ACESSAR MARKETPLACE

Melhor consórcio: Descubra como escolher o melhor consórcio que existe no País

2/28/2022 ConsorcioCred

Entrar em um consórcio é uma decisão que deve ser bastante considerada para você que quer fazer a aquisição de um bem. Isso porque é algo que pode impactar sua vida de uma forma muito positiva. Mas qual o melhor consórcio para se adquirir no Brasil?

Nós da ConsorcioCred somos clientes das principais administradoras de consórcio do país, e por isso temos total propriedade para fazer uma avaliação conforme os critérios que a gente acha importante no momento de fazer a aquisição de um consórcio.

É por isso que realizamos este artigo explicando tudo sobre como escolher o melhor consórcio do momento. Desta forma, você ficará preparado para entrar em um e ver seus objetivos ficarem cada vez mais próximos.

Elaboramos para vocês esse guia que irá listar os melhores e piores consórcios segundo o Banco Central, o Reclame Aqui e por último mas não menos importante, a classificação da própria ConsorcioCred baseada nas nossas experiências como consorciados e conhecedores das vantagens do produto em cada Administradora.

Ficou interessado? Então acompanhe esse conteúdo para descobrir qual a melhor administradora de consórcios em 2022 no Brasil.

Qual o melhor consórcio segundo o Ranking ConsorcioCred das Administradoras?

O ranking de avaliação das administradoras de consórcio em 2022 criado aqui por nós da ConsorcioCred foi feito com base nas nossas experiências como cliente das administradoras e com objetivo de classificar qual a melhor administradora de consórcio do País.

Acreditamos que as formas de descobrir se uma Administradora de consórcio é confiável ou não são limitadas. As principais delas existentes são checar através do Reclame Aqui e do índice de reclamação do BaCen.

Não é o ideal pautar sua escolha através de um índice de reclamações. O correto é fazer essa escolha baseada no número de acertos, e não no número de erros.

Por isso, faça a compra de consórcio e cotas contempladas somente com empresas de confiança, que tenham clareza e transparência em todo processo de negociação.

Confira a opinião do Fabrício Lomonaco, CEO da ConsorcioCred, uma Fintech especializada no mercado secundário de cotas, sobre as formas já existentes no mercado de avaliar qual a melhor administradora de consórcio:

Se mesmo depois de verificar o ranking das melhores Administradoras de consórcio divulgado pelo Banco Central e também o site do Reclame Aqui com a opinião pessoal de clientes você continuar com dúvidas de qual a melhor Administradora de consórcios para ser escolhida como aquela que te ajudará a conquistar sua casa ou seu carro, o  melhor caminho a ser tomado é procurar a opinião de especialistas”.
Fabrício Lomonaco, CEO da ConsorcioCred

Quando falamos em ter segurança em investimento é crucial tirar todas as dúvidas com alguém que entenda do assunto e saiba qual a melhor opção para você. Por isso a importância desse ranking que foi criado.

Quais foram os critérios de avaliação da melhor administradora de consórcio?

Os critérios que nós estabelecemos são essenciais para fazer uma avaliação de uma administradora de consórcio. Confira a seguir quais são os quesitos que foram considerados para escolher as melhores:

A partir dos 6 critérios listados acima, montamos o Ranking da ConsorcioCred com as Melhores Administradoras do País.

Confira o ranking abaixo:

Qual o melhor consórcio segundo o Ranking ConsorcioCred das Administradoras?
Ranking será atualizado em breve

Qual o pior consórcio segundo o Banco Central?

O ranking BaCen é um índice de reclamações feito pelo Banco Central do Brasil, que é quem supervisiona as outras instituições financeiras do país. Esse ranking é divulgado trimestralmente e faz referencia a cada um dos quatro trimestres de cada ano.

Como é formado esse ranking? A classificação é determinada por um índice que considera todas as reclamações registradas por clientes no Banco Central. Mas só entram na conta aquelas reclamações que sejam consideradas procedentes, onde a instituição financeira realizou um descumprimento da regulamentação prevista em contrato.

Além disso, é considerado também o número de clientes que cada banco possui. Pois quanto mais clientes, maior a possibilidade de reclamações. Desta forma, é realizada uma média proporcional ao número de reclamações e o número de clientes.

Incluído no ranking de instituições financeiras, divulgado trimestralmente, está também o ranking de Administradoras de consórcios, divulgado semestralmente, ao lado de mais instituições.

O Ranking de Reclamações do Banco Central referente as Administradoras de Consórcio é atualizado semestralmente. Atualmente, em 2022, as que tiveram o pior resultado no ano são: Reserva, Jockey e CNK. Veja a seguir as informações completas do primeiro semestre deste ano:

Pior Administradora de consórcio segundo o Banco Central

Qual o melhor consórcio para o Reclame Aqui?

Você que pretende adquirir uma casa ou carro através do consórcio, mas, por ser um produto que exige alto investimento financeiro, tem receio quanto a segurança que a Administradora proporciona, fique atento ao Reclame Aqui para saber qual o melhor consórcio para entrar.

Por isso, nós da ConsorcioCred, que somos uma consultora especializada em consórcio e já fomos consorciados de centenas de Administradoras, preparamos para você um ranking de qual a melhor Administradora de consórcio do Brasil baseada nas informações que os próprios cliente divulgaram no Reclame Aqui.

Saber quais são os melhores consórcios do Brasil para optar por um deles nem sempre é uma tarefa fácil. Para te ajudar nessa questão fizemos uma pesquisa das empresas que se destacam.

Para criar esse ranking, utilizamos as notas de avaliação do site Reclame Aqui. Nele é possível encontrar registros de diversas Administradoras de consórcio, e assim, verificar qual a nota atribuída a cada uma delas de acordo com a maneira que os casos são resolvidos e manifestações de satisfação com a resolução dos casos dos clientes.

Para fazer o ranking consideramos as administradoras das quais realizamos a analise de compra em nosso site na página de vender sua cota.

Ficaram de fora apenas aquelas que nos últimos 6 meses não possuem nenhum índice de reclamação, seja ele positivo ou negativo.

Confira agora a descrição dos 10 primeiros colocados considerando o índice de Reclamações no Reclame Aqui dos últimos 6 meses:

1º. Consórcio Magazine Luiza

A partir da média atribuída pelos clientes do consórcio Magalu que registraram alguma reclamação dentro dos ultimos 6 meses,  a Administradora obteve a nota de 9.2/10, configurando assim a primeira posição do ranking.

Nesse período analisado foram registradas 173 reclamações, sendo que 172 delas foram respondidas. Dentre todas as reclamações, 93.5% dos casos foram resolvidos, o que é um ótimo índice.

Outro dado de extrema importância é que 88.8% dos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa. A partir desses números fica possível concluir que o consórcio Magalu assumiu a primeira posição devido a seu comprometimento em solucionar os problemas de seus consorciados.

2º. Consórcio Itaú/Fiat

Devido a sua média de 8.8/10 no site Reclame Aqui, o consórcio Itaí/Fiat assumiu a segunda posição deste ranking das melhores administradoras de consórcio.

Nos últimos 6 meses, foram registradas 298 reclamações, sendo que 270 delas foram respondidas. Dentre todas essas reclamações, 92.2% dos casos clientes tiveram seus respectivos problemas solucionados. Dentre todos esses clientes que registraram alguma reclamação, 80.8% voltariam a fazer negócio com a empresa.

A partir desse número fica possível chegar a conclusão de que o segundo lugar é justo para o consórcio Itaú/Fiat, uma vez que eles se dispuseram a solucionar os imprevistos passados por seus consorciados.

3º. Consórcio Disal

A partir da avaliação de 8.7/10 nos últimos 6 meses do site do Reclame aqui, o consórcio Disal conseguiu assumir o terceiro lugar desse ranking do melhor consórcio para o reclame aqui.

No período citado foram registradas 1001 reclamações, sendo que 968 delas foram respondidas. Dentre todas as reclamações, um percentual de 90,7% dos casos foram solucionados, representando um bom índice de solução.

Dentre todas as pessoas que registraram ter tido algum problema, 71,8% dos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa. Um índice não tão alto quanto o das duas primeiras posições mas ainda assim considerável e respeitável.

4º. Consórcio Yamaha

O consórcio Yamaha conseguiu a nota de 8.6/10 na avaliação do site RA, configurando assim a quarta posição do ranking. No período citado foram registradas 213 reclamações, sendo que todas elas foram respondidas.

Dentre todas essas reclamações, 90,9% dos casos foram solucionados. Além disso, 70,7% dos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa.

O consórcio Yamaha possui assim uma boa nota no RA, lhe possibilitando estar na quarta posição, sendo assim um dos melhores consórcios de motos do Brasil.

5º. Agibank

O consórcio Agibank é um dos melhores consórcios de banco do País. Ele obteve a nota de 8.5/10 segundo avaliação do site RA, configurando assim a quinta posição do ranking geral do Reclame Aqui das melhoras administradoras de consórcio.

No período citado foram registradas 2268 reclamações, sendo que 2267 delas foram respondidas, praticamente 100%.Dentre todas essas reclamações, 91,3% dos casos foram solucionados dentre as reclamações, configurando uma alta taxa de solução

Além disso, 71,9% dos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa. Com isso, podemos afirmar com segurança que a quinta posição é justa ao consórcio Agibank, que é um dos melhores consórcios de banco no Brasil

6º. Rodobens

A nota atribuída pelos clientes do consórcio Rodobens no site do RA é de 8.1/10 ,configurando assim a sexta posição do ranking do ranking do melhor consórcio.

No período dos últimos 6 meses foram registradas 270 reclamações, sendo que 264 delas foram respondidas. Dentre todas essas reclamações existentes, 89,4% dos casos foram solucionados e 56,6% dos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa.

O consórcio Rodobens oferece diversos tipos de consórcios com boas vantagens para você e um bom tratamento ao cliente, como mostra o Reclame Aqui, e por isso ele ocupa a sexta posição com a nota 8.1.

7º. Consórcio Honda

O consórcio Honda é um dos melhores consórcio de carro e moto que existem no mercado. Ele obteve a nota de 8.0/10 segundo avaliação do site RA, configurando assim a sétima posição do ranking.

No período citado foram registradas 2515 reclamações, sendo que 2493 delas foram respondidas. Ou seja, quase todas elas. Além do mais, 82,3% dos casos reportados pelos clientes foram solucionados dentre todas as reclamações.

Aproximadamente 68,6% dos consumidores que negociaram com o consórcio Honda e registraram alguma reclamação voltariam a fazer negócio com a empresa.

8º. Primo Rossi

O consórcio Primo Rossi obteve a nota de 7,5/10, configurando assim a oitava posição do ranking. No período citado foram registradas 29 reclamações, sendo que 100% delas foram respondidas.

Ao todo, 70,6% dos casos foram solucionados dentre as reclamações. Além disso, 70% dos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa, um alto índice de reincidência.

O consórcio Primo Rossi possui um ótimo relacionamento com o cliente, como reportou o site do Reclame Aqui, e por isso, ocupa a nossa oitava posição no ranking dos melhores consórcios baseado no reclame Aqui.

9º. GMAC

O consórcio GMAC é um dos maiores consórcios de carro que existe. Ele obteve a nota de 7,5/10 segundo avaliação do site RA, configurando assim a nona posição do nosso ranking, empatado com a mesma nota da Primo Rossi.

No período dos últimos 6 meses foram registradas 649 reclamações, sendo que 647 delas foram respondidas. dentre todas essas reclamações, 82,8% dos casos foram solucionados dentre as reclamações.

Apesar do alto índice de solução dos problemas, apenas 42,5% dos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa, bem abaixo das suas concorrentes, e por isso ela ocupa apenas a nona posição.

10º. Porto Seguro

O consórcio Porto Seguro possui a nota de 7,3/10 no ranking dos melhores consórcios baseado no Reclame Aqui, configurando assim a décima posição do ranking.

No período dos últimos 6 meses foram registrados um total de 2569 reclamações, sendo que 2535 delas foram respondidas. Dentre todas essas reclamações, 76,7% dos casos foram solucionados.

Além disso, 60,6% dos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa. A Porto Seguro, que é uma das maiores Administradoras de consórcio do Brasil, fecha nosso top 10 ocupando a décima posição do ranking.

Qual é o banco com o melhor consórcio?

Os bancos vem atuando fortemente no produto consórcio nos últimos anos. os maiores bancos como Itaú, Bradesco, Caixa, Santander e Banco do Brasil acreditam que o consórcio também é um produto interessante do ponto de vista não só do ponto de vista da rentabilidade, mas também através da fidelização do cliente com a marca do banco.

É um produto extremamente estratégico para os bancos.

O banco que tem o melhor consórcio é sem sombra de dúvidas o Itaú, que vem digitalizando os processos e tendo um serviço bem bacana, a frente dos demais. Eles possibilitam a utilização do próprio crédito como lance, uma baixa taxa de transferência e uma ampla utilização do produto.

Claro isso pode mudar, mas hoje o Itaú é uma das melhores opções de consórcio.

Qual o melhor consórcio de carros?

Quando se trata de consórcio para carros, existem muitas empresas que fazem este tipo de serviço, como administradoras, por exemplo. Carros são os produtos mais buscados quando o assunto é o melhor consórcio de automóveis.

Por ser uma das categorias mais populares, a procura por grupos de consórcios de bens móveis é grande.

Na opinião da ConsorcioCred, as administradoras que podem te oferecer o melhor consórcio de automóveis pelo Brasil todo são Porto Seguro, Rodobens e Itaú.

Lembrando que essa opinião se dá baseada na experiência de quem é consorciado de todas essas administradoras além de muitas outras.

Qual o melhor consórcio imobiliário?

Sem dúvidas, ter uma casa própria é o sonho de muita gente. Por isso, os consórcios imobiliários estão cada vez mais procurados. Mas não é só o preço que conta nessa hora. Você precisa saber quais administradoras tem o melhor atendimento.

Assim, você evita dor de cabeça na hora de fechar algum negócio e se previne de problemas no futuro. É preciso comparar bem todos os pontos das administradoras disponíveis.

Fazendo essas comparações, fica fácil perceber que a administradora com o melhor consórcio de casas e terrenos é a Porto Seguro Consórcios.

Qual o melhor consórcio de motos?

Assim como o melhor consorcio para automóveis, os consórcios para motos são bem populares. Atraídos pelos novos modelos e condições de preços, as pessoas estão cada vez mais procurando um consórcio desta área.

Por isso, é preciso saber exatamente quais administradoras prestam um bom serviço. Para nós, a que possui as melhores condições exclusivas para motos é o consórcio Yamaha.

Qual Administradora devo escolher?

No fim das contas não há um melhor consórcio especificamente. Isso vai depender do que você precisa e está disposto a pagar. Por isso, é preciso ter muito conhecimento e fazer uma pesquisa aprofundada antes de assinar algo. E nisso a ConsorcioCred pode te ajudar!

Infelizmente existem muitas empresas e administradoras péssimas no mercado, empresas que não se importam com o cliente e pensam apenas em vendas e lucro. Não há empatia para quem está atrás de um grande sonho.

É claro também que existem muitas administradoras e também consórcios no Brasil. Isso por um lado é bom, pois aumentando a concorrência, aumenta-se também a qualidade dos serviços prestados.

Porém, isso também aumenta os riscos de se deparar com algum lugar que, em vez de te ajudar a comprar aquele bem que você tanto deseja, só irá te dar muito mais dor de cabeça ao longo do tempo.

Por isso, nós esperamos que esse guia com os melhores e piores consórcios possa te ajudar na hora de fazer sua escolha.

Quer receber mais informações sobre Consórcio Contemplado

Deixe seus dados e te enviamos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

Compartilhe por:
Sugestões de posts para você

ConsorcioCred.com - Creci 119790 -
CNPJ: 05.099.104/0001-19

Rua São Bento 470 - SALA 410 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01010-001

Ver no Google MapsPolítica de Privacidade