ACESSAR MARKETPLACE

10 dicas para vender sua cota de consórcio em 2022

2/3/2022 Paulo Amaro Da S. M. Santos

Quem adquire uma cota de consórcio aspira realizar um sonho, concretizar um projeto de vida, quer investir para garantir no futuro uma aposentadoria mais tranquila e confortável ou ainda formar um patrimônio sólido e crescente.

Porém, às vezes, por dificuldades financeiras ou para suprir alguma necessidade inesperada, no meio do caminho os planos mudam e é preciso vender o consórcio.

Se por algum motivo você teve um imprevisto e se vê diante dessa necessidade de vender sua cota de consórcio ou simplesmente mudou de planos e não deseja continuar no grupo, saiba que é possível transferir seu contrato de consórcio para uma empresa compradora. Nesse texto preparamos diversas dicas para você que precisa vender sua cota para ter uma nova opção de crédito

Vamos te ensinar as melhores dicas de como você faz para vender seu consórcio cancelado, não contemplado, contemplado ou em atraso pelo melhor preço e da forma mais segura do mercado.

1. Vale a pena vender sua cota de consorcio?

Certamente que sim. Claro que tudo vai depender da lei da oferta e procura e da situação do mercado. Se sua cota ainda não foi contemplada, talvez demore um pouco mais para vendê-la e provavelmente não conseguirá algum lucro. Porém, se sua cota já estiver contemplada, há grandes chances de fechar um excelente negócio rapidamente e ainda obter lucro.

Independente do seguimento que seja, você pode transformar o seu consórcio em um dos investimentos mais lucrativos que existem. Em vez de você utilizar o crédito quando você for contemplado para aquisição do seu bem, você vende essa carta de crédito contemplada colocando um bom dinheiro na sua conta de imediato.

Lista dos motivos que pode fazer valer a pena vender o seu consórcio

Cota contemplada é um mercado diferenciado pois existe uma grande procura por elas no mercado, de forma que em algumas ocasiões você pode vender essa carta com facilidade e ainda conseguir um lucro em relação a aquilo que você já pagou. Se ja foram pagas varias parcelas, acaba dificultando a venda, pois ai a venda não vale mais a pena tanto para quem compra quanto para quem vende.

No caso das cotas não contempladas ou canceladas, a venda pode valer a pena sim, porque mesmo com um deságio em relação a aquilo que você já pagou, o recebimento será à vista, podendo assim usar esse recurso em um novo investimento mais lucrativo.

Se vai valer a pena ou não vender o seu consórcio, tudo vai depender de qual o destino que vai ser usado esse novo dinheiro. Acreditamos que vale a pena vender seu consórcio, seja ele contemplado ou não, desde que você tenha um bom destino para o dinheiro que vai receber no lugar daquela cota.

2. A administradora do consórcio precisa autorizar a venda da cota?

Será necessário que você entre em contato com sua administradora de consórcio, responsável por gerir a organização e finanças do grupo, e quem deverá autorizar a transferência da cota. O melhor mesmo é informar o quanto antes sua decisão de vendê-la para que o processo seja realizada da forma mais ágil possível.

Após a confirmação da possibilidade de transferência da cota por parte da Administradora, basta entrar em contato com uma empresa especializada na compra e venda de cotas de consórcio não contempladas, contempladas, canceladas ou em atraso e aguardar a melhor proposta.

Será de papel da administradora aprovar o crédito do novo cessionário. Ele precisará comprovar renda suficiente para que seja seguro ao grupo ter aquele membro como mais um responsável pelo pagamento mensal das parcelas daquele consórcio.

Com a administradora da cota aprovando o cadastro do novo cessionário, a mesma irá emitir o termo de transferência do consórcio, que deverá ser assinado tanto por quem está comprando quanto por quem está vendendo. Com isso, a venda é concluída. Todo esse processo pode ser feito digitalmente!

3. Preciso estar em dia com as mensalidades do meu consórcio para efetuar a venda?

Não necessariamente, mas é necessário examinar quais são as condições estabelecidas em seu Contrato de Adesão referentes à transferência da cota. Em algumas administradoras, como no Santander por exemplo, não é possível abrir o processo de transferência da cota se existir alguma parcela em atraso.

Aqui na ConsorcioCred compramos suas cotas com parcelas em atraso e fazemos o pagamento ou negociação da dívida para você.

Em primeiro lugar é preciso verificar em seu Contrato de Adesão quais são as condições estabelecidas para a transferência da cota, como pagamento de taxa, por exemplo.

Não deixe cancelar sua cota, isso acaba dificultando a negociação, então não deixar atrasar mais que 3 parcelas, pois depois disso você corre o risco da cota ser cancelada.

Para ter a melhor cotação do mercado na sua cota com as parcelas em atraso, basta enviar as condições da sua cota com o extrato atualizado na página “vender consórcio”, aqui no site da ConsorcioCred, clicando no canto direito superior do nosso site.

Botão para vender seu consórcio com as parcelas em atraso, clique para ter uma cotação.

4. Segurança e cuidados na hora da venda da cota

A venda da cota pode ser realizada pelo próprio consorciado, pela própria administradora de consórcio ou empresa especializada nessa negociação. Se você optar pela venda direta, ou seja, para uma pessoa e não para uma empresa, tenha muita cautela ao fornecer informações pessoais ou da cota (número da cota e do grupo) para desconhecidos.

Informe apenas dados gerais, como por exemplo, percentuais já pagos, saldo devedor e regulamento do grupo. Informações pessoais e dados restritos devem ser fornecidos somente para pessoas ou empresas de confiança. Ao fechar negócio, é importante e recomendável firmar um contrato de venda com o comprador, onde ficará registrado tudo o que foi acordado, como data da venda, valor da venda e forma de pagamento.

Os 6 cuidados na hora da venda de uma cota de consórcio

Ao procurar uma empresa de confiança para comprar a sua cota, verifique se essa empresa possui CNPJ no site, veja os comentários de clientes no Google Meu Negócio e nas redes sociais e se essa empresa possui criticas recorrentes no Reclame Aqui.

Hoje a ConsorcioCred possui orgulho em dizer que tem um CNPJ de mais de 20 anos de idade, redes sociais ativas com o depoimento de milhares de clientes que tiveram sucesso na venda de suas cotas, nenhuma reclamação no Reclame Aqui desde sua fundação e a melhor avaliação do setor dentro no Google.

Tudo isso serve como garantia de que a venda da sua cota ocorrerá com a segurança e a responsabilidade que você espera se ela ocorrer aqui conosco.

5. Como definir o valor de venda de uma cota de consórcio?

Para estipular o valor correto para a venda da cota de consórcio, será avaliado o percentual pago da cota até o momento, assim como o valor para quitação do consórcio, idoneidade da Administradora, valor em atraso, média de lance do grupo, dentre outros pontos.

Geralmente, as cotas não contempladas, canceladas ou em atraso, sofrem um deságio em cima do valor que já foi pago, mas o valor a ser recebido pelo vendedor da cota é a vista, não precisando esperar o encerramento do grupo, além de não ter que pagar mais as parcelas, pois é feita a transferência da dívida da cota.

Nas cotas contempladas o cálculo leva em conta também o valor do crédito, o valor da parcela da cota e o saldo devedor, podendo ter retorno maior quando a contemplação ocorre por sorteio no início do grupo, onde o valor pago em parcelas ainda foi baixo.

Para definir de forma correta o valor de venda da cota de consórcio, deve-se levar em conta o percentual pago do preço do bem (móvel ou imóvel) até o ato da venda, o valor total do crédito e o saldo devedor da cota, ou seja, quanto ainda falta pagar.

Cotas contempladas são precificadas de acordo com a oferta e a demanda do mercado e as cotas com menor porcentagem paga são mais valorizadas por possuírem maior capacidade de revenda. Assim, você terá maior versatilidade para negociar um preço de venda pela sua cota, mais justo, e assim reaver seu investimento com algum lucro, se a cota estiver contemplada.

Cotas não contempladas são precificadas na hora da venda de acordo com a diferença entre o valor do crédito e o valor do saldo devedor. Essa diferença, com um desconto de 10% a 15% do valor do crédito, é quanto vale a sua cota.

Se você quer ter uma cotação para saber o quanto vale seu consórcio basta pedir uma simulação através do site da ConsorcioCred. Para isso, basta clicar em Vender Consórcio no nosso portal, preencher as informações da sua cota e aguardar o contato do nosso analista;

6. O pagamento da cota deve ser feito à vista

Uma vez que o consorciado concorde com a proposta feita, a negociação é concretizada e o pagamento deve ser feito à vista, através de transferência bancária, DOC, TED ou PIX na sua conta corrente, após a assinatura do Termo de Transferência ou procuração pública e específica da cota.

O recebimento do valor acordado à vista é o que torna a venda da cota algo vantajoso, pois você está antecipando um recurso que seria recebido lá na frente. Além de tudo, receber de imediato no momento da venda da sua cota faz com que você não fique inseguro durante o processo.

Veja o depoimento de Cláudio Pestana, de Minas Gerais, cliente da Consorciocred que vendeu uma cota de imóvel, ao comentar sobre o pagamento recebido pela venda do seu consórcio:

"Excelentes, super atenciosos e super transparentes. Após assinar a transferência em menos de 3 horas o recurso estava na minha conta pela venda da minha cota de consórcio. Hoje em dia desconfiamos de tudo e todos infelizmente, mas podem confiar. Estou 100% satisfeito, obrigado"(Cláudio Pestana, cliente da ConsorcioCred)

Procure empresas que buscam agilidade na hora do pagamento. Considere isso no valor da oferta, o prazo de pagamento. Empresas que pagam mais rápido na hora da compra da sua cota são aquelas que tem maior capacidade de atender as suas necessidades, proporcionando liquidez imediata.

A ConsorcioCred realiza o pagamento da sua cota à vista logo após que o termo de transferência dela é assinado, se consolidando assim como uma das empresas que pagam o cliente da forma mais ágil e segura durante a negociação de um consórcio.

7. Como faço para encontrar o comprador ideal?

A primeira coisa a se fazer antes de vender seu consórcio é encontrar o comprador ideal para sua cota. Você pode procurar um parente, um amigo de confiança ou até alguém do próprio grupo que tenha interesse em comprá-la.

É sempre bom lembrar que no mercado, o maior perigo é cair em algum golpe, por isso, é de suma importância tomar muito cuidado se for vender sua cota de consórcio para alguém desconhecido.

Caminho com os 3 passos para encontrar o comprador ideal da sua cota de consórcio

O ideal é que se procure a assessoria de uma empresa especializada na negociação, pois ela realizará toda a avaliação necessária para que a transação seja feita com total clareza, tranquilidade e segurança para todos, comprando sua cota pela melhor oferta e da maneira mais segura do mercado.

A ConsorcioCred é especializada na compra e venda de consórcios e cartas de crédito contempladas ou não contempladas. Possui vasta experiência no segmento e excelência total no atendimento aos seus clientes. Cobrimos todas as ofertas sempre que possível e oferecemos o melhor preço para que você feche a venda conosco.

Efetuamos a compra da cota diretamente com o cliente, podendo assim oferecer a melhor avaliação do mercado, de forma rápida e humanizada. Realizamos a compra de cotas de várias administradoras do país de forma segura e ágil.

Se você quer vender o seu consórcio para a ConsorcioCred, basta seguir os passos abaixo:

  1. Peça uma simulação de venda de uma cota no site oficial da ConsorcioCred. Para isso, basta clicar em Vender Consórcio;
  2. Anexe a documentação necessária e preencha as informações da cota;
  3. Receba uma oferta em poucas horas através do seu Whatsapp;
  4. Realize assinatura digital no Contrato de negócio enviado no seu e-mail;
  5. Aguarde o início do processo de transferência da cota e o recebimento do seu dinheiro.

A ConsorcioCred tem as melhores ofertas do mercado, o melhor prazo de pagamento, e você tem a segurança de vender a sua cota com quem tem a maior aprovação do mercado no setor.

8. O que considerar para vender sua cota contemplada

As cotas contempladas são precificadas por nosso analistas e essa análise varia de acordo com a Administradora da sua cota. Tem Administradoras que facilitam a aquisição de uma cota contemplada pela agilidade que realizam a transferência da carta de crédito, como na Porto Seguro, por exemplo, e isso aumenta a liquidez da cota.

Outro ponto é que quanto maior as possibilidades de uso da sua carta de crédito, maior é a atratividade da sua cota. Quanto menos pago na sua cota contemplada, mais atrativa ela é para o mercado. Se ela tiver acima de 25% do valor do crédito já pago, o valor de revenda dessa carta no mercado fica acima do aceitável.

Precificamos sua cota contemplada de acordo com o valor do crédito, o valor já pago e o valor das parcelas. Cotas com parcelas baixas tem maior atratividade no mercado.

9. O que considerar para vender sua cota em andamento

As cotas em andamento exigem que tenha sido pago mais de 30% na cota para que ela possa ser vendida. Quanto maior o valor do crédito, mais atrativo e mais fácil a negociação da cota, porque os montantes acabam valendo a pena tanto para quem quer vender quanto quem quer comprar.

Assim como nas cotas já canceladas, nas cotas em andamento quanto maior o percentual pago mais atrativa a cota se torna e menos deságio você tem na venda.

O valor do seu consórcio não contemplado ou até mesmo cancelado é avaliado de acordo com a diferença entre o valor total do crédito e o valor do saldo devedor de quitação.

É com base nesse resultado, chamado de saldo bom, subtraído um desconto de 10% a 15% pela operacionalização da transação, que fazemos nossa oferta.

Diversas pessoas possuem consórcios ainda em andamento, já pagaram uma quantia considerável do saldo devedor, isto é, pagaram diversas parcelas, mas ainda não foram contempladas. Por isso, decidem vender suas cotas.

Nós da Consorciocred só podemos comprar essas cotas ainda em andamento quando elas já tinham mais do que 30% das parcelas pagas, já que isso é o que se encaixa no nosso modelo de negócio, de compra de cotas como investimento para se ter rendimento financeiro futuro.

Mas e as outras diversas cotas que chegam a nós com menos de 30% pago?  Nós queremos cada vez mais  unir quem quer vender sua cota com quem quer fazer um consórcio pagando menos. Ao pensarmos no público que faz a aquisição de consórcios, que o compra com o objetivo de adquirir ou construir uma casa, de comprar um carro, de reformar, de faturar qualquer bem de alto custo, pensamos que essas cotas poderiam ser interessantes para elas.

Por isso, você que tem uma cota de consórcio não contemplada com menos de 30% pago, pode vender ela para um cliente da ConsorcioCred também, sua cota será anunciada para um novo comprador como uma cota classificada, com condições especiais!

10. O que considerar ao vender sua cota cancelada

A cota cancelada pode ser comercializada desde que ela seja passível de reativação. A reativação não é necessária exclusivamente caso a cota esteja próxima do encerramento do grupo.

Quanto mais próximo dessa data de encerramento, mais você vai receber pela venda de sua cota cancelada. Quanto maior é o percentual já pago na sua cota cancelada, mais atrativo se torna para o mercado a compra do seu consórcio. É importante ter um montante pago significativo para que a oferta possa ser atrativa.

O percentual pago mínimo exigido aqui na ConsorcioCred é de pelo menos 25% para que essa cota se enquadre dentro de uma avaliação de negócio.

Vender sua cota não contemplada, contemplada, atrasada ou cancelada para a ConsorcioCred

A grande dica é que a ConsorcioCred compra a sua cota de consorcio contemplada, não contemplada, em atraso ou até cancelada. Ainda tem alguma dúvida em relação à venda de cota de consórcio? Não perca tempo!

A ConsorcioCred é especializada na compra e venda de consórcios e cartas de crédito contempladas, atuando no mercado há 20 anos com máxima experiência no segmento e excelência total no atendimento ao cliente.

“Para vender de uma cota de consórcio é necessário encontrar um comprador, e a forma mais fácil e segura de fazer esse tipo de negócio é com uma empresa especializada em consórcio. A ConsorcioCred compra a sua cota de consórcio mesmo que esteja com pagamentos em atraso ou até cancelada!”(Fabrício Lomonaco, CEO da ConsorcioCred).

Oferecemos o melhor preço para que você feche a venda conosco e cobrimos ofertas. Efetuamos a compra da cota diretamente com o cliente, podendo assim oferecer a melhor avaliação do mercado. Realizamos a compra de cotas de várias administradoras do país de forma rápida, segura e simples.

Cadastre sua cota de consórcio em nosso site e consiga além do melhor preço, agilidade na negociação. Nosso atendimento é imediato, simples, ofertamos o melhor preço de mercado e efetuamos o pagamento à vista.

Passo a passo para a venda online:

Você pode vender o seu consórcio online com 100% de segurança. Sim, é isso mesmo! Em contrapartida a outras empresas que compram consórcio, a ConsorcioCred tem processos de atuação totalmente alinhados com as regras do sistema de compra e venda de cotas, dando suporte total ao consorciado desde a transferência de titularidade até o recebimento do pagamento.

Passo a passo para vender seu consórcio online para a ConsorcioCred

Além disso, conosco seus dados são totalmente protegidos de acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e todas as assinaturas são digitais com validade jurídica.

Vale apontar ainda que a ConsorcioCred proporciona 100% de satisfação, garantindo que os seus milhares de clientes estão felizes com a negociação realizada, sendo isso um forte diferencial entre as empresas que compram consórcio.

Para realizar a venda da sua cota, acesse a seção “vender consórcio”, aqui no canto superior direito do nosso site, e siga os passos da cotação informando no formulário qual a sua Administradora e os demais detalhes da cota. Ao enviar as informações do seu consórcio, nos permitirá entrar em contato com você para trazermos uma oferta para a venda da sua cota.

Quer receber mais informações sobre como vender seu consórcio?

Deixe seus dados e te enviamos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

Compartilhe por:
Sugestões de posts para você

ConsorcioCred.com - Creci 119790 -
CNPJ: 05.099.104/0001-19

Rua São Bento 470 - SALA 410 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01010-001

Ver no Google MapsPolítica de Privacidade