Se você está vendendo o seu veículo ou casa e apareceu um comprador com uma carta contemplada de um consórcio, mas você está com receio de se é seguro ou não fazer a venda para esse cliente que vai pagar com uma carta de crédito, você está no artigo correto. Leia até o fim para entender tudo de como funciona para vender para um consorciado contemplado.

A melhor coisa quando você vai vender sua casa ou seu carro é quando a pessoa que vai comprar chega com dinheiro vivo na mão para te pagar. Mas, no mercado atual, é muito comum que vários compradores do mercado estejam ou com um financiamento aprovado ou com uma carta de crédito de consórcio aprovada.

O que precisa para vender um carro para um comprador com consórcio?

Aqui vamos falar especificamente da venda desse bem para você que está vendendo e o cliente comprador pretende realizar a compra com uma carta de crédito de consórcio. O ponto número um nesse caso é que qualquer instituição financeira, seja baco ou seja administradora de consórcio, antes de fazer o pagamento essa empresa vai alienar o bem e vai incluir um gravame no documento do veículo.

Procedimentos para o vendedor

Para fazer isso, essa administradora de consórcio ela precisa de uma anuência do consorciado ou do vendedor do veículo. Então na maioria das administradoras de consórcio, o vendedor do veículo tem que assinar o recibo do veículo e o DUT, no atual cenário, a ATPV, que é autorização de transferência de propriedade do veículo. Esse é um documento que você emite no site do DETRAN no qual você informa quem é o comprador do veículo. Dessa forma é emitido um documento em branco onde você vendedor e o consorciado que é o comprador vão assinar.

Tem administradoras que vão exigir esse documento assinado com firma reconhecida tanto por quem vende quanto por quem está comprando. Mediante a prova esse documento, quando você está vendendo, existem administradoras que quando ainda exige o documento já em nome do consorciado para fazer o pagamento.

É seguro realizar essa venda?

Se você tem um documento da própria Administradora de consórcio, que é um documento chamado autorização de faturamento, fique tranquilo.

Através desse documento a administradora está informando que você pode assinar o contrato de transferência e reconhecer em firma, e alem disso permitir que o consorciado transfira para o nome dele, pois com essa documento a Administradora da cota está garantindo que irá te pagar. Logo, você pode dar sequência na venda tranquilamente para aquele cliente.

Você pode ligar para a Administraora para confirmar a informação antes de assinar. A administradora vai dizer que você pode assinar o documento de transferência, pode permitir que o consorciado transfira para o nome dele o veículo pois, afinal, você será pago. Se você tiver dúvidas, ligue na administradora e diga: olha estou aqui com a autorização de faturamento, só quero confirmar se é verdadeiro, se procede isso aqui.

Posso fazer, é seguro? vou receber? Sim, pode assinar o DUT, permitir a transferência do veículo que é sim seguro. Agora, sinceramente, é um pouco chato e burocrático. Hoje, para vocês terem uma ideia ja tem administradoras de consórcio que nem precisa mais assinar o documento de transferência do bem, ela paga o veículo para o comprador simplesmente com a apresentação ou do DUT em branco ou da ATPV emitida também em branco, sem assinatura e sem reconhecimento de firma.

Se você tem autorização de faturamento, a administradora vai pagar. Mas, sinceramente, é algo muito arcaico, muito antigo e que precisa ser atualizado com alguma urgência. Você ter que transferir o bem para o nome do consorciado para só depois receber o pagamento é ruim. Agora, se você precisa vender, encontrou esse cliente e ele tem esse tipo de consórcio, você conferiu se é seguro atender essa exigência, ok. Você vai esperar uns dias a mais para recebimento mas você vai receber.

Qual o processo que o comprador faz?

Ele vai até você, olha o seu carro, vocês combinam um preço e fecham. A partir desse momento ele vai ter que indicar o carro para a administradora. A administradora vai verificar a procedência do veículo. Existem algumas empresas que fazem isso só consultando pelo RENAVAN, enquanto existem outras que pedem a vistoria presencial. Essa vistoria é mais comum em motos de alta cilindrada, caminhões e ônibus.

Passado o carro com aprovação de forma automática, digital, onde você mandou a foto documento, o veículo foi consultado e aprovado, ou, teve que agendar vistoria, o vistoriador veio, vistoriou o veículo, emitiu o laudo e aí foi aprovado. Beleza, o passo número dois é a fase de mandar o documento para a inclusão do gravame. Uma vez que o veículo já está aprovado, vai ter administradoras que só mostrando o DUT ou a ATP-V em branco já vão mandar o veículo para esse processo de pagamento. Enquanto isso tem administradoras, a maioria delas inclusive, que vão pedir o documento de transferência assinado pelo comprador e pelo vendedor.

O vendedor não vai ter que entregar o original para o comprador consorciado, ele apenas vai assinar e vai bater uma foto, scanear e mandar para a administradora, que irá pedir uma cópia autenticada.

Chega uma cópia autenticada e envia essa cópia, a original fica com o vendedor do veículo, e acabou aí.

Existem administradoras que vão exigir verificar se o comprador consorciado dela assinou e reconheceu firma e que o vendedor assinou e também reconheceu em firma. Isso vai fazer com que ela coloque o gravame no veículo que ela vai alienar. No que ela alienou, ela tomou aquele bem como garantia, então será programado o pagamento.

Procedimento pós-pagamento

Pronto, carro pago, você vai entregar o veículo ao comprador consorciado e vai entregar o documento do carro com documento de transferência para ele finalizar. Se não finalizar em 30 dias vai tomar uma multa.

Quando a transferência for concluída o novo documento vai sair no nome do consorciado, alienado a administradora de consórcio. Isto é, o veículo ficará alienado até o momento que ele quite a dívida com a administradora.

Se você desconfiar e tiver dúvida, basta buscar o grupo e cota do consorciado para ter essa informação direta com a Administradora para fazer essa venda com total segurança.

Como funciona a Consorciocred?

Hoje a ConsorcioCred é especialista no seguimento de consórcio em todo o Brasil, atuando nas diferentes áreas que o produto proporciona. Somos especialistas na venda tanto de consórcios novos como de consórcios já contemplados, sempre oferecendo a melhor solução para você.

Se a sua vontade for adqurir uma cota já contemplada para comprar o seu bem tão desejado sem ter que esperar ser sorteado ou ter que dar lance, nós temos a solução para você. Realizando a venda de cotas já contempladas a mais de 20 anos, a Consorciocred hoje é a melhor empresa avaliada do Google Meu Negócio, com nenhuma critica no Reclame Aqui.