Esse conteúdo é para você que possui uma cota cancelada, ou que possui uma cota ativa mas está com dificuldades para seguir com o pagamento das parcelas mensais.

Muitas pessoas, por mudanças de planos ou imprevistos, acabam cancelando o consórcio. Já outros, que muitas vezes não se agradaram muito com o produto, simplesmente deixam de pagar as parcelas e normalmente, depois de 3 meses sem pagar, a cota é automaticamente cancelada pela administradora.

Quem cancela o consórcio ou simplesmente deixa de pagar ele até que cancele automaticamente fica aguardando o recebimento dos valores que foram pagos na cota. O problema é que poucas vezes essa pessoa tem conhecimento de quanto e quando esse valor será recebido.

Já adiantamos agora para você que se você cancelar não vai receber todo o dinheiro que já pagou, vai perder uma parte considerável. Foi pensando nessa questão que criamos este conteúdo, então fique ligado que vamos explicar como isso funciona e quais as alternativas ao cancelamento para minimizar a perda.

Consórcio cancelado

Aqui na ConsorcioCred recebemos muitos contatos de pessoas que cancelaram um consórcio, possuem valores a serem devolvidos pela administradora, mas tem duvidas.

As duvidas mais comuns são referentes a quando vão receber e quanto vão receber. Outro caso comum é quando a pessoa já cancelou o consórcio, recebeu os valores da administradora, mas achou o valor recebido muito pouco, muito abaixo do que já havia sido pago.

Por isso vamos esclarecer todas essas dúvidas a partir de agora para você entender como funciona o cancelamento de um consórcio e quais as alternativas.

Porque alguém cancela um consórcio?

Quando alguém cancela um consórcio é porque mudou de planos ou teve uma dificuldade financeira e parou de pagar.

Lembrando que só são canceladas as cotas não contempladas. Quando um consórcio está contemplado, a cota não é cancelada. O que pode acontecer é se o bem não tiver sido comprado, haver uma descontemplação por falta de pagamento, depois somente é que vem o cancelamento da cota.

Quando a cota é contemplada via sorteio, não tem como haver descontemplação, logo, ocorre o cancelamento automático.

Infelizmente temos muitos casos de pessoas que são enganadas, contratam um consórcio com promessa de contemplação e depois de terem pago algumas parcelas descobrem verdadeiramente como é que funciona o consórcio, percebem que foram enganadas.

Muitas vezes as pessoas não tem provas dessa mentira, e ai fica naquela, ficar com o consórcio ou cancelar? Isso gera uma desmotivação e a pessoa para de pagar. De qualquer forma, independente do motivo que fez você cancelar seu consórcio, é importante saber como tudo funciona.

O que o consorciado recebe de volta caso ele cancele a cota?

Se você deixou de pagar o seu consórcio e ele cancelou, você tem direito a resgatar o que chamamos de fundo comum. Você não vai resgatar todo o valor que você pagou.

Quando você faz um consórcio as suas parcelas são compostas por pelo menos três itens: Fundo comum, taxa de administração e fundo de reserva.

Quando existe um cancelamento, o consorciado tem direito somente ao fundo comum. Logo, vamos dar um exemplo:

Você contratou um consórcio de 200 mil, onde a taxa é de 20% e o custo final do consórcio vai dar em torno de 240 mil reais. Você já pagou 40 parcelas desse consórcio, totalizando ai cerca de 140 mil reais.

Nesse valor pago, se a taxa de administração é de 20%, cerca de 28 mil reais dos valores pagos foram taxas, logo, teoricamente o fundo comum é de 112 mil reais.

Além disso, as administradoras ainda aplicam a multa de quebra de contrato, que vai variar de administradora para administradora, mas na maioria das vezes gira em torno de 10%, podendo chegar até 20% sob o valor a ser restituído. Então, se ele pretendia receber 112 mil, esse valor já vai cair para a casa dos 100 mil.

Mas, o que acontece é que existe também uma taxa de administração antecipada, quando o cliente compra o consórcio, ou ele vai pagar uma taxa de administração antecipada na forma de taxa de adesão, ou, se não tiver taxa de adesão, essa taxa de administração antecipada vai estar inclusa nas primeiras parcelas.

Logo, nesse exemplo dado, a taxa de administração antecipada que foi inclusa no valor da parcela vai diminuir ainda mais o valor do fundo comum. Então muitas vezes o cliente vai estar esperando receber os 100 mil, mas vai receber ainda menos que isso, devido a essa taxa de administração antecipada.

Em muitos casos, principalmente nas administradoras de má qualidade, o fundo comum é muito pequeno nas primeiras parcelas, de forma em que muitas vezes praticamente todo o valor que o cliente pagou é taxa.

Nas boas administradoras do mercado, isso não acontece. Mesmo assim, o cancelamento precoce com certeza vai criar uma devolução que vai girar em torno de um desconto de cerca de 30% a 40% do valor já pago!  Dos 140 mil pagos dados no exemplo, somente serão devolvidos cerca de 94 mil.

Você consorciado deve estar ciente que provavelmente vai pegar pouco dinheiro em relação a aquilo que você investiu se, pelo motivo que for, sua cota for cancelada.

Quais as outras alternativas?

Cancelamentos em cotas com uma boa porcentagem paga são muito difíceis de acontecer, pois existem alternativas muito mais vantajosas para o cliente escolher.

Existe a possibilidade de negociar com a administradora pela diminuição do valor do crédito, diminuindo assim o valor das parcelas e possibilitando a continuidade do plano.

Outra possibilidade viável é realizar a venda do consórcio antes de cancelar ele. Isso é algo que precisa ficar muito claro para você, não deixe a cota cancelar em nenhuma hipótese, pois essa com certeza é a opção menos vantajosa.

Se você vender esse consórcio vai receber parte do valor pago à vista. Essa a primeira vantagem de vender e não cancelar, pois ao cancelar sua cota, somente irá receber os valore devidos no final do grupo, o que pode levar anos, ou quando for sorteado como cota cancelada, dependendo assim da sorte.

Agora, vendendo também se perderá parte do valor pago, existe um deságio na operação para quem está vendendo. Esse deságio gira em torno de 50% a 60% do valor já pago. No exemplo que demos nesse conteúdo, em que o cliente pagou cerca de 140 mil e se cancelasse iria receber em torno de 90 mil, vendendo a cota iria receber em torno de 70 mil.

Ai cabe a cada um analisar o que compensa mais, receber cerca de 10% a mais em um prazo que pode levar anos, ou receber 10% a menos só que à vista, de imediato.

Sabemos que normalmente quem quer encerrar a continuidade em um plano de consórcio é porque possui necessidades financeiras, logo, o recebimento imediato é uma grande vantagem.

Como a ConsorcioCred pode me ajudar?

Aqui na ConsorcioCred nós sempre queremos oferecer a melhor soluçnao para. consorciado, por isso é muito importante deixar claro uma mensagem: Não deixe a sua cota cancelar.

No momento em que você cancela sua cota, estará sentenciado a perder quase metade daquilo que pagou e ainda ter que esperar anos para receber. Busque sempre a negociação com a administradora antes de cancelar. Se a possibilidade de negociar o valor das parcelas não existir, venda sua cota.

Vendendo seu consórcio para a ConsorcioCred você consegue receber à vista e perder muito pouco a mais do que perderia com o cancelamento.

Nós também compramos a cota depois dela já cancelada, mas nesses casos o deságio na venda será consideravelmente maior, já que cotas canceladas são bem menos valorizadas no mercado. Por isso, se for vender, é importante ficar claro: venda antes de cancelar!

Se quiser entender mais de como funciona nossa cotação e de quanto pagariamos ela sua cota, é só enviar ela aqui que fazemos a análise sem compromisso!

solicitar cotação