Consórcio ou Financiamento? Qual melhor opção?

Nos dias de hoje, muitos são os indivíduos que tem dúvida sobre Consórcio ou Financiamento para ser a forma mais simples de realizar o sonho de adquirir um veículo ou da casa própria. Porém, são tantas as opções que muitas vezes não sabe qual é a melhor opção, principalmente quando comparamos os juros pagos na operação. Por conta disso, neste artigo você vai entender a diferença entre o consórcio e o financiamento tradicional, para que depois você possa escolher qual é a melhor opção considerando as suas principais necessidades de financiamento.

Sendo assim, se você também tem dúvidas no que diz respeito à melhor opção de crédito no momento de adquirir o seu bem, confira neste artigo as diferenças entre o consórcio e o financiamento.

 

Sobre o consórcio – vantagens e desvantagens

O consórcio nada mais é do que uma opção para aqueles que querem pagar menos juros, mas aceitam esperar e se programar para adquirir o bem. A compra nesse caso é planejada e a flexibilidade, é uma das inúmeras vantagens desse modelo de compra: caso não consiga pagar a parcela, o nome não vai para os serviços de proteção ao crédito caso o indivíduo ainda não tenha utilizado a sua carta de crédito.

Como principal atrativo, o produto tem a taxa de administração e não juros, portanto a vantagem é grande quando comparada aos tradicionais financiamentos, porém seus participantes devem participar de sorteio ou lance para ter o crédito liberado. Sendo assim, é uma ótima opção financeiramente falando, em mas não se tem garantia de quando a contemplação irá ocorrer.

Outra alternativa com garantia de se obter o crédito de imediato, é a aquisição do  consórcio já contemplado, obtendo os benefícios financeiros do produto consorcio com o crédito já liberado, podendo o interessado fazer a compra do bem de imediato. Essa situação beneficia os clientes que querem obter as vantagens do consorcio e não tem muito tempo para esperar para a compra do bem.

De uma forma geral, a principal vantagem do consórcio é o fato de que a taxa de administração desse programa é muito baixa, variando de 0,10 a 0,20% por mês, dependendo do prazo e do tipo de plano escolhido.

 

Financiamento – vantagens e desvantagens

Muitos são os economistas que afirmam que a vantagem do financiamento é bem específica: é ótima para os que querem adquirir o seu veículo naquele momento exclusivo, já que, dentro de uma semana, você já pode estar com o seu carro em mãos. Para os que procuram a compra da casa própria, também: o financiamento permite que você vá morar no imóvel o quanto antes (desde que ele não seja comprado na planta, é claro). Para os que têm pressa, então, que o financiamento é indicado.

Porém, a desvantagem, por sua vez, está no valor que vai acabar saindo esse veículo/casa ou outro bem que foi financiado: os juros, altíssimos, acabam onerando o bolso do consumidor.

No momento de financiar, é comum que o indivíduo chegue a pagar até duas vezes o valor do veículo. E, depois, já quitado, o veículo começa a desvalorizar o preço. Já com as casas, pode haver valorização ou desvalorização, principalmente pelo tempo de uso e pelo cuidado, e não é tão expressiva quanto ocorre com os carros: você paga por dois e, na hora de vender, ele não vale nem um mais!

 

Compare o valor total pago e não as parcelas

A melhor maneira de comprar o financiamento com o consórcio é comparando o valor total pago, na operação. Deve-se somar as taxas de abertura de crédito, adesão, seguro, para efetuar a comparação. Lembrando que no consórcio, o valor pago de fundo de reserva é ressarcido no final do plano e isso deve ser incluído na conta.

 

É possível quitar financiamento com Consórcio?

Sim. A lei envolvendo consórcios que começou a valer em 2009 chegou à conclusão de que o consorciado que for sorteado por meio de sorteio ou, até mesmo, de lance pode utilizar o valor da carta de crédito para quitar financiamento, porém, o valor da carta deve ser o suficiente para que seja possível quitar o financiamento de forma completa.

 

O que você consegue comprar com consórcio

Com o consórcio você consegue comprar veículos, como carros, motos, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, aeronaves, embarcações, serviços, franquias, dentro outros. Além disso, é também possível adquirir imóveis residencias, comerciais, de veraneiro, adquirir terrenos, reformar ou construir. Outra forma de utilização do consórcio destina-se a investidores que adquirem as cotas de consórcio para aquisição de imóvel e depois alugam, destinando o rendimento do imóvel para pagamento das parcelas, diminuindo sua exposição financeira. Essa é uma excelente ferramenta para formação de patrimônio.

 

E agora, qual é melhor, Consórcio ou Financiamento? – Conclusão

Certamente, o consórcio é a melhor opção para aqueles que querem pagar valores mais flexíveis e  para quem tem visão de longo prazo. O consórcio não conta com juros, com IOF, TAC ou outras taxas. Você tem grandes benefícios e o seu bolso agradece.

Caso você tenha a intenção de comprar um carro/imóvel, aumentar seu patrimônio, mas não quer esperar muito, pode estar certo que a opção do consórcio já contemplado vai ser a melhor opção para você.

Share this: