Porque o Consórcio Contemplado é a Melhor Opção Para se Adquirir um Imóvel?

Esse artigo vai mostrar a você porque o consórcio contemplado é a melhor opção para se adquirir um Imóvel e mais… parcelado e sem juros! Se você está pensando em comprar um imóvel, mas ainda está em dúvida sobre qual a melhor forma de adquiri-lo, sem dúvida o Consórcio Contemplado de Imóveis é a melhor opção.

Porque o Consórcio Contemplado é a Melhor Opção Para se Adquirir um Imóvel

Consorcio é a melhor opção para compra de Imóvel

As principais reflexões a serem feitas, a princípio, são: para quando preciso do imóvel? Posso esperar para adquiri-lo? Tenho dinheiro para investir à vista ou preciso parcelar? Elas serão seu guia na hora de escolher qual a opção mais favorável para o seu caso. Para ajudá-lo nessa decisão, listamos neste artigo algumas considerações de porque o consórcio se torna a melhor opção na hora de comprar um imóvel.

Consórcio é a poupança que ajudará a realizar o objetivo

Primeiramente, para quem não possui o hábito de poupar, o consórcio é uma forma forçada de fazer uma poupança, e esse é o ponto principal e mais relevante. Desse modo, o consórcio acaba por funcionar como uma poupança para quem tem um objetivo definido e um sonho a realizar. Sua base é o planejamento financeiro estruturado.

Consórcio de imóveis é a forma econômica e segura para compra da casa própria

O consórcio de imóveis no Brasil teve início no ano de 1991, e a partir daí, tem tornado possível aos brasileiros realizar o seu maior sonho: a compra da casa própria, de uma forma econômica e segura, por isso os consórcios se tornam cada vez mais atrativos. É muito simples adquirir um consórcio ou cota já contemplada. O interessado define o valor do imóvel que planeja comprar e que atenda a sua necessidade, podendo optar por parcelar o plano em até 180 meses. Caso escolha uma cota contemplada, já pode adquirir o bem imóvel de imediato e ir pagando as parcelas mensalmente.

Compra de imóveis com consórcio aumentou em 2016

A ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) fez uma pesquisa durante o ano de 2016 e constatou um aumento considerável de um novo perfil de usuário relativo ao crédito para a compra de imóveis. Enquanto em agosto de 2014 a porcentagem de negociações para residências urbanas era de 62,8%, em outubro de 2016, foi possível apurar que as mesmas negociações apresentavam a porcentagem de 71,1%. Houve um aumento de 10% nos créditos concedidos no transcorrer de 2016, superando os R$ 6,47 bilhões. Somente no segundo semestre a venda de consórcios de imóveis chegou ao terceiro melhor total mensal do ano, com mais de 219 mil adesões. Em 2016 o crescimento do consórcio de imóveis bateu recordes no país.

Crédito de carta de consórcio para compra de Imóveis

“A mudança de perfil da utilização do crédito nos consórcios de imóveis está diretamente ligada ao estágio da crise econômica que estamos vivenciando desde 2014. Da maior adesão às contemplações ocorridas no período, o principal objetivo tem sido a casa própria, algo natural decorrente do sentimento desejado de construção, ampliação de patrimônio e, consequentemente, segurança pessoal ou familiar.” – Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Comportamento dos consumidores sobre o consórcio

Ainda segundo Paulo Roberto, “Há um comportamento cada vez mais consciente dos consumidores, interessados em adquirir bens ou contratar serviços por consórcios, especialmente de maio de 2016 para cá. É possível notar que já há pessoas utilizando o consórcio de imóveis como alternativa para aposentadoria, uma opção que possibilita um futuro melhor, paralelamente à previdência pública ou privada. A chamada “aposentadoria imobiliária” possibilita acrescer rendimentos pessoais com tranquilidade e segurança na terceira idade”. “Os imóveis de veraneio mais que duplicaram suas participações”. “E a razão é simples: a formação ou ampliação de patrimônio é mais um fator de tranquilidade que o consórcio proporciona”, complementa.

Consórcio não tem juros nem parcelas intermediárias

Nos dias de hoje planejamento e economia têm sido cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e a flexibilidade do sistema de consórcio se torna uma grande aliada na compra do imóvel do seu imóvel. Por isso, o consórcio passou efetivamente a fazer parte do orçamento familiar de muitas pessoas na lista das compras programadas e investimentos. Sem juros, sem parcelas intermediárias, taxas menores e menos burocracia na hora de pensar em concretizar a compra de um imóvel. Existem as mais variadas opções de créditos e parcelas que cabem no seu bolso. O reajuste das parcelas pelo INCC faz com que o valor da carta de crédito mantenha o seu poder de compra durante todo o plano.

Cota de Consórcio Contemplado

Ao ser contemplado ou adquirir uma cota já contemplada, você pode usar a carta de crédito para comprar seu imóvel na planta ou usado em qualquer lugar do território nacional, tendo a liberdade de poder escolher o tipo de bem que desejar: casa residencial, casa de veraneio, apartamento, terreno ou imóvel comercial.

Utilização do FGTS para complementar o consórcio

É possível utilizar o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para dar lances ou, caso seja necessário, complementar o valor da sua carta de crédito contemplada na hora da compra do imóvel ou quitar as parcelas que estão por vir. Há a possibilidade de utilizar a sua carta de crédito contemplada para a quitação total de um financiamento imobiliário já existente, podendo economizar assim um bom dinheiro.

Planejamento, Disciplina e o Consórcio como Poupança

O consórcio, por ser um tipo de poupança, necessita de muito planejamento e disciplina, entretanto, por possuir parcelas acessíveis a qualquer tamanho de bolso, não sobrecarrega o orçamento mensal. A médio ou longo prazo é formado um fundo que será usado para as contemplações das cotas de consórcios. Por meio de lances ou sorteios, o consorciado contemplado, através da carta de crédito, documento que garante a compra do seu imóvel, passa a ter o poder de comprar à vista e tem a chance de negociar bons descontos no ato da compra. O prazo e o valor do crédito da carta são flexíveis e formalizados em contrato. Todo o processo da transação e contemplação é gerenciado por uma administradora de consórcio autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

O Valor da carta de crédito

A programação financeira se faz necessária já que o consórcio tem como um de seus principais atrativos o pagamento de taxas de administração e fundo de investimentos que, juntos, são muito menores que os valores pagos num financiamento bancário. O consorciado contemplado, por lance ou sorteio, ou ainda por ter comprado uma cota já contemplada deve escolher o imóvel, no valor da carta, e comunicar a administradora a intenção da compra.

Documentação Necessária para o Consórcio

Após esta informação, a administradora do consórcio avaliará a negociação e após isso, aprovará a liberação do crédito para a compra. Para tanto, é necessária a apresentação de alguns documentos pessoais e do imóvel, bem como a avaliação formal do bem, a carta de crédito e o contrato do consórcio. Com toda essa documentação preparada e o pagamento de algumas taxas cobradas pelo cartório (dependem do valor do imóvel), o registro é efetivado.

Adquirindo a cota de consórcio

No momento da aquisição da cota de consórcio, o cliente pode entrar em um grupo novo, se houver algum oferecido pela administradora ou em um grupo que já estiver em andamento, ou seja, quando a primeira assembleia já foi realizada. A principal vantagem dos grupos em andamento é que a sua estrutura financeira fica cada vez mais forte com o passar do tempo. Outra vantagem é que à medida que os consorciados vão sendo contemplados, o número de participantes vai diminuindo e, consequentemente, as chances de ser sorteado vão aumentando. No momento da contratação do plano, a administradora indica a melhor opção de grupo para o cliente, de acordo com o seu objetivo.
Caso o imóvel escolhido tenha preço superior ao valor da carta de crédito, basta que o consorciado tenha recursos próprios para pagar a diferença. Não há valor máximo para a carta de crédito.

Compra de imóveis para alugar pelo consórcio

Algumas pessoas veem na compra de consórcios imobiliários ou cotas contempladas de imóveis uma forma de investimento bastante rentável. Em geral, participam de consórcios que oferecem imóveis mais baratos, antecipam a contemplação da carta de crédito por meio dos lances, colocam o imóvel para alugar e vão pagando as prestações do consórcio com o aluguel.
É muito comum que esses investidores, na hora de escolherem o imóvel para compra, optem por regiões mais populares, com alta demanda por moradia. Assim o imóvel não fica vago por muito tempo gerando prejuízo ao invés de lucro.
Através de uma Proposta de Adesão, as administradoras avaliam previamente o perfil dos consumidores interessados em participar do grupo de consórcio. Após a aprovação dessa proposta, o cotista estará apto para assinar o contrato, realizar os pagamentos das mensalidades, participar das assembleias, sorteios e efetuar lances.

Cuidados ao adquirir uma cota de consórcio

Antes de adquirir uma cota é importante analisar o contrato e todas as suas cláusulas, a quantidade de parcelas a serem pagas, o número de sorteios mensais, lances, afim de que todas as dúvidas que sejam esclarecidas. No término do consórcio, mesmo os que não conseguiram ser contemplados nos sorteios ou lances receberão o bem. Frisando também que antes de comprar um consórcio ou uma carta de crédito contemplada, é importante verificar a idoneidade das administradoras para que sua compra seja feita da maneira mais segura possível. Uma dica importante antes de fechar o negócio: verifique a idoneidade da empresa que pretende adquirir o consórcio ou a carta de crédito contemplada. O Banco Central disponibiliza em seu site um ranking referente às melhores empresas de consórcio que atuam no país. O ranking leva em conta o número de negócios realizados, o número de reclamações feitas e o número de reclamações resolvidas.
É importante que o interessado esteja a par da necessidade de avaliar todas as informações possíveis a respeito da empresa administradora do consórcio e do itens constantes no contrato para que o negócio seja efetuado com total segurança e clareza.

Nós ajudamos você a realizar o sonho da casa própria

A ConsorcioCred é uma empresa idônea e especializada na venda de consórcios e cartas de crédito contempladas que vem realizando o sonho de milhares de brasileiros com competência e responsabilidade. Clique aqui e escolha a carta de crédito contemplada para a compra do seu imóvel de maneira rápida, fácil e segura!

Share this: