Cuidados ao comprar um consórcio contemplado

Esse artigo é um alerta à todos, sobre os cuidados ao comprar um consórcio contemplado para não cair no golpe do credito fácil sem consulta ao Serasa, SPC e etc.
Cuidados ao comprar um consórcio contemplado

O principal sonho de consumo de todo brasileiro é conquistar a tão sonhada casa própria, o primeiro carro ou moto, com rapidez, sem burocracia, sem comprovação de renda e sem consulta a SERASA e SPC.

Logo, quando ele se depara com um anúncio oferecendo uma carta de crédito contemplada que permite adquirir com facilidade o que tanto sonhou, é muito tentador. Porém, na maioria dos casos, pode se tratar de um dos golpes mais aplicados no Brasil, o da carta de crédito contemplada.

A forma mais comum de se aplicar o golpe é através de anúncios em classificados de jornais que oferecem um “negócio imperdível”. A polícia alerta que é preciso que o consumidor fique atento, e antes de comprar uma carta de crédito contemplada, entre em contato com a administradora para confirmar todas as informações.

Antes de comprar uma carta de crédito de consórcio contemplado, certifique-se de que ela é verdadeira, a fim de não cair em algum golpe. Antes de fechar o negócio, verifique se o consórcio anunciado existe mesmo e se o vendedor titular da cota realmente foi contemplado.

Só adquira cotas contempladas de administradoras conceituadas e que estejam cadastradas no site do Banco Central, onde é possível fazer a consulta sobre quais administradoras estão regulamentadas por ele para atuar no mercado.

O que é um Consórcio contemplado?

O consórcio contemplado é uma alternativa muito interessante para quem deseja adquirir um bem móvel, imóvel ou serviço e não possui todo o dinheiro para comprar à vista, sendo necessário optar por um parcelamento, sem ter que arcar com os altos juros do financiamento bancário.

Na compra de uma carta de crédito contemplada, você paga um valor de entrada, que varia de acordo com o que já foi pago por aquela cota de consórcio, recebe o bem de imediato e continua pagando mensalmente as parcelas sem precisar esperar ser sorteado.

Essa negociação pode ser feita com segurança e transparência se o interessado tiver alguns cuidados na hora de escolher e concretizar a compra da cota contemplada. Para que você entenda como funciona todo o processo, preparamos este artigo com algumas orientações importantes e esclarecedoras sobre o assunto. Confira a seguir.

Recomendações importantes antes de comprar uma cota contemplada

Antes de assinar o termo de transferência, leia-o atentamente. Verifique o prazo de pagamento, valor final do bem, valor das parcelas, quanto corresponde ao fundo de reserva e taxa de administração, consulte se o pagamento das parcelas está em dia, saiba se não há exigências de antecipações e verifique quais são as condições para retirar a carta de crédito para saber se é capaz de dar as garantias exigidas em contrato.

Também é ali que estão especificadas as questões relativas à taxa de administração, às regras de reajuste do consórcio, aos seguros, penalidades por inadimplência, data das assembleias ordinárias, condições para convocação das assembleias extraordinárias e tudo que for relativo à cota em questão e ao grupo.

Certifique-se dos valores pagos na cota que você está interessado, esta verificação pode ser feita através da análise do extrato de pagamentos da cota que a administradora disponibiliza para o consorciado.

Confira também todos os documentos entregues pela administradora e o contrato de participação no grupo de consórcio que está sendo transferido para conhecer os direitos e as obrigações que você irá assumir. Para que a transação seja legal e formalizada, só assine o termo de transferência do contrato na sede ou na filial da administradora do consórcio, já que esse procedimento depende de sua aprovação.

Certifique-se dos valores pagos na cota que você está interessado, esta verificação pode ser feita através da análise do extrato de pagamentos da cota que a administradora disponibiliza para o consorciado.

A administradora, como gestora do grupo, precisa analisar a capacidade financeira do consumidor interessado em comprar uma cota contemplada, e que pode ou não ser aceito como comprador da mesma. Portanto, não efetue qualquer pagamento antes da administradora aprovar a transferência do contrato.

Com a carta de crédito em mãos, o novo consorciado deve oferecer as garantias exigidas pela administradora, dando provas de que irá continuar pagando as parcelas. O novo consorciado deve escolher o bem de acordo com o valor da cota que comprou, e informar à administradora os dados do vendedor e do bem que deseja adquirir.

O que é uma cota de consórcio contemplada?

É uma cota de consórcio que já contemplada por sorteio, lance ou ainda quando o grupo foi encerrado, e que dá direito ao seu titular receber o valor do crédito estipulado em contrato para investir na compra de um bem móvel, imóvel ou serviço.
A venda de cotas contempladas é um negócio legalizado?

O consorciado tem total liberdade de vender a carta de crédito de seu consórcio contemplado. “A lei 11.795/2008, que regulamenta os consórcios, ampara o direito do consorciado em vender sua cota contemplada”, confirma Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

A venda da carta de crédito contemplada acontece quando a transferência do contrato do negócio é efetivada. “O termo de transferência do contrato deve ser assinado na sede ou na filial da administradora de consórcios”, afirma Rossi. “Antes que o negócio seja fechado, é ela quem autoriza ou não a transferência do contrato e o cadastro do novo consorciado”.

Outra orientação importante da ABAC, é que toda a documentação sobre a negociação da carta de crédito do consórcio contemplado seja solicitada e lida atentamente pelo consumidor que tem interesse na compra da cota.

Documentos a serem exigidos:

  • Ata da Assembleia Geral Ordinária que garante a contemplação da cota em questão;
  • Os comprovantes de todos os pagamentos efetuados das prestações até a data da transferência;
  • A lista de documentos pessoais e garantias para que a liberação do crédito seja efetuada ao novo cotista;
  • A cópia do contrato do consórcio.

Onde comprar consórcio contemplado?

O consórcio contemplado não é vendido pela administradora de consórcio, é preciso negociar diretamente com o vendedor. Por isso, as administradoras alertam para que os consumidores tomem cuidado e não caiam em golpes.

Também é possível adquirir o consórcio contemplado através de classificados em jornais e sites específicos. Porém, é fundamental analisar se a cota que está sendo vendida realmente existe. Não faça nenhum pagamento até ter certeza que é verdadeira.

Quando o consorciado foi contemplado e decide, por qualquer motivo, vender e transferir seu contrato, com autorização da administradora de consórcios, o comprador interessado que o substituirá no grupo, passará a ter o direito de utilizar o crédito disponível, assumindo integralmente a responsabilidade de efetuar o pagamento das mensalidades restantes a partir da assinatura e transferência do contrato.

Então, se faz imprescindível verificar junto à administradora responsável pelo consórcio se a carta de crédito realmente existe e se está efetivamente contemplada, além de verificar se seu pagamento está em dia e todas as demais informações pertinentes, a fim de que a transferência possa ser realizada.

Regras para utilização da carta de crédito contemplada

As regras para a utilização da carta de crédito contemplada variam de acordo com cada administradora de consórcios. Lembrando que a carta de crédito só pode ser usada para adquirir o bem estabelecido em contrato. Por exemplo, se o consórcio for de um bem móvel, a cota contemplada não poderá ser usada para a compra de uma casa, por exemplo.

Assim, o consorciado titular da cota contemplada tem as seguintes opções: adquirir o bem imediatamente, esperar o término das prestações do consórcio e escolher entre a carta de crédito ou o valor em dinheiro (caso isso esteja especificado em contrato) ou vender a sua cota de consórcio contemplada.

Tenha a certeza de que as mensalidades do consórcio cabem no seu bolso

Por ter o dinheiro da entrada para fazer a compra, o interessado em adquirir um consórcio contemplado pode ficar entusiasmado com a possibilidade de se beneficiar da carta de crédito imediatamente, porém se esquecer de que terá que efetuar mensalmente o pagamento das parcelas que restam até o término do grupo.

Portanto, mesmo que você tenha o dinheiro suficiente para fazer a aquisição, veja quantas parcelas faltam para o encerramento do grupo, quais os valores que elas representam em seu orçamento mensal e se elas estão dentro do que você pode pagar. Assim, você evitará um “benefício imediato” possa se transformar em uma dor de cabeça no futuro.

Consorcio Contemplado você compra na ConsorcioCred

A ConsorcioCred é uma empresa conceituada no mercado e especializada na venda de consórcios e cotas contempladas. Todo o processo para a liberação do crédito e aquisição do bem é realizado com transparência e rapidez. Realize o seu sonho ou projeto agora mesmo! Entre em contato conosco e adquira já sua carta de crédito. É fácil, rápido e sem complicação!

Escolha nos links abaixo uma carta de crédito contemplada que atenda a sua necessidade:

Share this: