fbpx

Ligue agora: (11) 3105-3500

Consórcio novo ou já contemplado?

Consórcio novo ou já contemplado?Várias pessoas já perceberam com o tempo que fazer um consórcio é o caminho mais fácil para se alcançar os mais diversos objetivos, como construir, reformar, e por aí vai. Porém qual é a melhor opção para você, consórcio novo ou já contemplado?

Essa é uma dúvida que surge na cabeça daquelas pessoas que querem adquirir uma carta de crédito para faturar um imóvel ou um automóvel através de consórcio, mas ao pesquisarem mais se depararam com duas possibilidades que são extremamente vantajosas, cada uma com suas peculiaridades.

Se você é uma dessas pessoas, ou simplesmente se interessou pelo assunto, continue lendo, esse texto é para você!

O que é consórcio novo?

Basicamente um consórcio novo é quando pessoas se reúnem para formar uma espécie de poupança comum, que tem como objetivo final a compra de algum bem. Essas pessoas podem ser tanto físicas como jurídicas. O consórcio é uma modalidade voltada sempre para quem deseja acessar o mercado de consumo, isto é, ele é feito para as pessoas que pretendem adquirir um
produto, seja ele móvel, imóvel ou até mesmo qualquer tipo de serviço. A palavra consórcio tem origem latina e significa “parceria”, sociedade ou associação, sendo derivada de “Consors”, que significa “parceiro”. Além disso ela é formada por “con” (juntos) e “sores” (destino). Por isso, representa a ideia de um meio conjunto para se chegar ao destino.

A lógica por trás de tudo isso é exatamente o a ação em grupo. Ou seja, ao reunir os interessados pela mesma causa, é possível acumular condições favoráveis para consegui-la. Dessa forma, todos os integrantes contribuem mensalmente para um fundo destinado à compra daquele bem comum visado pelo grupo. Esses pagamentos custeiam a entrega daquele bem para os consorciados, até que todos sejam contemplados e faturem o bem! A administradora do consórcio ganha pelo serviço prestado, e todos os membros conseguem comprar o que desejam e com total segurança do seu investimento, sem ter de pagar taxas ou juro
elevados.

Como funciona?

Os membros do grupo são chamados de consorciados e formalizam o compromisso de pagamento das mensalidades a partir da assinatura do contrato com a administradora. Reunindo muitos interessados em um objetivo comum, é possível conseguir condições favoráveis para atingi-lo. Assim, todos os membros dão uma contribuição financeira mensal para um fundo destinado à aquisição do bem ou serviço desejado pelo grupo. Os pagamentos vão financiando a entrega daquele bem para os participantes, até que todos sejam contemplados, via lance ou sorteio, para assim poder faturar o bem após a contemplação.

Passo a passo do processo

  1. Entrar. Ao entrar em um plano de consórcio você deve comprar uma cota, e assim, passar a ser membro deste grupo. Esse grupo pode ser formado por pessoas físicas ou jurídicas que possuem a meta de adquirir um bem. Este bem pode ser material e/ou um bem de serviço.
  2. Pagar as parcelas. O valor total do consórcio é parcelado de acordo com o prazo de pagamento do plano. Mensalmente, os membros do consórcio pagam suas parcelas, o que acaba formando o que é chamado de “saldo de caixa”, que serve para contemplar os integrantes ao longo da duração do grupo em questão.
  3. Contemplar. Todas as pessoas que entram em um consórcio esperam por este momento: a contemplação. E isto ocorre quando o consorciado consegue o direito de utilizar o que chamamos carta de crédito para realizar a compra do bem em questão. Essas contemplações acontecem mensalmente em assembleias com todos os membros, do início até o
    fim do grupo em questão. Elas podem ser feitas de duas formas: por sorteio ou por lance.
  4. Faturar. Assim que o crédito for contemplado, o consorciado poderá escolher o bem que quer comprar, claro que dentro da categoria do seu grupo (imóvel ou móvel). A carta de crédito, o que ele recebe ao ser contemplado, é equivalente ao dinheiro à vista. Por isso, ele terá mais poder de negociação. Depois disso, ele deve continuar a pagar todo mês até o fim do plano. Quando se passar todo esse período, o consórcio é encerrado. Mas, isso só ocorre quando tudo foi pago e o consorciado conseguiu sua carta de crédito.

O que é consórcio já contemplado?

Paralelo a esse mercado de consórcios, existe também outro universo como opção à qual muitas pessoas recorrem: comprar carta já contemplada. Uma carta de crédito já contemplada é um consórcio que já foi contemplado. Isso da o poder de compra
para o proprietário daquela cota sobre o bem que ele planeja adquirir. A pessoa que comprar essa carta já contemplada não precisa esperar ser contemplado via lance ou sorteio para utilizar o crédito, o direito ao uso é, praticamente, imediato. É permitido fazer a transferência do titular da carta de crédito contemplada para um terceiro em qualquer administradora. Após conclusão da transferência, o novo dono daquele consórcio já contemplado terá os mesmos direitos de usar o valor da carta que o antigo proprietário daquele consórcio tinha.

Como funciona?

Se você quer adquirir uma carta de crédito já contemplada, será necessário uma análise cadastral por parte da administradora, que irá aprovar ou recusar essa analise. Geralmente, a taxa de aprovação para essa analise é maior dentro do mercado de consórcios já contemplados que dentro do financiamento bancário. Para ser aprovado, normalmente basta comprovar renda 3 vezes acima do valor das parcelas. Para ter acesso a carta contemplada, geralmente é cobrado cerca de aproximadamente 30% a mais do valor do crédito. Mas ainda assim, ao comparar o valor final total pago na operação de crédito, a taxa efetiva seguirá compensando muito se comparada as taxas do financiamento bancário.

Passo a passo do processo

  1. Contrato de venda. O primeiro passo após o cliente escolher a carta de crédito que deseja, é fecharmos a negociação com o Contrato de Venda onde vai toda a informação do negócio e nós enviamos para o cliente assinar digitalmente via plataforma da DocuSign;
  2. Ficha cadastral. Com o contrato assinado, daremos início a entrada de cadastro do cliente. Iremos enviar uma ficha cadastral que ele precisa preencher e nos devolver preenchida com todas as informações para que possamos dar entrada na análise junto a administradora da carta escolhida;
  3. Análise. Após dar entrada no cadastro, a administradora tem um prazo para analisar e retornar com a resposta. Se for aprovado, eles geram uma taxa de transferência que o pagamento da mesma fica por responsabilidade do cliente comprador.
  4. Transferência. Feito o pagamento, liberamos o termo de transferência via Sedex para você assinar e reconhecer firma por autenticidade e encaminhar para a administradora concluir o processo de transferência.

Por que escolher consórcio contemplado?

O consórcio já contemplado é para aquela pessoa que busca comprar um imóvel ou auto e já decidiu qual imóvel ou carro quer. Muitas vezes, esse perfil de pessoa já até mesmo comprou esse bem, já assinou o contrato de compra, e agora ele precisa optar pela melhor opção de crédito para aquele momento que ele tá.

Com o consórcio novo, a contemplação será quando aquela cota for sorteada ou ganhar o melhor lance, logo a previsão de quando se terá o faturamento é imprecisa. Então consórcio já contemplado é a melhor opção por que?

Com ele, o crédito já está disponível, já se sabe quanto se pagará de entrada e de saldo, uma vez que as taxas são fixas e pré estabelecidas, e já pode faze a aquisição e faturar o bem de imediato.

É um produto destinado para clientes com um horizonte curto para faturamento do bem, ou que até mesmo já compraram o bem e precisam ir atrás de uma solução de crédito de imediato.

Por que escolher consórcio novo?

Consórcio novo é para quem tem um objetivo traçado de ter um bem e quer dar o primeiro passo. Essa pessoa não tem entrada disponível mas quer ter um compromisso financeiro para alcançar aquele objetivo, então já faz a contratação visando o faturamento o bem lá na frente, e vai pagando aos poucos.

De acordo com o momento financeiro pessoal de cada um, cabe visualizar quando será possível ir atrás da contemplação via lance ou não.

Escolha nos links abaixo como a ConsorcioCred pode ajudar você!

ConsorcioCred é uma empresa conceituada, idônea e séria que atua a anos no mercado com compra e venda de consórcios contemplados e não contemplados para bens móveis e imóveis, além de serviços gerais.

Conheça também os depoimentos verídicos de clientes e parceiros que fizeram negócio com a ConsorcioCred.

Para mais informações e dúvidas, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em consórcio:

Ligue agora: (11) 3105-3500 ou entre em contato pelo Whatsapp.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share this: