Saiba o que é Consórcio Contemplado e quais as vantagens

Atualmente, o consórcio contemplado é uma das formas mais eficientes de adquirir um imóvel comercial ou residencial, terreno, reformar ou construir, adquirir veiculos, caminhões, máquinas agrícolas, onibus, aeronaves,embarcações ou outros bens.

Isso acontece porque, as cotas que comercializamos, a carta de crédito já está contemplada e o consorciado pode adquirir o bem com mais facilidade. Além disso, muitas pessoas também investem nos consórcios para, depois, conseguirem alugar o bem, possibilitando gerar renda, aumentando patrimônio. Essa é uma das melhores possibilidades de utilização dos consórcios contemplados com o intuito de formação de patrimônio, aposentadoria, e como consequência, gerar renda. Porém, antes de investir, é importante saber exatamente o que é um consórcio já contemplado e como funciona sua aquisição. Continue lendo, e confira as vantagens e os cuidados que devem ser tomados.

Quando você inicia um consórcio, se responsabiliza em pagar um valor mensal durante um determinado tempo para adquirir um bem através de uma carta de crédito recebida no fim dos pagamentos. No caso dos consórcios de imóveis, essa carta vem com os valores corrigidos de acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) até a data da contemplação. Após a contemplação, o credito fica aplicado em um fundo de renda fixa até a utilização do crédito.

Modalidades de Contemplação do Consórcio

A maioria das empresas trabalha com duas modalidades de contemplação: sorteio e lance. No primeiro, é sorteado um número de uma determinada cota de consórcio. Assim, o consorciado que  for contemplado por sorteiro pode utilizar a carta de crédito de imediato, antes mesmo de terminar de quitar as parcelas. A única exigência é estar ativo no grupo e com os pagamentos em dia. Outros clientes que não tem interesse na utilização do crédito de imediato podem até vender a cota com lucro, principalmente se for na fase inicial do grupo.

Contemplação do Consórcio por Lances e Sorteios

Os lances acontecem depois do sorteio, momento em que os consorciados podem ofertar o lance, e se contemplado, adiantar ou reduzir o pagamento de algumas parcelas. Normalmente, quem oferece o maior lance, de acordo com o valor de seu consórcio, é contemplado, podendo utilizar de imediato a carta de crédito. algumas Administradoras, é possível usar no máximo 25% do valor do crédito para dar o lance.

Utilizando o FGTS no Consórcio

Uma forma bem comum de oferecer lances, principalmente em consórcios de imóveis residenciais, é utilizando o saldo disponível no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Esse saldo serve para complementar o crédito, liquidar ou pagar parte das parcelas da cota de consórcio. Porém, antes de usá-lo, é importante verificar as regras do órgão gestor, ou seja, a Caixa Econômica Federal. Avalie também as regras do contrato de participação do seu consórcio.

Consórcio Contemplado quais Vantagens e Facilidades

O consórcio contemplado é a melhor forma de investimento na aquisição de um bem, porque possui diversas vantagens e facilidades. As cotas de consórcio auxiliam as pessoas a economizarem e aplicarem parte de sua renda em algo seguro, já que são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. Além disso, se o consorciado já tiver um dinheiro guardado, pode oferecer como lance e conseguir a carta de crédito com mais facilidade.

Consórcio não tem Juros

Os pagamentos das parcelas de um consórcio são sem entrada, sem juros e sem partes intermediárias. Também não é necessário comprovar renda ou conseguir um avalista na contratação da cota.Normalmente, as empresas de consórcio oferecem taxas menores e são menos burocráticas na aquisição de bens.

Como Escolher os Valores do Consórcio

A grande variedade nos valores dos créditos disponíveis para aquisição, permite o planejamento da parcela ideal para seu orçamento, sendo também um dos atrativos para quem deseja virar consorciado. Você pode escolher o valor, o número de pagamentos e o prazo do vencimento. Antes de iniciar o consórcio, também é possível fazer uma simulação de acordo com o valor das parcelas do bem que você deseja adquirir e escolher as melhores condições.

Cuidados na Aquisição de Cota de Consórcio Contemplado

Antes de iniciar um consórcio, é necessário estar atento a todos os fatores que podem interferir nos pagamentos, na aquisição do bem e em tudo que esteja relacionado. Primeiro, é fundamental analisar sua condição financeira, ou seja, seus gastos mensais, suas dívidas e todos o investimento necessário que o consórcio pode gerar em seu orçamento.

Vale o que está no Contrato do Consórcio

Lembre-se de ler muito bem o contrato da empresa de consórcios, esclarecer todas as possíveis dúvidas e verificar se o plano se encaixa às suas condições. Esteja atento aos prazos das parcelas, percentual das taxas administrativas, tipos de seguros exigidos, garantias colocadas pela empresa, formas de antecipação de pagamentos.

Procure não levar em conta promessas feitas pelos vendedores, confie apenas no que está explicitado no contrato. Também não assine e não se comprometa a pagar nada que não seja do seu interesse ou que você não possa continuar quitando depois.

Como esclarecer dúvidas sobre o Consórcio

Se os vendedores e gerentes da empresa de consórcios não puderem esclarecer todas as suas dúvidas, procure a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) ou o Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcios (SINAC). Os órgãos são responsáveis por representarem os grupos de consórcios do País e, portanto, podem fornecer muitas informações sobre eles e as cláusulas dos contratos.

ConsorcioCred

A ConsorcioCred é referência em consórcios contemplados no Brasil. A empresa oferece várias opções que se adaptam de acordo com os interesses, necessidades e condições dos seus clientes. A ConsorcioCred possibilita a compra e venda de consórcios em qualquer lugar do País, de forma prática, rápida e transparente. Compre seu consórcio e saiba mais sobre nós.

Share this: