ACESSAR MARKETPLACE

Em quais situações vale a pena fazer um consórcio? Veja 7 casos

6/13/2022 Paulo Amaro Da S. M. Santos

No momento em que você deseja adquirir um bem de alto custo e busca uma opção de crédito para isso, o consórcio surge como uma possibilidade real. Mas dentre todas as opções de crédito existentes, quando o consórcio vale a pena? Se você não quer mais acumular juros é melhor se organizar e buscar uma alternativa de crédito mais atrativa para o seu bolso.

Continue lendo essa post pois aqui vamos descrever em que momentos da vida vale a pena optar pelo consórcio como caminho para pagar a aquisição desse bem sem ter que pagar juros.

O consórcio vale a pena para quem procura qualidade na opção de crédito

Quais beneficios devo considerar na hora da contratação do consórcio? Qual o principal fator pro cliente considerar na hora da contratação? Para nós é a qualidade do produto. Se eu for comprar um produto, qualquer um que ele seja, vou procurar a qualidade, a marca, e não só preço final.

A taxa administrativa é decisiva para a contratação, pagar a taxa administrativa mais barata é bom, mas, não é fundamental, pois o barato pode sair caro.

Quando você primeiro procura qualidade, o serviço que a operadora pode te oferecer, isso faz muita diferença. Aquele consórcio que te possibilita mais de um tipo de contemplação faz com que até você que não tem tanto recurso consiga sua contemplação.

Nós como consumidores só conseguimos essa informação sendo bem atendidos pelo vendedor, com uma pessoa capacitada na sua frente apresentando os melhores caminhos.

O consórcio vale a pena para quem procura flexibilidade

Outro ponto fundamental é ter um produto que seja eclético. Muitas pessoas compram um consórcio de imóvel, por exemplo, e nem sabem ainda qual bem querem adquirir.

Se você comprou de uma operadora que permite a aquisição de imóvel rural, urbano, comercial, de veraneio, na praia, que permite construir e comprar terreno, você comprou ali um produto no qual te permite seguir os diferentes caminhos com o tempo.

O consórcio vale a pena para quem precisa se planejar financeiramente

A dificuldade das pessoas em guardar dinheiro existe. Todo mundo que tem um compromisso, sai da zona de conforto, então no momento que você tem o boleto do consórcio para pagar isso é um estimulo para você melhorar sua vida, conquistar novos objetivos e o consórcio também te ajuda muito nisso.

O consórcio permite que você não imobilize a totalidade do seu recurso em um bem que não necessariamente vai te trazer um retorno imediato. Se eu tenho uma destinação da minha poupança, do meu recurso ,que me dão uma rentabilidade maior, para que eu vou imobilizar meu recurso num imóvel ou em um veículo? Com o consórcio você não precisa imobilizar seus recursos pois vai pagando aos poucos.

O consórcio sai fortalecido da pandemia. Isso porque junto com o baque que nós levamos, com o baque do isolamento, conseguimos observar que as pessoas estão se programando muito mais. Nós temos um cultura imediatista no Brasil, e isso faz com que se pague o preço do imediatismo. A pandemia veio para mostrar que as coisas não são desse jeito, trouxe uma educação financeira. A pandemia trouxe essa lição, de forma dura, para o brasileiro.

Hoje vemos clientes falando sobre isso, sobre estarem preocupados com investimentos a médio e longo prazo. E isso é muito interessante. Saímos fortalecidos da pandemia trazendo essa questão da programação através do consórcio.

As pessoas mais jovens estão procurando um consórcio para se organizar e planejar.

O consórcio vale a pena para que não quer pagar os juros do financiamento

É mais caro você financiar do que fazer um consórcio. Além disso, o financiamento é muito mais burocrático que um consórcio.

Com o crédito do consórcio liberado, você tem o pagamento à vista em 30 dias, o financiamento as vezes demora 3 meses para fazer esse pagamento.

O financiamento começou o ano com taxas anunciadas na casa de 9% ao ano para imóvel residencial. Comercial na casa dos 14%. Com o aumento da Selic recente, essas taxas devem subir ainda mais. Ou seja, o cenário de taxa de juros é totalmente incerto, não é um cenário instável, e pagar uma taxa de 9% ao ano no financiamento de um imóvel comercial, num prazo de 30 anos, é absurdo. Pagar isso, é a melhor solução?

Trazemos essa reflexão para você. Deixar de ser imediatista, fazer contas, simular cenários e se preparar com antecedência é o melhor caminho. O consórcio tem taxas imobiliárias de 2% ao ano em prazos médios de 16 anos.

O consórcio vale a pena para quem procura novidades

O consórcio vem trazendo cada vez mais novidades. Por exemplo, uma das grandes administradoras do país, a Porto Seguro, trouxe o consórcio de bicicletas, que é um produto que não existia nas grandes operadoras de consórcio. Ou seja, comprar bicicleta, é com consórcio.

Essa administradora já está negociando para lançar um novo produto que é serviço, trazendo muitos benefícios para varias profissões.

Outro insights interessante é o consórcio para painéis fotovoltaicos. Hoje vemos muitas pessoas gerando sua própria energia em casa e o consórcio também possibilita isso.

Novidade também super bacana é o crescimento do seguimento náutico e de pesados na pandemia. A flexibilidade de utilização do produto consórcio para aquisição de vários tipo de bem é uma grande vantagem, o consórcio ganhou muito nesse sentido.

O consórcio vale a pena para quem procura beneficios no produto

Vemos com muitos bons olhos também as administradoras que agora aceitam lance fixo para veículos como forma de contemplação. É algo novo que ajuda muito.

Hoje algumas administradoras permitem diversas formas de contemplação, isso permite um excedente de contemplações, mas o que é isso?

Vamos supor que uma administradora trabalhe com 3 tipos de contemplação: livre, fixo e sorteio. Ela deveria entregar por mês no mínimo três contemplações, mas as vezes ele entrega 5, 6, 7 11 ou até 15 contemplações por mês. Isso da um excedente de contemplação que possibilita que na metade do seu consórcio, praticamente todo o grupo já esteja contemplado. Isso é muito bom até mesmo para aumentar suas chances de ser sorteado, pois vai pela lógica da exclusão. Essa exclusão vai fazendo chegar na sua cota muito mais facilmente!

O consórcio vale a pena para quem quer construir patrimônio

A pandemia se mostrou algo totalmente inédito na realidade do mundo, e aí, qual a importância de você ter um recurso como uma reserva de emergência, ou seja, não entregar tudo que você tem e imobilizar em um imóvel. O consórcio sai dessa pandemia fortalecido porque possibilita uma alternativa a custo competitivo sem expor todo o seu dinheiro e assim ter uma reserva de emergencia no seu caixa para que você possa realmente não utilizar tudo que você tem e ter segurança para passar períodos como o que acabamos de passar.

Comparado a outros tipos de compra que você imobiliza o seu capital no patrimônio, você consegue multiplicar esse patrimônio utilizando pouco dinheiro.

A compra de imóvel também vem se mostrando como uma ativo muito interessante, quando bem comprado principalmente. Se você constrói um imóvel, tem um aumento patrimonial significativo, e o consórcio te possibilita isso. Você pode utilizar o bem para locação e isso virar uma aposentadoria, por exemplo.

E aí, gostou das dicas dadas nesse post? Então preencha o formulário abaixo para receber novas dicas.

Quer receber mais informações sobre Consórcio Contemplado

Deixe seus dados e te enviamos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

Compartilhe por:
Sugestões de posts para você

ConsorcioCred.com - Creci 119790 -
CNPJ: 05.099.104/0001-19

Rua São Bento 470 - SALA 410 - Centro - São Paulo - SP - CEP 01010-001

Ver no Google MapsPolítica de Privacidade