Carta de Crédito Como Funciona?

Carta de Crédito Como FuncionaA carta de crédito é o grande objetivo de todo mundo que inicia seu consórcio. É o final que todo mundo que inicia em um consórcio quer ter.

Por isso, não há como negar: carta de crédito é a melhor forma de qualquer pessoa conquistar seus objetivos. Seja um carro, ou algum imóvel, quando se há a carta de crédito qualquer sonho fica muito mais próximo.

Afinal, nem todas as pessoas possuem dinheiro para pagar o que querem a vista e também não podem, ou não querem, pegar empréstimos em bancos devido às taxas. É neste momento que optam por um consórcio.

Ter um consórcio hoje é uma das maneiras mais eficazes de se conseguir realizar um sonho.

Além de se tratar de um grande sonho para as pessoas, conseguir um consórcio contemplado pode ser mais fácil comprando cotas que já foram contempladas ou comprar cotas em grupos em andamento onde os lances podem ser reduzidos e otimizados. Sim, você pode assumir cotas de outras pessoas que já foram contempladas a qualquer momento, precisando apenas comprovar 3 vezes o valor da parcela.

Isto é possível pois, muitos consorciados, ao longo do tempo, preferem vender suas cotas e realizar para realizar lucro com a comercialização.

É onde entra empresas como a ConsorcioCred, que vende Cartas de Crédito contempladas(saiba mais) e consórcios em andamento. Uma forma muito eficaz de ajudar as pessoas a realizarem seu sonho.

Neste artigo você aprenderá tudo sobre a Carta de Crédito, como funciona, seus tipos e exemplos. Além disso, você saberá cada peculiaridade das principais administradoras do país.

O que é e como funciona a carta de crédito?

A carta de crédito é um documento com fins financeiros que serve para que o consorciado contemplado consiga contratar algum serviço, ou comprar algum bem conforme o valor previamente combinado pelo o consórcio.

Ela funciona como um crédito que o contemplado possui junto à administradora. Os valores podem variar conforme o tipo de bem a ser adquirido, valor do bem e prazo de pagamento da cota de consórcio.

Depois, quando o consorciado for contemplado, ele irá procurar um imóvel ou veículo com o valor da carta de crédito e informar à administradora, que irá realizar o pagamento conforme acordado.

Na prática, é bem simples o funcionamento da carta de crédito: o consorciado realiza os pagamentos mensais conforme acordado anteriormente, e quando ele for contemplado com a carta de crédito ele realiza a compra daquilo que ele tinha como objetivo.

Após a administradora comunicar o consorciado de sua contemplação, deverá ocorrer a aprovação do cadastro do consorciado para faturamento do bem de imediato ou caso o consorciado não tenha interesse em faturamento do bem, o crédito contemplado ficará aplicado em um fundo de renda fixa até quando o consorciado desejar adquirir o bem.

A administradora deverá solicitar a análise de cadastro do consorciado antes de liberar a utilização da carta de crédito forma efetiva, devendo o consorciado não ter restrições e comprovar no mínimo 3 vezes o valor da parcela para aprovação do faturamento.

Vantagens e características da Carta de Crédito

Vantagens Carta de CréditoSem dúvidas, uma das grandes vantagens da carta de crédito é a segurança. Isso porque somente o solicitante poderá usar a carta, o que significa mais controle sobre o valor que ele irá receber.

Além do mais, não é preciso pagar nenhuma taxa e impostos que seriam cobrados caso o dinheiro fosse aplicado diretamente na sua conta já que seu uso não é o mesmo de uma transferência convencional.

Outro ponto interessante da carta de crédito é o seu poder de negociação. Isso porque ela pode funcionar como uma espécie de pagamento à vista. Sendo assim, quem está vendendo o bem saberá que irá receber o valor do produto em um prazo mais curto.

Então possível negociar uma carta de crédito?

Segundo a legislação brasileira é possível negociar uma carta de crédito contemplada. Porém, isso só ocorre em condições bem específicas, além de pedir alguns cuidados. Isso porque, infelizmente, algumas pessoas usam da promessa de carta de crédito contemplada exclusivamente para aplicar golpes.

Mas, com a ConsorcioCred isso não será problema. Além de ser uma empresa séria, ela oferece uma série uma grande variedade de cartas contempladas para negociação. É uma empresa que irá acompanhar a aprovação do cadastro até a efetiva transferência de titularidade do consórcio.

Este tipo de operação demanda muito cuidado, por isso, só negocie com pessoas ou empresas que sejam de sua confiança plena.

Uma forma de se prevenir é analisando o histórico de transações similares feitas pelo vendedor em questão. E também observe se a carta de crédito de fato existe e se ela realmente está contemplada.

Essa checagem pode ser feita de forma direta com a administradora, que consegue verificar se a carta de crédito, que pode ser de veículos, imóveis ou serviços, foi mesmo contemplada.

Autorização

Para que qualquer negócio de consórcio seja concretizado, é preciso que ele seja autorizado pelo Banco Central, por isso, é importante verificar se a administradora envolvida é autorizada para fazer a transação.

Já no momento de transferir a carta de crédito é preciso confirmar os documentos do titular do consórcio e também é preciso verificar se quem está vendendo a carta contemplada não tem dívidas com o grupo do consórcio.

Neste caso, a CosorcioCred garante que todas as cartas são legais e estão dentro de todos os padrões e normas exigidos. Tudo isso para garantir sempre o melhor serviço para que seu sonho seja realizado.

Tipos de contemplação Carta de Crédito

Toda aquisição de consórcio se inicia como não contemplada, porém a contemplação é possível a partir na primeira assembléia. Porém, não é preciso esperar pagar todo um consórcio para ser contemplado.

Existem meios de se adquirir uma carta de crédito antes. Para que seja possível isto, é preciso antes passar por um processo: conhecimento

Somente com conhecimento que um consorciado pode ser contemplado com uma cota mais rápido, antes mesmo antes de terminar de pagar o plano. Existem duas maneiras: contemplação por sorteio e contemplação por lances.

Os sorteios acontecem mensalmente e podem contemplar qualquer consorciado que esteja em dia com os pagamentos. É simples e autoexplicativo.

Já sobre os lances, existem hoje três tipos de lances para um consórcio contemplado: Embutido, livre e fixo.

Embutido

Quando o consorciado não tem a totalidade do dinheiro do lance em mãos e ele pode ofertar o lance utilizando parte do crédito como oferta em uma cota, chamamos isso de lance embutido. Mas, se o mesmo for contemplado, ele terá descontar uma parte da sua carta de crédito contemplada para pagar o montante ofertado na forma de lance embutido, sobrando o crédito descontado o lance embutido ofertado.

Livre

O lance livre não tem limite de valor e pode ser oferecido por qualquer um dos consorciados. Sendo assim, este é a maneira mais simples pois, aquele que oferecer um valor maior, ficará com sua carta contemplada. Os lances livres geralmente são calculados em valor total em Reais ou em %, na maior parte das vezes a apuração é feita com base no percentual sobre a categoria (valor do crédito mais taxa administrativa).

Fixo

Este tipo de lance sempre é representado por uma determinada porcentagem do crédito ou da categoria igual para todos os participantes. Ou seja, no início do consórcio, a administradora fixa um valor para o lance em percentual (20%, 25%,40% )Em caso de empate por parte dos consorciados, há um sorteio para definir quem terá o consórcio contemplado. Todos os consorciados que optarem por esse lance irão concorrer com igualdade de condições.

Resgate do dinheiro

Um caso que não é tão comum, mas pode acontecer, é de algum consorciado conseguir realizar o objetivo que ele queria quando entrou no consórcio por algum outro meio.

Neste caso, ele não irá precisar mais do consórcio nem da carta de crédito. Por isso, ele pode conseguir resgatar todo o dinheiro investido até o momento.

Mas, isso só é possível no fim do grupo de consórcio ou também em alguma oferta de lance de quitação da cota em questão.

Outro caso que pode ocorrer é do consorciado pedir alguma compensação de valor. Por exemplo: ele recebeu uma carta de crédito no valor de R$50 mil. Porém, ele pretende comprar algum veículo que custa R$55 mil.Nesta situação não há problema de completar com este valor. E também há casos do contemplado adquirir um bem mais barato que o valor da carta. Depois o que sobrou pode ser usado em abater o saldo devedor em ordem decrescente.

Por fim, todas as cartas de crédito podem ser utilizadas até o encerramento do grupo e não possuem data de validade.

Exemplos de Cartas de Crédito

As cartas de crédito podem ser usadas em vários casos. Os mais comuns são para a aquisição de bens, quitação de financiamentos, compensação de valores e contratação de serviços.

A grande parte das pessoas utilizam as cartas de crédito para comprar bens. Como exemplo temos os veículos, imóveis ou outro item que pode ser comprado e que tenha interesse de muitas pessoas. Confira uma lista de exemplos de carta de crédito:

Cartas de Crédito para Automóveis 

Cartas de crédito para automóveis são uma das formas mais utilizadas para as pessoas atingirem o sonho do carro próprio. Deve-se registrar se o modelo, ano de fabricação veículo estão em conformidade com as regras permitido pela Administradora

Cartas de crédito para Imóveis:

Para os imóveis, é preciso fazer a escritura e alienação do imóvel no Cartório de Registro para pagamento ao titular do imóvel, sendo que a documentação do imóvel tem que estar regularizada, não podendo ter nenhuma pendência de impostos, como por exemplo IPTU.

Cartas de crédito para Reforma de imóveis:

Nesta modalidade a carta de crédito é direcionada ao pagamento ao titular da cota mediante alienação de um imóvel de sua propriedade.

Tipos de Imóvel:

É possível também comprar imóveis novos ou usados, para fins comerciais e residenciais, além de terrenos ou imóveis rurais.

Esta lista mostra que a utilização de uma carta de crédito pode variar bastante de acordo com a necessidade de cada um. Por isso que a ConsorcioCred disponibiliza consultores especializados que podem dar a melhor orientação sobre as regras de utilização e atualiza sempre todos os consórcios e cartas contempladas que podem ser comercializadas.

Onde encontrar um consórcio contemplado?

Onde encontrar um consórcio contempladoExistem algumas maneiras de encontrar e adquirir um consórcio. Pode ser através de uma administradora, ou através de empresas que vendem cotas em andamento ou já contempladas(saiba mais), como já citado. Uma delas é a ConsorcioCred.

Na ConsorcioCred, encontrar uma cota contemplada é muito fácil. A empresa conta com profissionais que podem te ajudar a escolher o melhor negócio, e assim, orientar como adquirir a tão sonhada carta contemplada com total segurança.

É importante ressaltar que a ConsorcioCred não é uma administradora. Isto porque uma administradora só vende consórcio novos. Como exemplo de administradoras, temos os grandes bancos que atuam no Brasil, onde mais abaixo você saberá mais detalhes.

O que é feito na ConsorcioCred é vender para as pessoas cotas para clientes que não querem esperar a contemplação. Assim, o sonho da casa ou carro próprio fica muito mais próximo, já que não é necessário esperar para ser contemplado como em um consórcio novo.

 

Carta de Crédito de bancos

Os bancos são um do principais administradores de consórcios do Brasil. Por seu grande número de capital e de consorciados, eles conseguem comercializar consórcios de diversos valores e tipos.

Segue abaixo a lista de cada um e também suas particularidades:

Carta de Crédito do Bradesco

O banco Bradesco conta com uma grande variedade de consórcios de veículos e imóveis, e dessa forma e possível adquirir cartas de crédito de valores e prazos que variam de R$ 20.000,00 com valores superiores a R$ 2.000.000,00. O diferencial no Bradesco que não possui um limite para contratação, podendo variar conforme a capacidade de pagamento de cada cliente.

Para transferência da carta de crédito, é feita uma análise do cadastro do interessado, que dura entre um a três dias úteis.

Sobre a comprovação de renda, o mínimo exigido é comprovar 3 vezes o valor da parcela.

Outro fato importante é que se o consorciado não quiser utilizar a carta de carta de crédito no momento após a contemplação, ele pode deixar o crédito aplicado que seguirá rendendo a aplicação de fundo de renda fixa até o faturamento do bem. Segundo o Bradesco, não há um prazo final para a utilização do crédito.

Outra peculiaridade é o que deve ser apresentado no momento do faturamento do imóvel a ser adquirido. Ele deve apresentar alguns documentos necessários para o faturamento.

A escritura devidamente registrada no cartório de imóveis competente, além dos documentos e certidões particulares do vendedor e o IPTU. Se o caso for construção, o que se deve ser mostrado é o projeto já aprovado pelo órgão competente da comarca do imóvel.

Já nos casos de bens móveis, que podem ser um automóvel ou algum tipo de veículo pesado, é necessário respeitar o ano de fabricação do veículo que é autorizado por cada administradora.

Não deve haver nenhum ônus em cima do bem e no caso do bem móvel ser usado, ele deverá ser inspecionado pela administradora do consórcio, que se avalie seu estado de conservação.

Para imóveis, um dos consórcios mais procurados, o valor inicial disponível para a carta de crédito é de R$40 mil até R$ 1.000.000,00, sendo possível a junção de cotas de grupos diferentes para faturamento de um único bem, somando o valor necessário, até valores superiores a R$ 2.000.000,00 (pode-se somar várias cotas para atingir esse valor ).O prazo máximo de parcelas neste caso é de 200 meses.

Carta de Crédito Porto Seguro

O consórcio Porto Seguro se destaca pelo menor valor de taxa administrativa do mercado, qualidade no atendimento comercial, com possibilidade de atendimento presencial diretamente na Administradora, isso é um grande diferencial no mercado, pois a transferência de consórcio é feita na hora mediante presença do titular e Cessionário, o que não ocorre nos Bancos.
Outro diferencial da Porto que vem sendo muito utilizado é a possibilidade de fazer a compra do terreno e a obra com o mesmo crédito, podendo utilizar até 50% do crédito para compra do terreno e o saldo para construção, o que diferencia em muito das demais Administradoras que, via de regra, alienam somente o valor de avaliação do terreno para a construção. Exemplo: O terreno tem uma avaliação de R$ 100.000,00, consigo alienar “apenas” o valor do terreno para fazer a construção. Na Porto, você consegue comprar um crédito de R$ 200.000,00 para comprar um terreno de R$ 100.000,00 para fazer a obra e os outros R$ 100.000,00 podem ser utilizado para fazer a construção, ou comprar um crédito de R$ 300.000,00 e gastar R$ 100.000,00 no terreno e o saldo de R$ 200.000,00 para fazer a construção, o que vem sendo amplamente comercializado com ajuda da Consorciocred, temos realizado o sonho que utilizam nossos créditos já contemplados para construção principalmente com a Porto Seguro consórcio.

Carta de Crédito do Itaú

O Consórcio Itaú é um dos consórcios mais comercializados no Brasil, devido a possibilidade de utilização de até 30% de lance embutido (lance do próprio crédito) e as baixas médias de lance principalmente os grupos em andamento, onde a Consorciocred é extremamente especializada em dar o melhor atendimento pois é REPRESENTANTE AUTORIZADA DO ITAÚ, através do atendimento dos nossos consultores com mais de 15 anos em experiência em consórcio que irão encontrar a melhor solução conforme o perfil de cada cliente e com a análise das informações que possuímos em mãos.

Outra grande vantagem para o consorciado, e poder faturar o bem com apoio da Consorciocred, que irá orientar em todos os procedimentos de faturamento dando agilidade em todo o processo.

O consórcio Itaú permite faturamento de veículos e caminhões até 08 anos de fabricação, o que é um grande diferencial quando comparado a outras Administradoras que permitem no máximo até 03 anos de fabricação.

O número de consorciados no Itaú ultrapassa a marca dos 350 mil. É algo bastante expressivo contando que o Itaú consórcios conta com três modalidades, veículos, imóveis e veículos pesados. Isso mostra como o consórcio pode contribuir com a realização do sonho das pessoas com economia de juros quando comparado aos financiamentos.
A ConsorcioCred vende consórcios em andamento da Porto Seguro e do Itaú. Isso mostra o quão qualificada e séria é a empresa. Por isso cada vez mais pessoas optam por comprar cartas de crédito contempladas ou consórcio em andamento com eles, pois estão extremamente preparados em fornecer o melhor atendimento e fornecer a melhor orientação para realização do sonho que a aquisição do consórcio irá proporcionar.

Conclusão

Conclui-se então que a carta de crédito é uma das melhores maneiras de se conseguir realizar seu sonho, seja na compra do seu imóvel ou veículo.

As complicações na economia dificultam muito esses sonhos e infelizmente hoje em dia não é fácil conseguir ter uma casa própria ou um carro novo na garagem.

Ter uma carta de crédito contemplada é sem dúvida o grande desejo de todos que sonham em um dia, ter um negócio desses. Por isso, muitas pessoas se perguntam se podem conseguir comprar algum consórcio em andamento ou um carta de crédito já contemplada.

E sim, isso é possível. É muito comum na verdade. Existem pessoas interessadas em comercializar suas cotas por motivos diversos. São nesses casos que eles vendem seus consórcios para empresas que os revendem para outras pessoas, que no caso é você.

Por isso que a ConsorcioCred oferece vários consórcios contemplados ou em andamentos para ajudar você a ter aquela carta de crédito tão sonhada.

Sem dúvidas, hoje não há melhor opção no mercado. Com muita credibilidade, a ConsorcioCred oferece desde consórcio de imóveis, carros, caminhões até qualquer outro consórcio de serviço disponível.

Acesse agora o site da ConsorcioCred e veja todas as ofertas disponíveis, junto com os depoimentos dos clientes que já realizaram seu sonhos. Dê o primeiro passo para mudar sua vida hoje mesmo!

Share this: