Esse artigo tem como objetivo educar os consorciados sobre o processo de contemplação de consórcio, explicando como ele funciona e orientando sobre as melhores práticas após a contemplação.

Todas as pessoas em algum momento da vida já sonharam com a possibilidade de poder pular alguma etapa na sua vida, seja no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos afetivos, logo, no consórcio não seria diferente. Conseguir a contemplação da carta de crédito é o objetivo da grande maioria das pessoas que entram no consórcio.

Infelizmente no Brasil existe um tabu muito grande quando se fala em consórcio. As pessoas, por falta de conhecimento do produto, acham uma perda de tempo, que vão receber seus bens somente depois de quitarem suas parcelas, quando na verdade, o consórcio é a melhor ferramenta, a melhor alternativa para você conseguir construir o seu patrimônio, sua vida financeira, de uma forma segura e inteligente.

Mas, em um consórcio, nós sabemos que bate aquela euforia de você ser contemplado logo, de você conseguir assim sua casa própria, realizar o sonho do seu carro, e foi pensando nisso que preparamos esse conteúdo focando em tudo que você precisa saber sobre contemplação de consórcio e o que fazer depois de ser contemplado.

Foi pensando nisso que preparamos para vocês dicas valiosas nesse artigo que irão te ajudar a entender de maneira completa esse tema. Então se você quer saber mais sobre contemplação de consórcio, confira o artigo até o final!

O que é Contemplação de Consórcio

A contemplação é o momento tão esperado pelos consorciados, é quando você é sorteado ou oferece um lance e é escolhido para receber o crédito. É uma conquista emocionante e significa que você está mais próximo do seu objetivo!

Para deixar mais claro, basicamente, existem duas formas de ser contemplado com o seu consórcio. A primeira é por meio de sorteio nas assembleias mensais, onde as administradoras contemplam, no mínimo, uma cota por mês através desse processo.

A segunda maneira de conquistar a contemplação é por meio do lance. O lance consiste na amortização do seu saldo devedor, ou seja, uma oferta que você faz para antecipar o pagamento do saldo devedor. Essa antecipação pode ocorrer ao pagar parcelas futuras do seu plano ou ao reduzir o valor da parcela atual, mantendo o prazo do seu consórcio.

link para Webinar Gratuito Como transformar meu consórcio em dinheiro com Fabrício Lomonaco CEO da ConsorcioCred

Como é feita a contemplação de consórcio?

Por meio do sorteio, todos os consorciados do mesmo grupo têm chances equitativas de serem escolhidos, e essas chances aumentam à medida que as assembleias são realizadas. Quanto mais assembleias já ocorreram e quantas mais cotas já foram contempladas, maior é a probabilidade de ser sorteado, já que a concorrência diminui.

Por outro lado, por meio do lance, as chances de contemplação podem ser maiores, pois as cotas são contempladas de acordo com a disponibilidade de caixa do grupo. Dessa forma, ao entrar em um grupo em andamento, as chances de ser contemplado são maiores, uma vez que já ocorreram várias contemplações nas assembleias anteriores, aumentando a probabilidade de ser sorteado.

Nas contemplações por lance, os valores tendem a ser menores, pois os lances costumam diminuir à medida que mais assembleias são realizadas, reduzindo os valores dos lances das contemplações por meio de lance livre.

Contemplação por Sorteio: Entenda como funciona essa modalidade

O sorteio é a forma mais comum de contemplação em consórcios e envolve a participação de todos os integrantes. A chance de qualquer um deles ser sorteado é igual. Nesse tipo de contemplação, são utilizados dois números, um para representar o grupo e outro para a cota. Anteriormente, a prática consistia em utilizar bolinhas numeradas que eram colocadas em globos giratórios, mas atualmente, os sorteios são realizados de forma automatizada.

Periodicamente, o consórcio realiza assembleias, que são reuniões onde acontecem os sorteios para a contemplação das cotas. Geralmente, as assembleias são mensais.

Na assembleia, são sorteados os números das cotas que serão contemplados naquele momento. Todos os participantes têm uma chance igual de serem sorteados.

Os números das cotas sorteadas são anunciados, e os participantes contemplados são informados sobre a sua contemplação. A contemplação significa que o consorciado tem o direito de utilizar o valor da sua cota para adquirir o bem ou serviço desejado.

Lances no Consórcio: Estratégias para aumentar suas chances de contemplação

Se deseja evitar depender do sorteio, outra opção é optar pelo lance, o que aumenta suas chances de contemplação.

Existem diferentes tipos de lances: o lance comum, onde o consorciado oferta um adiantamento de parcelas para tentar antecipar a contemplação. Nesse caso, quem adiantar mais parcelas será o vencedor. Caso não seja contemplado, é possível guardar o dinheiro para oferecer outro lance futuramente.

Outra opção é o lance fixo, onde a administradora do consórcio define o número de parcelas necessárias para antecipar a contemplação, com valor fixo. Se mais de um consorciado ofertar um lance fixo, o desempate é feito por sorteio, aumentando as chances de ser contemplado.

Já o lance embutido é mais comum em consórcios imobiliários, onde a administradora fixa um valor da carta de crédito no lance. Por exemplo, se a carta de crédito vale R$ 50 mil e o lance embutido é de 20%, o valor do lance será de R$ 10 mil. No entanto, é importante estar atento, pois ao optar pelo lance embutido, o consorciado receberá um valor menor do que o estabelecido na carta de crédito, já que uma parte foi utilizada como lance.

Lembrando sempre que é fundamental consultar as regras de cada administradora de consórcio e verificar o que está especificado no contrato de adesão para tomar a decisão mais adequada.

Lance livre

Primeiramente você deve saber que existe a modalidade lance livre. Bom, o lance livre é aquele onde você pode dar qualquer percentual de lance que você queira. É como se fosse um leilão no qual a administradora permite que você de qualquer percentual de lance. No entanto, existe uma coisa que ninguém te fala, que é: nem sempre o maior lance é o lance vencedor, e nós te explicamos aqui o porque.

A administradora considera o maior percentual de lance e não o maior lance em si. Imagina que você tem uma carta de crédito de 200 mil. Seu amigo vai lá e faz uma carta no mesmo grupo no valor de 100 mil reais. O que vai acontecer é que vocês combinam de dar 20 mil reais cada um de lance.

Você vai estar dando um lance de 10%, isto é, 20 mil sobre o valor total do crédito, os 200 mil reais. Já ele vai estar dando 20 mil reais sobre a carta de crédito dele de 100 mil, ou seja, seria um lance de 20%, logo, no resultado da assembleia, ele seria o contemplado, pois por mais que ele esteja dando o mesmo valor de lance que você, o percentual dele é maior, logo, ele está dando um lance de 20%. Assim, ele é contemplado e você não.

Lance Fixo

Outra modalidade de lance muito utilizado pelas administradoras é a modalidade de lance fixo, que é um lance já pré-determinado em contrato. Normalmente, esse percentual gira em torno de 25% a 30%. No entanto, da mesma forma do lance livre, esse dinheiro do lance sai do seu bolso, por isso, não se deixe levar pela euforia e acabar realizando um lance que vai comprometer sua reserva de emergência ou sua renda mensal.

Lance Embutido

Existe aqui também o lance embutido, onde o pagamento do seu lance pode ser descontado da sua própria carta de crédito. Você vai tirar o dinheiro da carta de crédito para ofertar o lance. O consorciado que ofertou o lance mas não foi contemplado, não tem que pagar nada e sua carta de crédito continua intacta, logo, pode ficar tranquilo quanto a isso.

O lance embutido nem sempre é uma opção vantajosa, deve-se analisar caso a caso. Lances embutidos muito altos acabam desvalorizando muito sua carta de crédito. Se você ainda possui duvidas em relação ao lance embutido, não sabe se é viável para você, recomendamos fortemente que leia esse nosso conteúdo sobre o tema.

Como ser contemplado mais rápido?

Agora que você já conhece todos os tipos de lance existentes, vamos agora para as estratégias para você determinar qual o percentual de lance ideal para você no seu grupo de consórcio.

Fique atento as assembleias

Mas antes de qualquer coisa, vale o aviso. Fique atento as assembleias, isso é determinante para você dar um bom lance. É nas assembleias que você vai entender o comportamento do seu grupo, vai entender o tamanho dele, vai conseguir enxergar como está sendo os lances dos outros consorciados e principalmente todas as regras do seu contrato de consórcio. Fique muito atento as assembleias do seu grupo.

Analise a média histórica do grupo

Vale a pena pedir para o vendedor que te vendeu o consórcio fazer uma analise da média histórica de lances de cada grupo que ele te ofertar. Dessa forma você vai conseguir ver qual o melhor grupo dentro da sua realidade financeira.

Outra coisa que deve ser mencionada é que a partir da analise da média histórica de lance, deve-se pensar em um lance com um percentual de 1,5% a 3% acima da média que o grupo tem apresentado. Dessa forma você vai aumentar em muito a sua chance de contemplação.

Fuja de grupos novos

Se a sua ideia é uma contemplação mais rápida, fuja dos grupos mais novos. Normalmente, por mais que eles sejam mais atrativos em relação ao valor das parcelas, são grupos que normalmente tem uma disputa, uma competitividade maior por ainda estarem no inicio, ou seja, apresentam lances um pouco maiores.

Logo, se a sua ideia é realmente uma contemplação mais rápida, faça a opção por grupos já em andamento. Outra coisa muito importante que queríamos deixar claro para vocês é para que fujam dos grupos com lance embutidos muito altos. As médias de lances vão ser maiores e esses grupos só vão te onerar em relação ao custo efetivo total do seu consórcio.

Use seu FGTS

Outra dica valiosa é que você pode utilizar o seu FGTS no pagamento do seu lance em consórcios imobiliários. Essa pode ser uma opção muito boa para você não comprometer a sua renda mensal e realmente dar um lance que altamente a sua probabilidade de contemplação. É um recurso fantástico dentro dos consórcio imobiliários.

Troque seu carro semi-novo

Além disso, se você deseja trocar o seu carro, existe uma modalidade de lance em algumas administradoras que permite utilizar o seu carro seminovo como lance para fazer a troca do seu veículo.

Após a Contemplação: O que fazer com o Crédito Contemplado

Se você finalmente conseguiu sua contemplação, explore as opções disponíveis para utilização do crédito contemplado, como a aquisição do bem desejado ou o investimento em outras oportunidades.

Vamos agora explicar a primeira possibilidade:  Para efetivar a aquisição do bem após a contemplação, é necessário seguir algumas etapas essenciais. Vamos conhecer cada uma delas a seguir.

Comprovar a renda

Esse é um passo fundamental para o consorciado mesmo após ser contemplado. As administradoras precisam garantir que as prestações restantes serão pagas em dia, para manter a saúde financeira do grupo. É importante saber que cada tipo de consórcio exige uma documentação específica, mas existem documentos padrões requeridos em todos os casos. Entre eles estão a cópia da identidade ou CNH, CPF ou CNPJ (no caso de empresas), comprovante de residência e comprovante de renda.

A comprovação de renda varia conforme a atividade do consorciado. Se for assalariado CLT, é necessário apresentar os holerites dos últimos 3 meses. Autônomos devem mostrar o DECORE ou declaração do Imposto de Renda. Para pensionistas ou aposentados, o comprovante de recebimento do benefício é essencial.

Informar o bem

Após a contemplação e a comprovação da renda, o consorciado deve informar detalhes do bem que será adquirido, como marca, modelo, ano de fabricação, número do chassi, entre outras informações. Se o bem for um imóvel, a documentação exigida varia de acordo com a situação, seja ele já construído ou na planta.

Antes de escolher o bem desejado e enviar os documentos, é importante certificar-se de que ele atende aos requisitos mínimos previstos no contrato.

Faturamento

Após a realização dessas etapas, o consorciado terá a possibilidade de efetuar a compra do bem. É essencial lembrar que o pagamento não será feito diretamente na conta do consorciado, mas sim à administradora, que realizará o pagamento ao vendedor.

Possibilidade de transformar a contemplação em investimento

Agora, outra possibilidade é que ao invés de utilizar o crédito quando for contemplado, você pode vender a carta para outra pessoa, que assumirá o consórcio, colocando um bom dinheiro na sua conta.

Além disso, você estará ajudando alguém que não tem tempo para participar de um grupo de consórcio e quer evitar os altos juros de um financiamento.

É natural ter dúvidas sobre a legalidade dessa prática. No entanto, a venda da carta de crédito é legal e está amparada pela legislação, como a 11.795 de 2008 do Banco Central, que permite a transferência da carta a qualquer momento, antes ou após a contemplação. Portanto, é possível e legal vender sua carta de crédito.

Existem várias razões que podem levá-lo a não querer mais a carta de crédito. A mais comum é quando existe a possibilidade de lucrar vendendo essa carta, ou seja, receber mais do que já pagou, transformando a carta em um investimento

Para vender sua carta contemplada, basta encontrar um comprador interessado, que irá utilizar o crédito para adquirir o bem desejado e continuar pagando as parcelas.

Meu consórcio não contempla nunca, o que fazer?

Se você possui uma cota de consórcio em andamento e esse consórcio não contempla, fique tranquilo, pois existe uma solução para sair do compromisso do pagamento mensal das parcelas, receber um valor considerável à vista e ainda tranquilizar sua vida financeira nos próximos anos. Essa solução é realizar a venda do seu consórcio não contemplado.

Quando mencionamos a venda de um consórcio não contemplado, estamos nos referindo a uma cota ativa na qual a pessoa ainda está pagando, mas que não foi contemplada. Se você está nessa situação, saiba que é viável vender a sua cota, e esse é um mercado legal em crescente expansão.

A venda de consórcios não contemplados tem aumentado constantemente, principalmente porque essas cotas podem ser transferidas sem nenhum impedimento ou complicação.

Essa prática tornou-se cada vez mais comum devido ao fato de que muitas pessoas desejam vender suas cotas não contempladas quando seus objetivos mudam. Às vezes, mudanças na vida, como desemprego, divórcio ou alterações em projetos e objetivos, tornam necessário buscar retorno financeiro com a cota que não se alinha mais aos seus planos.

Como a ConsorcioCred pode te ajudar?

Qual a melhor opção para você? Não adianta nada contemplar uma carta de crédito passando os nossos limites financeiros, colocando todo o nosso orçamento em risco e principalmente depois tendo dificuldade com o pagamento das parcelas mensais e em manter o seu investimento.

Também não adianta nada ser contemplado e depois não conseguir ser aprovado para faturar o bem, pois essa é uma possibilidade real, já que depois da contemplação ocorrerá uma nova analise cadastral.

Se você possui uma cota contemplada e quer aproveitar essa oportunidade de tentar lucrar com ela, a Consorciocred pode te ajudar! Agora, se você não consegue ser contemplado nunca, mesmo dando lance todos os meses, nós também podemos comprar essa cota de você.

Nós somos especialistas no mercado de consórcios, sempre juntando quem quer comprar, com quem quer vender uma cota.

Ao longo de nossa história já fechamos negócios com milhares de clientes. Em todos esses anos atendendo os consorciados de todo o Brasil, nunca tivemos nenhuma reclamação no Reclame Aqui. Além disso, possuímos nota máxima no Google Meu Negócio com mais de 400 comentários com a nota mais alta de avaliação.

Em nossas redes sociais é possível encontrar com facilidade o depoimento de diversos clientes que já negociaram conosco e saíram extremamente satisfeitos. Estamos prontos para te auxiliar em todo o processo.