de moto, nacional ou importada, nova, seminova ou usada, de acordo com o valor do crédito contratado. Muitas administradoras permitem que a carta de crédito de carro seja utilizada para a compra de moto e vice-versa. Por isso, antes de efetuar a compra de sua cota contemplada, verifique junto a sua administradora esta possibilidade.

Que tipo de Bem Móvel pode-se Comprar com Uma Carta de Crédito de Veículos?

No caso de bens móveis como caminhões, tratores e máquinas agrícolas, rodoviários e utilitários, o consorciado contemplado pode adquiri-los da marca ou modelo de sua escolha, novos, seminovos ou usados.

A limitação em relação ao ano da compra varia de administradora para administradora, por isso, consulte sua administradora de consórcio. É uma forma econômica e descomplicada de planejar e investir em seu negócio. Assim, você tem a liberdade para escolher, no momento da compra, o modelo que mais convém à sua necessidade. Adquirir um consórcio contemplado é a forma mais prática, acessível e segura para adquirir veículos leves e pesados, tratores, colheitadeiras, plantadeiras entre outros.

Já Pensou em Comprar Um Avião com um Consorcio Contemplado?

Se você pensa grande, o consórcio contemplado de aeronaves (aviões executivos ou agrícolas, helicópteros, ultraleves, etc) e embarcações (barcos, lanchas, etc), é uma maneira simples, econômica e inteligente para adquirir um bem móvel (novo, seminovo ou usado) dessa natureza. Não há burocracia ou dificuldade para adquirir sua cota contemplada e realizar o seu objetivo. O consórcio de aeronaves é a melhor solução para pessoas que precisam de agilidade e têm o tempo como um fator decisivo. Apesar de não ser um meio de transporte tão comum como o carro, viajar de avião encurta distâncias e, em alguns casos, é até mais barato do que o carro.

Pode-se Utilizar Também a Carta de Crédito Contemplada para Trocar a Embarcação Velha por Uma Nova!

O consórcio de embarcações é perfeito para quem busca momentos de descanso e diversão com a família.
Caso você já seja proprietário de um avião ou barco e deseja trocar por um modelo mais novo, maior ou de outra marca, também poderá usar o crédito da cota contemplada para essa finalidade. Em relação a valor menor ou maior do que o estipulado na carta de crédito, como nos casos anteriores, o valor da diferença a menor pode ser usada para abater parcelas futuras e despesas de documentação e, a diferença a maior, ser paga pelo consorciado contemplado no ato da compra ou troca da aeronave ou embarcação. A avaliação será feita por uma revenda especializada.

Eletroeletrônicos Também Podem ser Adquiridos com um Consórcio Contemplado!

Uma modalidade de consórcio que tem se tornado bastante popular é o consórcio contemplado de eletroeletrônicos. Com ele é possível adquirir uma infinidade de bens móveis: smartphones, tablets, computadores, videogames, aparelhos de som, televisores, câmera fotográfica, bicicletas elétricas, geladeiras, fogões, máquinas de lavar, aparelhos de som, móveis, aquecedor solar, e até material de construção para reforma ou construção, entre vários outros. É uma maneira econômica de comprar tudo o que você precisa para sua casa ou escritório sem apertar o seu orçamento. O crédito da carta contemplada permite que você pague o eletroeletrônico à vista, o que lhe garante maior poder de negociação com o fornecedor do bem, obtendo maiores descontos no preço de compra do produto. Você também pode quitar ou antecipar parcelas a qualquer momento.

Estatística Feita pela ABAC

Um levantamento feito pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), apontou que a maioria dos créditos utilizados para a aquisição de bens (40,50%) foi utilizada para a aquisição de eletrodomésticos (geladeira, fogão e máquina de lavar), seguidos de móveis (sofá, guarda-roupa, entre outros), com 34,13%. Os eletroeletrônicos (em especial notebook, videogame e aparelhos de som) ficaram na terceira colocação, com 25,38%. O consórcio de eletroeletrônicos vem possibilitando a milhares de brasileiros realizarem o sonho de adquirir bens ou conjunto de bens móveis, de forma planejada, prática e econômica.

Adquira uma Carta de Crédito Contemplada e Realize Seus Sonhos!

Vale reafirmar que independente do bem móvel que o consorciado contemplado pretenda adquirir, a carta de crédito lhe proporciona o poder de fazer o melhor negócio de acordo com seu desejo ou necessidade, sabendo que por meio dela, terá acesso às melhores condições de contratação e a oportunidade de adquirir um bem móvel sem nenhum tipo de burocracia.

Leia as Regras do Contrato

Leia atentamente todas as regras descritas no contrato e não assine se tiver alguma dúvida, verifique se a administradora atende às normas do Banco Central, consulte todas as informações importantes em relação à empresa (através do número do CNPJ), verifique as condições de contemplação, verifique se o que foi prometido em propaganda está escrito no contrato, desconsidere as promessas verbais. Tudo que for relacionado ao consórcio deve estar previsto em contrato.

Já pensou em tornar seu sonho realidade de maneira simples, prática e segura? Adquira já sua cota contemplada de consórcio e compre seu bem móvel com o melhor preço e condições de pagamento. Escolha uma ou mais ofertas disponíveis em nosso site. confira!
Cotas de Consorcio Contempladas

Fale Conosco!

A ConsorcioCred é uma empresa especializada em consórcios contemplados que há mais de 15 anos vem realizando o sonho de milhares de brasileiros com competência e responsabilidade. Para mais informações, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em consórcio.
Formulário de Contato
Telefone: (11) 4872-6638

Share this: