Nesse artigo vamos te explicar em quanto tempo a administradora Porto Seguro paga o imóvel por meio da carta de crédito. Essa é uma dúvida recorrente entre os consorciados que querem usar sua carta de crédito e também entre aqueles que possuem um imóvel para vender, e apareceu um comprador interessado em realizar a compra e fazer o pagamento por meio do consórcio.

Recentemente nós da Consorciocred tivemos uma experiência desse processo de faturamento de um imóvel por meio da carta de crédito na prática com uma das maiores administradoras do País, a Porto Seguro. Por isso temos capacidade total de detalhar como funciona o processo e contribuir com informações relevantes do passo a passo de compra do imóvel com uma carta de crédito contemplada da Porto Seguro.

Vale lembrar que esse processo, por mais que seja específico da Porto, é relativamente similar em algumas outras administradoras do País. Dessa forma, o exemplo dado pode te ajudar mesmo que a carta de crédito em questão seja de outra instituição financeira.

Sabemos que a melhor forma de vender o seu imóvel é quando aparece um comprador com dinheiro à vista, vivo, para efetivamente comprar o seu imóvel. Mas sabemos também que isso será cada vez mais raro hoje em dia, já que as pessoas precisam buscar uma alternativa de crédito viável que vai te proporcionar também receber o imóvel de maneira rápida e segura para conseguir fazer a aquisição, já que não possuem recursos do próprio bolso mas precisam adquirir o imóvel de maneira prática. Uma das alternativas para conseguir fazer isso é por meio do consórcio.

Então se você possui um imóvel para vender e apareceu um comprador com uma carta de crédito de consórcio, mas você não sabe se é seguro ou como funciona os processos, fique ligado.

Como vender um imóvel para comprador com consórcio?

A primeira coisa que você precisa fazer é saber quais os trâmites burocráticos para você receber o seu dinheiro, por isso, veja os detalhes de como funciona esse procedimento de faturamento na Porto Seguro.

Como receber o pagamento de um comprador com consórcio da Porto Seguro? A primeira coisa que você precisa ter é a documentação regularizada do imóvel. Será preciso ter a matrícula em ordem, limpa, sem nenhum gravame ou nenhum apontamento. Qualquer tipo de tributo também deve estar devidamente pago, e se não estiver pago isso deve estar bem acordado com o comprador.

Resumindo, o imóvel precisa estar em perfeita ordem jurídica, esse é o primeiro ponto importante para você considerar.

Quais os procedimentos para quem está comprando o imóvel?

Essa pessoa que for comprar o imóvel já teve o cadastro analisado na administradora e já foi aprovado. Logo, ela já teve o cadastro atualizado pela Porto e já foi aprovado a sua renda para o faturamento daquele imóvel.

Sendo assim, o primeiro passo é que o titular da cota tenha o seu cadastro aprovado pela administradora para fazer o faturamento daquele bem.

Essa análise é feita em poucos dias pela própria administradora logo que acontece a contemplação da cota ou quando ela é transferida para um novo cessionário.

O segundo ponto importante é a Porto Seguro fazer a vistoria do imóvel. Esse imóvel será vistoriado por uma pessoa designada pela própria Porto Seguro que vai fazer a avaliação do imóvel, verificar as condições e ver se ele está em conformidade com a descrição na matrícula. Além disso, é feita uma avaliação de preço de mercado daquele bem para dar garantia a negociação.

Geralmente o valor de garantia é o valor da carta de crédito, ou seja, o imóvel tem que ter o valor de mercado, o valor de avaliação, equivalente ao valor da carta de crédito. É principalmente isso que o avaliador da Porto vai considerar na sua visita.

Quais são os procedimentos para quem está vendendo o imóvel?

O primeiro passo é fornecer a documentação que a administradora exige. Essa documentação na Porto Seguro, por exemplo, é uma documentação simples, não tem nenhuma documentação muito difícil de ser conseguida, logo, é só seguir as orientações da administradora referentes a documentação necessária.

Na Porto Seguro eles possuem um documento que descreve de forma detalhada qual a documentação necessária de ser providenciada. Assim que esses documentos estiverem em mãos, basta passa-los para o adquirente e com base nesses documentos a Porto faz a vistoria para seguir com a realização da escrituração do imóvel.

O imóvel vai ter que estar livre de ônus e é preciso que nele seja possível efetuar a escritura com a alienação do bem a administradora.

É claro que os imóveis que são financiados também podem ser adquiridos através de uma carta de crédito de consórcio. Nesses casos é feito uma operação de interveniente quitante, onde o valor do financiamento é quitado pela administradora e as taxas são trazidas para o valor presente o consórcio.

Nos casos em que o valor do imóvel exceder o valor da carta de crédito, a diferença será paga ao vendedor com recurso do próprio bolso do comprador.

Em quanto tempo o imóvel é pago?

A Porto Seguro é uma das administradoras que tem feito o processo de pagamento do dono do bem da maneira mais rápida do mercado. Eles tem um processo bastante ágil. É claro que cabe ao comprador também ligar na central de atendimento, entrar no chat e eventualmente eles possuem uma esteira digital para fazer o processo de faturamento e assim fazer o devido acompanhamento.

Eles devem dar o retorno da análise de documentos, bem como informar em relação a data de vistoria e eventualmente se existe algum documento faltante. Esse processo tem que ser acompanhado pelo comprador através do chat, da central de atendimento ou da esteira digital para que, na eventualidade de se precisar algo adicional o comprador também fornecer de pronto esses documentos para que isso não atrase o processo de faturamento.

No nosso caso o imóvel foi pago em 30 dias, ou seja, um prazo super rápido para a vistoria e pagamento ser feito. Houve a escrituração em um dos cartórios conveniados da Porto, onde eles fazem a escritura, informam o valor da alienação bem como informam que após 2 a 3 dias o dinheiro vai ser depositado na conta do vendedor, o que é bem bacana. Não precisa esperar o registro da escritura para ocorrer a liberação do pagamento. Logo após a assinatura da escritura, em dois dias o dinheiro cai na conta do vendedor, o que é algo inédito para nós.

Esse é um dado interessante que queríamos passar para você que está ai do outro lado, uma informação super rica e muito importante em relação ao processo de faturamento.

Existe algum procedimento pós pagamento?

Por parte da Porto Seguro, não tem. Eles até fornecem como benefício os valores de ITBI, registro e o próprio custo da escritura é deduzido da carta de crédito. Com isso, não precisa se preocupar em relação a obtenção desses valores. A  Porto Seguro automaticamente retira da carta de crédito os valores da documentação, que podem dar muitas vezes na casa dos 5% a 10% do valor de referência do imóvel.

Claro, para sua segurança é preciso regularizar o imóvel com registro e escritura, afinal, quem não registra não é dono, logo, essa é uma situação importante do ponto de vista jurídico, efetivar o registro da escritura.

É seguro vender o imóvel para um consorciado contemplado?

Na administradora Porto é extremamente seguro. O processo de analise de cadastro é muito rápido e o pagamento do bem ocorre de forma super consciente. Logo, você que esta do outro lado tentando vender seu imóvel para um consorciado contemplado da Porto, pode ficar tranquilo, você vai receber o valor da venda do seu imóvel em um prazo médio de 30 a 60 dias no máximo.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você nas suas orientações em relação a utilização do consórcio para compra de um imóvel.

Como a ConsorcioCred pode te ajudar?

Para você que está vendendo seu imóvel para um consorciado, saiba que é preciso dispor de toda a documentação em dia. A empresa que fornece a carta vai exigir a documentação completa para liberar o dinheiro.

Se você quer fazer um consórcio para comprar um imóvel, primeiro escolha a melhor administradora desta modalidade de financiamento, depois faça pesquisa em todos os órgãos de defesa do consumidor, feito isso, contrate o plano que cabe no seu bolso.

Outra possibilidade é que após essa pesquisa você opte pela aquisição de uma carta de crédito já contemplada, que é uma forma mais rápida de conseguir sua carta de crédito.

Aqui na Consorciocred nós trabalhamos com a compra e venda de cartas de crédito já contempladas das melhores administradoras do Brasil, de forma que será possível encontrar diversas opções de crédito de maneira segura para você. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre essa modalidade de financiamento, entre em contato conosco agora mesmo!

Compre aqui sua carta de crédito já contemplada!